Topo

Abdominais hipopressivos, o exercício da moda para reduzir a cintura

Exercícios hipopressivos trabalham com a musculatura profunda - Reprodução/BBC
Exercícios hipopressivos trabalham com a musculatura profunda Imagem: Reprodução/BBC

16/02/2016 11h05

Modelos e celebridades têm popularizado os chamados abdominais hipopressivos, um tipo de exercício de contração do abdômen baseado na pressão e tensão que, até certo ponto, pode substituir os exercícios abdominais tradicionais.

Juan Francisco Marco, professor do centro de ciência esportiva Alto Rendimento, na Espanha, afirma que a chave para o sucesso com esses exercícios é saber qual é o objetivo.

A técnica é usada por algumas mulheres depois de dar à luz, mas as vantagens deste tipo de abdominal não são exclusivas para as modelos e nem apenas para as mulheres que acabaram de ter um filho. O exercício pode beneficiar a maioria das pessoas.

"A teoria do exercício hipopressivo é que é um treinamento baseado principalmente na contração isométrica da musculatura profunda abdominal, em que há tensão muscular mas não há movimento", disse o preparador físico espanhol.

"O que se consegue é a redução da cintura e a tonificação do abdômen profundo."

Postura
Marco destaca que o fato de manter o abdômen bem contraído já pode ser considerado como um exercício hipopressivo, já que simplesmente o objetivo é ativar a musculatura profunda abdominal e abrir a caixa toráxica.

"Depende muito da respiração e uma de suas características principais é a apneia (prender a respiração)."

Com os exercícios hipopressivos é possível controlar a respiração e contrair o abdome em posturas parecidas com as da ioga - Reprodução/BBC - Reprodução/BBC
Com os exercícios hipopressivos é possível controlar a respiração e contrair o abdome em posturas parecidas com as da ioga
Imagem: Reprodução/BBC

Por ser um exercício baseado nas posturas é muito importante ter consciência de como se consegue a ativação dos músculos, com orientação para cada uma das posturas do corpo.

"Se é feito sem orientação e de forma descontrolada pode chegar a provocar outras patologias de origem mecânica", disse o professor.

Os abdominais hipopressivos não são recomendados para mulheres grávidas nem para as pessoas com pressão arterial elevada já que, ao prender a respiração, a pressão sanguínea aumenta.

Mas os benefícios deste exercício são muito recomendados para o período pós-parto, já que, depois de dar à luz, as mulheres sofrem com a fragilização da musculatura profunda do abdômen.

"Trabalhando esta parte do corpo, consegue-se reafirmar tudo o que é o cinturão pélvico, ativando também a musculatura lateral, os oblíquos, a zona lombar", acrescentou Marco. Também diminui o contorno da cintura e aumenta a musculatura."

Tensão e pressão

A postura da prancha é um dos exercícios em que se consegue uma maior contração isométrica da musculatura profunda abdominal - Reprodução/BBC - Reprodução/BBC
A postura da prancha é um dos exercícios em que se consegue uma maior contração isométrica da musculatura profunda abdominal
Imagem: Reprodução/BBC

A recomendação é de que os abdominais hipopressivos sejam feitos em uma rotina de entre 20 e 30 minutos ou como complemento de outra sessão, já que não estão dirigidos à perda de peso, mas sim ao efeito muscular.

Há uma grande variedade de posições e posturas. Mas Marco alerta que é importante não praticar todas elas desde o começo: a pessoa precisa evoluir à medida que aumenta o preparo físico.

Entre as posturas mais básicas desse tipo de exercício estão:

Alongamento: "É feito de pé. É preciso manter o abdome bem apertado, bem ativado, com os braços esticados para cima."

Coaptação: "Pode ser traduzida como a queda das articulações pela ação da gravidade. Você inclina o tronco para frente, deixa os ombros caírem para baixo e, nesta posição, mantenha o abdome contraído."

Quadrupedia: "É a posição que se conhece como ficar de quatro, e que também precisa manter o abdome contraído."

Também há outras posições simples como a que a pessoa fica sentada com as pernas dobradas ou outras mais complicadas, como a que é conhecida como prancha.

Os abdominais hipopressivos podem ser uma complementação ideal para os tradicionais - Reprodução/BBC - Reprodução/BBC
Os abdominais hipopressivos podem ser uma complementação ideal para os tradicionais
Imagem: Reprodução/BBC

Este exercício abdominal hipopressivo surgiu na década de 1980 como uma alternativa aos abdominais tradicionais, que muitos achavam que resultavam em um abdômen volumoso. Hoje o recomendado é que os dois tipos de exercício se complementem.

Enquanto que com um tipo a pessoa ganha massa muscular e facilita a aparição do "tanquinho", o outro tonifica e reduz o contorno da cintura.

E além dos exercícios, a pessoa também precisa cuidar da dieta para evitar a acumulação de gordura na região abdominal.