Topo

Conheça dez tratamentos que são rápidos e eficazes para combater os inimigos do biquíni

Se você deixou para a última hora, saiba que ainda dá tempo de reduzir medidas para fazer as pazes com o biquíni de lacinho - Thinkstock
Se você deixou para a última hora, saiba que ainda dá tempo de reduzir medidas para fazer as pazes com o biquíni de lacinho Imagem: Thinkstock

ISABELA LEAL

Colaboração para o UOL

12/12/2011 07h00

Faltam apenas dez dias para a chegada oficial do verão, mas a temperatura já começou a subir e, daqui a pouco, o traje mais usado será o biquíni. Sim, para muitas de nós, chegou aquele momento crucial que denuncia todos os deslizes cometidos ao longo do ano e, assim, nos deparamos com a dura realidade de que é preciso emagrecer, tonificar e dar um jeito na celulite com a máxima urgência.

Para ajudá-la nessa tarefa de última hora, UOL Estilo selecionou dez tratamentos de ponta, com resultados em no máximo cinco sessões, que podem ser grandes aliados contra a gordura localizada, celulite, flacidez e estrias – problemas aterrorizantes quando é preciso encarar a praia ou a piscina. Identifique o método mais adequado a sua necessidade e se informe, na cidade onde mora, sobre alguma clínica ou espaço de estética que ofereça o procedimento – muitas vezes o nome do tratamento é o nome do aparelho que é utilizado pela clínica, mas é possível também perguntar pela técnica como, por exemplo, radiofrequência, drenagem, laser, vácuo, massagem mecânica, compressão etc. A seguir conheça todos os detalhes e promessas dos procedimentos para poder investir sem erro.

1) DRENAGEM LIPOSSÔNICA ATIVA

Objetivo: Reduzir no mínimo 8 cm de barriga em uma única aplicação e sem dor. É tão eficaz que a clínica tem a proposta de que se a cliente não perder, não paga. Esses 8 cm equivalem à soma da perda de três regiões do abdômen: abaixo do busto, cintura e acima do quadril (pneuzinhos). Mas também pode ser feito nos braços ou nas coxas (sem redução mínima de perda garantida).
Mecanismo de ação: O tratamento consiste em uma massagem feita com a própria ponteira do aparelho de ultrassom, que desliza pela região tratada de forma suave, sem movimentos bruscos ou pressão forte localizada. A massagem não dói e a sensação física é relaxante. Antes de tudo, se aplica um gel manipulado à base de ácido hialurônico e aloe vera, em seguida é feita a massagem com o ultrassom, que ao deslizar na área tratada drena a gordura. As moléculas de gordura são quebradas e convertidas em ácido graxo e glicerol, nesse processo a gordura é drenada para o sistema linfático, o que também elimina o excesso de líquidos e toxinas do organismo.
Número de sessões indicadas: Pode ser feito apenas uma vez e já garante resultados de perda de medidas satisfatórios. O objetivo é estimular a perda de peso. Em alguns casos – geralmente aqueles em que há a necessidade de perder mais de 25 cm – durante a avaliação dos fisioterapeutas é aconselhável fazer mais uma aplicação após quinze dias.
Do que depende a duração dos resultados: Vai depender unicamente do organismo e hábitos da paciente. É recomendado que durante as primeiras 48h não se consuma carboidratos nem álcool, para potencializar os resultados, pois mesmo após a sessão, ainda pode haver perdas, que são eliminadas pelo sistema excretor. A ordem é não sobrecarregar o metabolismo. Por isso é melhor evitar os exageros. Se a paciente comer fast food com freqüência, exagerar no churrasco e não poupar os doces, os benefícios vão embora. Manter a disciplina na rotina é o segredo.
Palavra de especialista: “Esse tratamento é muito prático e eficaz, por apresentar resultados imediatos, o que significa economia de tempo e dinheiro. Ele também tem a grande vantagem de não doer, além de assegurar um excelente resultado, praticamente sem contra-indicações. Prova disso é que pacientes de mais de 80 anos já fizeram a aplicação, sem apresentar nenhum desconforto”, explica o fisioterapeuta Dino A. Volpa, da Clínica Stesis Centro do Bem-estar, Plástica e Estética, de São Paulo.

2) FREEZE

Objetivo: Melhorar a elasticidade e a textura da pele, deixando-a mais firme por ter um resultado tensor imediato. Trabalhar o contorno corporal, já que reduz gorduras localizadas e ameniza a celulite, além de prevenir o aparecimento de novos furinhos.
Mecanismo de ação: O aparelho combina pulsos magnéticos com radiofrequência multipolar, uma técnica avançada que possibilita resultados duradouros e superiores aos de outros aparelhos de radiofrequência, pois promove um aquecimento rápido e homogêneo do tecido cutâneo. O método é indolor e confortável, sem precisar de recuperação em casa. O aquecimento (leve e suportável) provocado pela radiofrequência, associado aos pulsos magnéticos, tem a função de aumentar a síntese de colágeno e elastina, o que deixa a pele mais firme e jovem. Outro efeito desse aparelho é promover a redução significativa no volume das células de gordura, remodelando o contorno corporal e melhorando a celulite.
Número de sessões indicadas: A cada sessão (que é feita uma vez por semana), a paciente perde um centímetro por área trabalhada. Mas isso vai depender da idade, uma mulher que tem entre 30 e 40 anos, terá um resultado excelente e rápido, pois ainda tem bastante colágeno e elastina e um metabolismo mais ativo. A partir dos 40 anos, o efeito do tratamento ainda é bom, porém mais demorado. De maneira geral, os resultados aparecem efetivamente a partir da segunda sessão. Ao terminar o tratamento, é indicado fazer a manutenção uma vez ao mês.
Do que depende a duração dos resultados: Os resultados são progressivos a cada sessão e visíveis a partir da segunda. É difícil mensurar o resultado, porque depende da idade e da área que está sendo tratada. Em geral o efeito dura de 6 a 12 meses, sendo necessária uma sessão mensal para manter o resultado conquistado.
Palavra de especialista: “Os pulsos magnéticos e a radiofrequência multipolar se complementam e esse conjunto de efeitos trata a causa dos problemas refletindo em uma melhora estética visível. Os resultados são efetivos em curto e longo prazo”, diz a médica Marinez Peracchi, especialista em medicina estética, da Clínica Dicorp, do Rio de Janeiro.

3) E-MATRIX (RADIOFREQUÊNCIA SUBABLATIVA)

Objetivo: Combater estrias.
Mecanismo de ação: A estria é uma fibra elástica que se rompeu e ficou sem vida. Tem cor esbranquiçada por não ter pigmentação. O aparelho trata a região com ponteiras compostas por pequenos canais (com tamanho equivalente à de uma cabeça de alfinete) por onde o laser passa para penetrar e agir internamente na pele. O laser é emitido por radiofrequência fracionada que tem três ações: estimula a regeneração da fibra elástica, melhora a textura e gera um processo de coagulação que ajuda na regeneração do tecido interno. Dessa maneira, temos uma agressão mínima, mas intensa de dentro para fora. Um resfriamento tópico ameniza a dor e o desconforto.
Número de sessões indicadas: O tratamento completo engloba três sessões com intervalos de 30 dias entre elas, mas é possível ter resultados significativos logo na primeira sessão. Além de melhorar o aspecto da estria, ocorre uma melhora da elasticidade da pele, isto é, tem menos ondulação e a coloração começa a mudar, pois há um estímulo à produção de colágeno. A única observação é evitar sol até 15 dias após o procedimento.
Do que depende a duração dos resultados: Os resultados são permanentes.
Palavra de especialista: “O método é muito bom e tem sido demonstrado nos principais congressos mundiais de dermatologia. E o melhor, acaba de chegar ao Brasil. A tecnologia é inovadora e o diferencial é causar o mínimo de desconforto e promover uma verdadeira regeneração do colágeno interno. É considerado um dos mais eficientes e inovadores métodos do mundo. Além de revolucionário no combate às estrias, também é indicado para cicatrizes da acne, flacidez nas pálpebras e para o fechamento dos poros abertos”, revela a dermatologista Juliana Neiva, do Rio de Janeiro.

4) VELASHAPE

Objetivo: Permite tratamentos simultâneos, com tecnologia de ponta, para a redução de medidas, flacidez da pele e a diminuição da celulite.
Mecanismo de ação: Um único aparelho reúne quatro mecanismos: radiofrequência, infravermelho, vácuo e endermologia (massagem mecânica). A radiofrequência e o infravermelho esquentam a pele, retraindo as fibras do colágeno, o que promove a melhora da flacidez e a redução dos adipócitos (espaços onde a gordura se aloja nas células). Já o vácuo e a endermologia agem como uma massagem com efeito de drenagem linfática, estimulando a circulação e diminuindo o inchaço.
Número de sessões indicadas: Pode ser feito de uma a duas vezes por semana, vai depender da necessidade de cada um. Em cinco sessões o paciente tem a redução de um manequim (de 42 para 40, por exemplo) por conta da diminuição do tamanho das células de gordura e da drenagem linfática, que reduzem o edema entre as células. Quanto ao peso ele pode não se alterar, mas o efeito visual da redução do floculado que aparece nas áreas com celulite é visível, pois como há contração das fibras colágenas e formação de novas fibras, acaba melhorando a flacidez também, problema que na maioria das pessoas acompanha a celulite.
Do que depende a duração dos resultados: O resultado dura no mínimo seis meses. Mas se o paciente se cuidar – no sentido de consumir pouco açúcar e pouco sal, não ingerir bebida alcoólica, fazer ginástica aeróbica, não usar roupas apertadas para não haver compressão e usar um cosmético para tratar a celulite após o banho – os resultados podem durar até um ano.
Palavra de especialista: “Esse tratamento é eficiente para combater a celulite porque se trata de um problema que tem várias causas, como, por exemplo, má circulação, retenção de líquido e aumento das células de gordura. E este aparelho, por ter os quatro mecanismos (radiofrequência, infravermelho, massagem mecânica e vácuo), ataca as causas do problema de uma só vez”, justifica a dermatologista Mônica Aribi, de São Paulo.

5) POWER WRAP

Objetivo: Desintoxica o organismo, reduz a celulite, combate a gordura localizada e ameniza a flacidez. Por ser feito com produtos cosméticos específicos para cada problema, a paciente pode optar por combater no máximo dois problemas na mesma sessão, desde que sejam em regiões diferentes.
Mecanismo de ação: O tratamento reúne três componentes: compressão (bandagem), produtos cosméticos específicos desenvolvidos com nanopartículas (que potencializam a penetração e consequentemente o efeito dos ativos) e mais a plataforma vibratória (que estimula a circulação, o sistema linfático e ativa mais fibras musculares do que a atividade física fora da placa, o que intensifica seus efeitos). A soma dos três ativa o fluxo sanguíneo, estimulando a circulação do tecido profundo e diminuindo as fibroses que geralmente provocam a celulite, além de intensificar o fornecimento de nutrientes para as células, melhorando a oxigenação celular, que também resulta em melhoras na celulite e flacidez. O que vai determinar o efeito do tratamento é o cosmético usado, durante a aplicação, que pode ser para desintoxicar e ativar o sistema linfático; reduzir a inflamação dos adipócitos amenizando a celulite; aumentar a energia muscular, estimulando a quebra de gordura e estimular colágeno e elastina, aumentando o tônus e reduzindo a flacidez.
Número de sessões indicadas: Após cinco sessões os resultados são visíveis: uma pele mais lisa e homogênea, organismo desintoxicado e a redução de pelo menos um manequim. As sessões são realizadas em dias alternados e podem ser de duas a três vezes por semana.
Do que depende a duração dos resultados: Isso vai depender da resposta de cada um ao tratamento e dos hábitos adotados no dia a dia, alguns mantêm com mais facilidade outros não.
Palavra de especialista: “O tratamento Power Wrap tem excelentes resultados por conta do alto poder de penetração dos ativos dos produtos utilizados, que com a bandagem ficam ainda mais potentes. E esse efeito associados com a atividade na plataforma vibratória produz excelentes resultados”, afirma a fisioterapeuta Gabriela Mendes, do SPA Mais Vida, de Belo Horizonte.

6) MAX ULTRA CAVITY

Objetivo: Reduzir a gordura localizada, a celulite e melhorar o contorno corporal em apenas uma sessão.
Mecanismo de ação: Durante a aplicação é feita uma leve massagem no local com o próprio equipamento, que emite uma onda ultrassônica mecânica que se propaga nos tecidos causando vibração das células de gordura e com isso o seu rompimento (a gordura cai na corrente sanguínea e é metabolizada pelo fígado). A sensação é confortável, tem pressão moderada e parece com uma massagem relaxante. O pós-procedimento é tranquilo, a paciente pode retomar suas atividades sem necessidade de repouso.
Número de sessões indicadas: Antes das sessões, uma avaliação clínica é feita para ver a necessidade de cada paciente. O Ultra Cavity proporciona a perda de 2 a 7 cm por aplicação (em cada região tratada), o que resulta na redução de um manequim. Se for necessário, o ideal é realizar uma sessão a cada dois dias, até que se atinja o resultado esperado. Na maioria dos casos cinco sessões resolvem em média 99% dos problemas na região tratada, caso a paciente não apresente um sobrepeso excessivo nem celulite acima de grau 2.
Do que depende a duração dos resultados: Vai depender da capacidade de cada um de responder ao tratamento. Mas a proposta é que o resultado seja definitivo por se tratar de um mecanismo potente para destruir as células de gordura.
Palavra de especialista: “A grande vantagem desse tratamento é a rapidez e a duração dos resultados. A ultra cavitação que destrói as células de gordura, em apenas uma hora, torna o efeito conquistado mais prolongado. Um bom exemplo é se compararmos com um programa alimentar. Uma dieta ajuda a diminuir os adipócitos (depósitos de gordura nas células). Com esse tratamento os adipócitos são eliminados, o que dificulta um novo acúmulo de gordura. Em outras palavras, demora mais para o corpo recuperar o volume e excesso perdidos no tratamento. Além de tudo, o Ultra Cavity é um aparelho aprovado pelo FDA e pela Anvisa, o que comprova outra vantagem, a segurança”, justifica a médica especializada em clínica geral, Maria Regina Secches, do Espaço Maxima, de São Paulo.

7) LASERLIPÓLISE

Objetivo: Combater celulite, flacidez e gordura localizada, melhorando o contorno corporal.
Mecanismo de ação: Trata-se de um procedimento a laser minimamente invasivo, já que requer apenas uma anestesia local para introdução de uma cânula finíssima na região a ser tratada. Combina dois lasers que juntos aumentam a eficácia do tratamento – um deles derrete a gordura, melhorando a qualidade do tecido adiposo (a celulite nada mais é que a inflamação deste tecido) e o outro promove a compressão da pele, deixando-a mais firme e melhorando imediatamente o aspecto casca de laranja.
Número de sessões indicadas: Após a primeira sessão já é possível notar uma grande melhora na região tratada. É indicado, dependendo do estágio da celulite e características da pele, fazer uma primeira sessão e, após 2 ou 3 meses, fazer outra novamente para manter os resultados.
Do que depende a duração dos resultados: Vai depender do organismo e estilo de vida de cada um. Quem tem mais autocontrole à mesa e pratica alguma atividade física certamente tem mais sucesso e consegue prolongar os resultados.
Palavra de especialista: "Esse método é eficiente porque ao mesmo tempo em que liquefaz a gordura, também trata a pele. O grande diferencial do laserlipólise é que ao retirar a gordura, a pele não fica flácida, pois um dos lasers utilizado promove a imediata contração de colágeno na região. É um método simples, pouco agressivo e com um pós-procedimento tranquilo", justifica a dermatologista Paula Bellotti, do Rio de Janeiro, especialista em laser e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
  • Divulgação

    Sessão de Ultra Cavity no Espaço Máxima, em São Paulo

8) REACTION

Objetivo: Combate celulite, gordura localizada e flacidez.
Mecanismo de ação: O tratamento combina dois métodos: radiofrequência e vácuo. Os disparos da radiofrequência e os movimentos da sucção realizados pelo aparelho aquecem todas as camadas da pele, intensificando a circulação sanguínea e ajudando a pele a se reestruturar. Esse processo auxilia a redução da celulite, gordura localizada e flacidez.
Número de sessões indicadas: São realizadas de cinco a dez sessões, com duração de 60 a 80 minutos, sendo uma por semana. Os resultados começam a aparecer após a segunda ou terceira sessão, com a diminuição no grau de celulite e melhora nos contornos do corpo.
Do que depende a duração dos resultados: Vai depender da dedicação da paciente. Durante o tratamento é preciso fazer a manutenção em casa com banho de água morna, seguida de água gelada, realizar esfoliações uma vez por semana e aplicar loções que contêm retinol, cafeína, centelha asiática ou óleo de rosa mosqueta, melhor ainda se tiver mais de um desses ingredientes. Dessa forma fica mais fácil ativar a circulação e potencializar os resultados. Outra recomendação importante é fazer uma reeducação alimentar, incluindo na dieta alimentos integrais, frutas, verduras, legumes e alto consumo de líquidos (água e sucos naturais). Exercícios aeróbicos, como natação, corrida, vôlei e ciclismo, três vezes por semana, durante uma hora, também ajudam a manter os resultados.
Palavra de especialista: “Esse tratamento é um ótimo aliado da boa forma porque atinge áreas mais profundas da pele e isso é garantia de resultados prolongados”, ressalta o dermatologista Marcelo Bellini, diretor da Clínica Corpo em Evidência, de São Paulo.

9) MASSAGEM ENERGÉTICA TRIDIMENSIONAL (4 MÃOS)

Objetivo: Reequilíbrio energético do corpo e do metabolismo, melhora do tônus e aspecto geral da pele, redução de medidas.
Mecanismo de ação: Todos os órgãos internos (estômago, fígado, pulmão, coração etc) estão ligados ao sistema energético. Por isso ao reequilibrar a energia corporal, melhoramos todo o funcionamento do corpo, obtendo mais vitalidade. A massagem, realizada por duas terapeutas em quatro mãos, é iniciada com o paciente na posição lateral (fetal), para trabalhar o alongamento lateral do corpo. Esse processo acelera o metabolismo, melhorando a oxigenação das células, a queima de triglicérides e desintoxicação. A sensação é de um fluxo livre de energia, linfa e líquidos corporais, liberando movimentos das articulações e aliviando a tensão muscular. Todos os chakras são trabalhados e alinhados ao centro do corpo, auxiliando nas emoções, cansaço mental e plexo solar, para harmonizar principalmente a ansiedade, que nos leva à compulsão alimentar e aos excessos.
Número de sessões: Para um resultado efetivo, recomendam-se cinco sessões, sendo uma por semana. Esse processo de equilibrar e revigorar a energia do corpo pode reduzir um manequim, o que significa em média dois quilos a menos, no mínimo, porque alivia a tensão e diminui a compulsão alimentar. Mas, de fato, o número de sessões indicado para cada pessoa pode mudar de acordo com a fisiologia de cada um.
Do que depende a duração dos resultados: De ter uma disciplina diária. Comer moderadamente a cada refeição e não ficar mais de duas horas em jejum. Abusar das verduras, frutas e legumes, ricos em aminoácidos e ajudam a estimular o colágeno da pele e a fortalecer a melanina. Procurar tomar bastante água entre as refeições e evitar líquido durante o almoço ou jantar. Dormir bem, praticar exercícios regularmente e evitar o estresse também são grandes aliados no controle do peso.
Palavra de especialista: “Direcionar a energia para todos os ângulos do corpo torna esse método muito eficaz porque reorganiza todas as funções vitais do corpo. O grande diferencial é promover a sensação de alívio e bem-estar de uma forma lúdica e carinhosa, o que revigora corpo e mente”, justifica a esteticista e aromaterapeuta Roseli Siqueira, de São Paulo.

10) DRENAGEM LINFÁTICA PROFUNDA CORPORAL

Objetivo: Modelar o contorno corporal, melhorar a flacidez, eliminar a celulite e a gordura localizada. E ainda desintoxicar, desinchar, relaxar, amenizar inflamações, dores, contrações musculares, inchaços e cansaços nas pernas.
Mecanismo de ação: É uma técnica específica de massagem que, através de movimentos focados no trajeto do sistema linfático, causa a desobstrução do mesmo, melhorando a circulação sanguínea e linfática. O sistema linfático também tem o papel de eliminar o líquido em excesso que circula pelo corpo, fato que justifica a perda de medidas, já que o líquido fica entre a gordura e a celulite, fazendo as células de gordura desincharem e os nódulos de celulite, que são uma fibrose, se romperem, soltando a pele que estava presa. Resumindo: faz oxigenar o sangue e a musculatura. Cinco sessões são suficientes para começar a ocorrer esta oxigenação. As manobras feitas durante a massagem melhoram também o contorno corporal e a flacidez (pois com a eliminação dos líquidos em excesso a pela fica mais próxima do músculo).
Número de sessões indicadas: Não há nenhuma contra-indicação em fazer drenagem linfática todos os dias, sem intervalos. Mas se o objetivo for perda de medida, melhora da celulite e da flacidez, uma frequência razoável é fazer três vezes por semana, regularmente, pois depois de algumas sessões o sistema linfático fica desobstruído e estimulado, o que torna os resultados ainda mais visíveis.
Do que depende a duração dos resultados: É indicado que cada cliente passe em avaliação com uma profissional para traçar um objetivo no tratamento e com esse acompanhamento é possível definir metas e hábitos para prolongar os resultados conquistados.
Palavra de especialista: “Drenagem é coisa séria, não é frescura não. Assim como se alimentar bem e praticar exercícios físicos regularmente, a drenagem também é fundamental para manter a saúde. O toque é essencial para a vida. Uma drenagem eficiente deixa o corpo leve depois da massagem, ao se vestir depois da aplicação, a roupa deve estar mais folgada. Só drenar não modela e nem tira celulite e só fazer a massagem modeladora não elimina as toxinas nem desincha. Portanto a drenagem linfática profunda é a união perfeita destas duas técnicas, com sincronia de movimentos, pressão e bombeamentos adequados para a ativação da linfa e rompimento da fibrose (celulite)”, explica a fisioterapeuta e especialista em linfoterapia Ana Hara, proprietária do SPA Hara, em São Paulo.