Blogueiras de beleza testam cosméticos, não têm medo de opinar, se divertem e ainda ganham com isso

SHÂMIA SALEM

Colaboração para o UOL

Com o expertise de quem testa os produtos na própria pele e tem coragem de contar, inclusive, o que deu errado, as blogueiras de beleza estão atraindo cada vez mais leitores. “Uma marca tradicional de esmalte fez minhas unhas quebrarem e quando postei isso no blog mais cinco pessoas contaram que tiveram o mesmo problema”, conta Luciane Zardo, a Loo do "Vende na Farmácia?". Ela acredita que, por causa desse tipo de informação, foi banida do Google Adsense por "trazer riscos aos anunciantes". “Mas como o blog não é minha fonte de renda, continuei com os meus posts”, completa ela, que soma mais de 2 milhões de acessos no diário virtual criado em 2008.

  • Divulgação/Acervo Pessoal

    Viviane Oliveira, uma das autoras do Trendy Twins, que testa produtos em nome do "consumismo investigativo"

O grande número de leitores desses blogs também tem atraído a atenção de especialistas, como maquiadores e empresários, dispostos a contribuir gratuitamente com explicações sobre cosméticos e formas de aplicação. De olho nesse movimento ainda estão os fabricantes, que já estão convidando as blogueiras para os lançamentos de produtos. “Ano passado, para entrar em uma feira para profissionais de beleza, precisei pedir ajuda para uma amiga jornalista. Já este ano, fui convidada para vários eventos exclusivos para blogueiros”, diz Juliana Eliezer, a Joo do "Vende na Farmácia?".

Uma ameaça para as revistas femininas? Ana Farias, do blog "Trendy Twins", garante que não. “Blog e revistas são veículos muito diferentes e um não exclui o outro. A revista se aprofunda nos assuntos, tem produções elaboradas, grandes profissionais envolvidos e um resultado final primoroso. Já o blog tem a seu favor a dinâmica.”

As blogueiras não dizem quanto lucram com espaços publicitários, banners e anúncios em seus diários virtuais, mas confessam que ganham muitos produtos, e isso já compensa bastante. “O dinheiro só vem com o tempo e depois de muita dedicação”, diz Priscila Von Mühlen, do blog "Shampoo de Laranja".

Para conhecer um pouco mais sobre os blogs de beleza, conversamos com as criadoras de alguns dos mais bacanas.

Dia de Beauté

Blogueira: Victoria Ceridono

  • Divulgação/Acervo Pessoal

    A blogueira e jornalista Victoria Ceridono, autora do badalado Dia de Beauté

Mesmo escrevendo para um site (o Chic, de Gloria Kalil) e colaborando com uma revista (a "Vogue"), a jornalista Victoria, 24 anos, ainda sentia falta de falar sobre beleza com uma linguagem mais pessoal. Dessa necessidade nasceu, em outubro de 2007, o "Dia de Beauté", que desde então soma 10 milhões de acessos – uma média de 30 mil por dia. Ideias para alimentar o diário virtual não faltam. “Sempre amei ler e pesquisar sobre beleza, além de realmente ‘viver’ isso no meu trabalho, hoje nas revistas "Vogue" e "RG Vogue". Sem contar que também adoro comprar e me maquiar. Então, as inspirações vêm naturalmente, aliás, tenho uma lista enorme de assuntos para falar e pouco tempo para executar”, brinca ela, que não sabe dizer exatamente quantas horas se dedica ao blog. “É uma conta difícil porque basicamente penso nele o dia todo. Demoro de 30 minutos até 5 horas para fazer um post, dependendo do que é. Mas, aí, tem os comentários para ler, e-mails para responder... É meio que o dia todo nisso, em doses homeopáticas”, diz Victoria, que está começando a fazer experiências com anúncios. “Ainda não posso dizer nem de longe que o blog me sustenta, mas vamos ver”.

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    Joo e Loo, do Vende na Farmácia?

Vende na farmácia?

Blogueiras: Juliana Eliezer, codinome Joo, e Luciane Zardo, a Loo.

Com a proposta ‘O que fazer quando você não vai viajar e a sua alternativa é a farmácia ali na esquina?’, o blog é focado na experimentação. “A gente testa tudo, de produtos que ganhamos das empresas até os baratinhos e bons que descobrimos nas perfumarias, drogarias e supermercados”, conta Joo, 31 anos, estudante de Letras, de São Paulo.

“Além do nosso ponto de vista, publicamos dicas rápidas de maquiagem dadas por uma profissional e resenhas das leitoras. Essa, aliás, é uma das partes mais legais do blog porque começou espontaneamente e acabou virando um ótimo banco de opiniões enviadas por gente de todo o Brasil”, completa Loo, 29 anos, analista de suporte, também da capital paulista.

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    A blogueira Anne Rech, autora do Anne Make Up

Anne Make Up
Blogueira: Anne Rech

Há três anos na blogosfera, Anne, 30 anos, decidiu fazer um diário online para aliviar a pressão do dia a dia como psicóloga. Gostou tanto que acabou mudando de profissão. “Hoje, produzo conteúdo para uma agência de publicidade e o blog, que continua na ativa, virou case e me ajudou a entrar no mercado da comunicação”, conta ela que, graças ao "Anne Make Up", foi convidada a conhecer uma fábrica nacional de cosméticos, a Central Globo de Produção (Projac) e a figurinista da novela Ti-ti-ti, da rede Globo, que conta com uma blogueira como personagem. O blog, que totaliza mais de 600 mil visitas e 800 mil pageviews, não é pautado apenas pelo gosto pessoal de Anne, mas também por conversas que ela tem com amigas, e-mails que troca com suas leitoras, situações que vê na rua e revistas de beleza. E ela afirma: “Blogar exige organização e rotina para acompanhar o ritmo da internet, senão você fica ultrapassada. Por isso, os meus dias, sobretudo os fins de semana, acabam sendo dedicados ao blog.”

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    Priscila Von Mühlen, autora do Shampoo de Laranja

Shampoo de Laranja
Blogueira: Priscila Von Mühlen

Inspirada pela mãe, que é cabeleireira, e pelas manias de mudar a cor do cabelo e testar novos produtos, é que Priscila, 27 anos, resolveu colocar as suas impressões no blog há dois anos. Tal dedicação consome cerca de três horas por dia e rendem 12 mil acessos diários, sendo que já teve picos de 24 mil.

“Acho que as pessoas se interessam porque dou dicas que elas conseguem fazer sozinhas e que podem ser adaptadas para todo tipo de cabelo e de bolso. Elas também gostam das fotos de testes que eu faço na minha própria pele e publico sem usar Photoshop”, garante a auxiliar comercial, de Porto Alegre (RS), que graças ao "Shampoo de Laranja" viajou de avião pela primeira vez a convite da rede Globo para conhecer o Projac.

  • Divulgação/Acervo Pessoal

    Ana Farias, um das autoras do Trendy Twins

Trendy Twins
Blogueiras: Viviane de Oliveira, que assina como gêmea boa, e Ana Farias, a gêmea má

Com o slogan ‘Consumismo investigativo’ e a brincadeira de serem as gêmeas (daí o nome twins) boa e má, o blog está próximo de completar três anos de vida. Atualmente, soma 9 mil acessos por dia, com picos de 13 mil, tem uma coluna quinzenal escrita pela empresária Cristiana Arcangeli e consome cerca de 12 horas diárias de suas autoras. “Temos espaços publicitários, que é de onde obtemos renda e a possibilidade de poder nos dedicar tanto ao Trendy Twins”, conta a publicitária Viviane, 34 anos, de Jundiaí (SP). Com elas, quase tudo vira post: “Nos inspiramos nos nossos desejos e experiências pessoais, mas também contamos com a interação das leitoras, as informações divulgadas por fabricantes e as notícias que pegamos na internet”, fala Ana, 37 anos, de Niterói (RJ), que é formada em Letras e está fazendo doutorado em tradução.

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