Topo

Saiba por que e como os hidratantes pós-sol preservam a saúde da pele e a beleza do bronzeado

A pele avermelhada pelo sol precisa de hidratação especial com uso de cosméticos próprios para isso - Thinkstock
A pele avermelhada pelo sol precisa de hidratação especial com uso de cosméticos próprios para isso Imagem: Thinkstock

ISABELA LEAL

Do UOL

06/01/2012 16h53

É natural que a pele fiquei ressecada após a exposição ao sol, por isso é tão importante o uso de um hidratante específico ao sair da praia ou piscina, que proporcione uma sensação refrescante e alívio imediato para rosto e corpo. São os hidratantes pós-sol, facilmente encontrados no mercado e a preços variados.

 “[Eles são importantes] principalmente quando a pele está lesada, ou seja, muito queimada. Esses cosméticos contêm substâncias calmantes e formulação mais leve, em gel ou loção, o que faz a diferença para a pele fragilizada”, explica o dermatologista Luiz Roberto Terzian, membro e conselheiro das Sociedades Brasileiras de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica.

  • Thinkstock

    Os hidratantes pós-sol, em gel ou loção, têm textura mais leve e rápida absorção para hidratar e aliviar a pele

“Os agentes calmantes, como alfa bisabolol, aloe vera e extrato de camomila, presentes na maioria das formulações desses cremes, diminuem a inflamação causada pelos raios ultravioleta”, completa a dermatologista Bruna Duque Estrada, do Rio de Janeiro.

Mas isso não quer dizer que um hidratante comum não possa ser usado na temporada de calor, depois de um dia no clube, por exemplo. “O produto específico para ser usado depois do sol é mais útil quando houver queimadura solar. Se não for esse o caso, o hidratante habitual pode ser usado sem problemas, pois a pele permanecerá íntegra e hidratada da mesma maneira”, ressalta Terzian.

Conheça abaixo quais são, de fato, as propriedades desses cosméticos e o que é mito.

Raio X dos hidratantes pós-sol

PropriedadeVerdade X MitoExplicação
Capacidade de hidratarVOs hidratantes pós-sol têm de sobra. É algo extremamente importante para a pele exposta aos raios ultravioleta, pois ela fica ressecada, desvitalizada e, em alguns casos, bastante lesada.
Prolongar o bronzeadoVQuanto mais intensa a hidratação da pele após a exposição solar, mais uniforme, duradouro e bonito será o bronzeado, pois promove a renovação celular e impede a descamação que ocorre por conta do ressecamento. Mas a dermatologista Paulina Kede, PhD em dermatologia, do Rio de Janeiro, alerta: “não existe efetivamente ativos que prolonguem o bronzeado. Algumas marcas utilizam proteínas, vitamina E e B5, além de óleos, com esse objetivo, mas não há comprovação científica a respeito. O que talvez possa acontecer é que por conta do aumento da função de barreira cutânea haja menos perda de água e, assim, uma duração maior do bronzeado”.
Fixação da corMOs hidratantes pós-sol não têm esse poder. Já os autobronzeadores têm um mecanismo de pigmentar a pele, funcionando como uma maquiagem mais duradoura.
Renovação celularV“O sol em excesso queima e leva ao ressecamento e descamação da pele, o que provoca danos às células cutâneas. Para regenerar a pele fragilizada, o ideal é um hidratante leve, como a maioria dos géis e loções pós-sol. Os muito pesados e oleosos podem obstruir os poros e aumentar a possibilidade de acne e brotoeja”, explica o dermatologista Luiz Roberto Terzian. “Cremes e loções hidratantes à base de uréia, petrolatum, óleo de semente de uva e óleo de amêndoas promovem a reestruturação das camadas da pele após o sol. A maioria dos cosméticos pós-sol tem mais de um desses ativos”, esclarece Bruna Duque Estrada.
Poder calmanteVOs cosméticos pós-sol normalmente contêm substâncias que acalmam a pele, como camomila, azuleno, aloe vera e calamina, e possuem ainda ativos anti-inflamatórios, como alfa bisabolol e nicotinamida. “Borrifar água termal na região fragilizada ou fazer compressas de chá de camomila gelado também acalma e funciona como ativos anti-inflamatórios”, ensina Bruna.
Prevenir o envelhecimentoMO sol produz radicais livres que levam à oxidação dos tecidos cutâneos e, consequentemente, ao envelhecimento precoce da pele. Portanto, nesse quesito, os médicos são unânimes: a única maneira de prevenir o envelhecimento é não se expor ao sol de maneira exagerada. Muitos cosméticos pós-sol contêm substâncias antirradicais livres, mas seu efeito é bastante discreto.