Topo

Quer mudar o corte do cabelo? Especialista explica com fazer isso com estilo

Opções de cortes de cabelo para o Hora H; Justin Bieber, Zac Efron e Fiuk - Montagem UOL
Opções de cortes de cabelo para o Hora H; Justin Bieber, Zac Efron e Fiuk Imagem: Montagem UOL

RICARDO OLIVEROS

Colunista do UOL

14/11/2011 07h00

Reparou como várias celebridades mudaram o visual ultimamente? Justin Bieber, Zac Efron, Robert Pattinson, Fiuk, Di Ferrero, Orlando Bloom, Bruno Gagliasso, entre outros, mudaram seus cortes de cabelos há pouco tempo e representam, cada qual a seu modo, as tendências atuais de cortes masculinos. Cabelos para o alto, topetes armados, cortes assimétricos e penteados com jeito retrô são as maiores referências para quem quer mudar o visual.

Se você está cansado do seu, aproveite. Hora H conversou com Ricardo dos Anjos, “beauty artist” (profissional que cuida do cabelo e beleza em editoriais e desfiles), para descobrir como acertar no corte de cabelo.

Ricardo é cabeleireiro há 23 anos. Ele trabalha com publicidade, moda e desfiles. Em 2003 assinou seu primeiro desfile na SPFW; a partir daí, assinou a beleza para marcas como Ellus 2nd Floor, Toten, TNG, Têca, Patachou, British Colony, entre outras. Também assinou editoriais para revistas como "MAG!", "Vogue", "Elle", "Marie Claire" e "Criativa". Em 2010 foi diretor de beleza do Minas Trend Preview e se tornou conhecido fora dos bastidores como jurado do “Por um Fio”, programa apresentado por Juliana Paes que testa o talento de 12 cabeleireiros do país. Ele é diretor e curador da Capa Escola de Beleza. Com todo este currículo, é bom prestar atenção para as dicas do profissional.

Dos cortes dos famosos, veja qual é o melhor para você
Veja Álbum de fotos

TENDÊNCIAS

“Os homens estão ficando cada vez mais ousados em relação ao cabelo. Vale a pena se inspirar nos cortes das celebridades, mas preste atenção ao seu tipo de cabelo. Se for próximo ao do corte que gostou, corte”, diz Ricardo. Na hora de se inspirar em um famoso, cuidado: há cabelos que ficam bonitos nas fotos, mas precisam de produtos extras para chegar ao resultado. “O importante na escolha do corte, além de bom senso, é saber se realmente terá a paciência de usar finalizadores para ajeitar o penteado. Se não, esqueça cortes muito rebuscados, pois só ficam bonitos com ajuda de alguns produtos para compor o look”, complementa Ricardo.

De acordo com ele, o ideal é primeiro conversar com o profissional que irá realizar o corte e, juntos, encontrarem uma solução adequada ao tipo de rosto e ao nível de praticidade que deseja. “Pergunte tudo para seu cabelereiro para não correr o risco de lavar os cabelos e vê-los totalmente diferentes de quando saiu do salão", diz Ricardo. "Afinal, cortes elaborados, desconectados e desfiados precisam de mais cuidados."

O profissional enumera os melhores cortes para cada tipo de rosto:

1. Triangular
Possui uma fronte mais estreita e um maxilar grande. Na lateral da cabeça pode-se deixar o cabelo um pouco mais desfiado, porque volume na lateral salienta a testa que já é larga.

O melhor corte é feitocom fios mais compridos (com a possibilidade de mechas longas caindo sobre a face), volumosos, desconectados nas laterais e que cubram ligeiramente as orelhas.

2. Redondo
A característica principal desse tipo de rosto é não possuir ângulos definidos e com tendência a ser mais largo na linha das maçãs-do-rosto e, com “cantos” mais suaves ao longo do maxilar e da fronte.

Esse formato necessita ser alongado e o recurso é tirar volume das laterais. Na parte superior desfia-se o cabelo para dar a impressão de um rosto um pouco mais quadrado.

O corte ideal é aquele quadrado, inclusive na nuca e na franja bem curta, com costeletas médias, que afinam as laterais sem ganhar volume, assim como o desestruturado, com linhas triangulares nas laterais do rosto.

3. Oval
São caracterizados por serem mais largos na região das maçãs-do-rosto, do que na fronte ou no maxilar. É levemente mais largo na linha das maçãs e, à medida que avança em direção ao queixo, estreita-se. Esse formato permite certos desleixos e um uma variedade maior de penteados devido à harmonia existente entre os traços.

Como este é o rosto mais harmônico de todos, combina com qualquer corte, do comprido e desfiado ao comportado e prático, rente à cabeça.

4. Retangular ou quadrado
Possui uma fronte larga e um maxilar amplo. Pede cortes mais irregulares como, por exemplo, aquele que tira um pouco do comprimento e o deixa mais desfiado.

O corte pra você é: o assimétrico, ou seja, com os fios em diferentes comprimentos, repicados e com pontas irregulares, que afirmam os traços do rosto e quebram a seriedade do quadrado.