Topo

Cinco coisas que não se deve dizer para quem tem acne

As causas da acne ainda são desconhecidas, mas há muitas especulações sobre - Thinkstock Images
As causas da acne ainda são desconhecidas, mas há muitas especulações sobre Imagem: Thinkstock Images

25/04/2016 14h25

A adolescência já é complicada, mas pode ser ainda mais quando você tem acne. "É a primeira coisa que as pessoas notam quando veem você", disse à BBC Newsbeat Josh, um jovem que teve acne e a quem chamavam de "cara de pizza" na escola. "Torna-se algo que define você. 'Oh, olhe, é Josh, o espinhento!', me diziam. Fiquei muito introvertido."

Muitas vezes, os comentários inadequados de outros dificultam a experiência daqueles que sofrem desta doença de pele, que enche a cara e torso de espinhas e cravos.

Acne ocorre quando os poros da pele ficam obstruídos por gordura e células mortas, ficando colonizados por bactérias que geram inflamação. Dependendo da gravidade, a acne pode deixar cicatrizes na pele.

Como explica a médica Anjali Mantle, da British Skin Foundation (Fundação Britânica da Pele, em tradução em português), alguns dos comentários mais comuns são baseadas em conceitos equivocados. Estas são, de acordo com a especialista, algumas das coisas que você nunca deve dizer para quem sofre de acne:

1. "Por que você não lava o rosto?"
"Acne não tem nada a ver com a higiene pessoal ou quantas vezes você lava o rosto", disse Mahto. "Não somos ensinados [na escola] o que causa a acne. Por isso, as pessoas sempre me diziam: 'obviamente, você não lava o rosto'", disse Katy, outra jovem que também tinha a doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Artrite e Doenças Osteomusculares e de Pele (NIAMS, em sua sigla em Inglês), a causa exata da acne é desconhecida, mas os médicos acreditam que estes sejam os possíveis gatilhos:
- O aumento hormonal durante a adolescência
- As mudanças hormonais durante a gravidez
- Iniciar ou parar de tomar pílulas anticoncepcionais
- Hereditariedade
- Certos medicamentos
- Maquiagem oleosa

Quando tinha acne, Josh ouvia que não deveria fazer a barba para evitar as espinhas - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Quando tinha acne, Josh ouvia que não deveria fazer a barba para evitar as espinhas
Imagem: Arquivo Pessoal

2. "Beba mais água e deixe a comida gordurosa e o chocolate"
"Minha mãe me disse para parar de beber refrigerante, mas eu lhe disse que tinha deixado e ainda tinha espinhas, por isso prefiro continuar a tomar", disse Katy. "Como se fosse fácil de se livrar das espinhas, como se eu não tentasse", queixou-se Jordan. 

Mas, na realidade, há pouca evidência científica que liga dieta com a acne. "É um tópico controverso. Parecem haver algumas evidências de que dietas ricas em produtos lácteos e açúcares processados poderiam agravar a acne", disse Mahto. "Mas, na realidade, o que nós discutimos é que a comida não causa nenhum efeito sobre a acne adolescente."

"Existem muitos mitos sobre as causas da acne. Chocolate e alimentos gordurosos não causam acne para a maioria das pessoas", diz especialistas NIAMS.

3. "Pare de usar maquiagem"
"As pessoas pensam que você quer cobrir [as espinhas] por uma questão de vaidade, mas não percebem que você as cobre porque elas te fazem sentir mal consigo mesma", disse Katy. "Não éramos autorizados a usar maquiagem na escola, então eu tive que me cobrir com cabelo", disse a menina.

Para Anjali Mantle, tudo depende de como se sente cada pessoa e do tipo de maquiagem que você usa. "Eu digo aos meus pacientes que, se eles têm vergonha de sua pele, é importante poder cobri-la. Dizer-lhe que eles não podem não ajuda", disse o médica, que também tinha acne. "A chave é encontrar a maquiagem certa. Existem certos tipos de maquiagem que provavelmente agravam o problema". 

De acordo com Mahto, o ideal é um "não-comedogênico [anti-acne] que não bloqueie os poros e possa ser adequadamente removido no fim do dia".

 

As pessoas acreditavam que Katy usava maquiagem para esconder as espinhas - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
As pessoas acreditavam que Katy usava maquiagem para esconder as espinhas
Imagem: Arquivo Pessoal

Katy mostra como sua pele fica quando não usa maquiagem - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Katy mostra como sua pele fica quando não usa maquiagem
Imagem: Arquivo Pessoal


4. "Por que você não espreme as espinhas?"
Espremer, beliscar espinhas ou esfregar muito a pele pode piorar a acne, alertam especialistas do NIAMS. O instituto americano também aconselha os que sofrem da doença a "tentar não tocar sua pele e barbear-se com cuidado."

"É muito ruim a ideia espremer as espinhas", disse Mahto. "Não só porque há um risco de cicatrizes, mas porque você pode causar inflamação profunda dentro da pele e acabar com grandes marcas de varíola". A melhor maneira de evitar cicatrizes é começar o tratamento precoce, dizem os especialistas.

Espremer espinhas pode causar inflamações que deixam cicatrizes na pele - Thinkstock Images - Thinkstock Images
Espremer espinhas pode causar inflamações que deixam cicatrizes na pele
Imagem: Thinkstock Images

5. Não dê conselhos demais
"Se você não entende o porquê de eu ter acne, por que você continua a falar sobre a minha pele? Ela não afeta você. Não é algo que você precisa para comentar. Ponto final", diz Katy.

De acordo Mahto, "há muito pouco que se pode dizer" àqueles que sofrem de acne."Muitas vezes, aqueles que têm espinhas, mesmo quando a pele fica melhor, quando olham no espelho veem apenas as espinhas".

"Você sabe que tem um grande espinha em seu rosto, não precisa de ninguém para te lembrar disso. Os comentários impróprios causam mais isolamento social porque não você não quer que ninguém te olhe e comente", acrescenta a médica. Mas, de acordo com Mahto, as pessoas não precisam sofrer em silêncio: "Há muito bons tratamentos. E é importante abordar o impacto psicológico, porque é uma questão que deve ser abordada".