Beleza negra: saiba como evidenciar ou neutralizar os lábios com o batom certo

Isabela Leal
Do UOL, em São Paulo

  • Patrícia Araújo/UOL

    Os lábios das mulheres negras podem ser evidenciados ou neutralizados com diferentes maneiras de aplicar o batom

    Os lábios das mulheres negras podem ser evidenciados ou neutralizados com diferentes maneiras de aplicar o batom

Duas características são essenciais para exibir uma boca bonita e feminina: volume e desenho perfeito – traços genéticos entre a maioria das negras. Mesmo sendo privilegiadas, elas podem potencializar o poder dos lábios sensuais com alguns truques de maquiagem, com direito a evidenciar ou amenizar o volume, ousar com cores fortes ou simplesmente passar um batom nude e deixar o make glamouroso.

Em relação à cor, todas as nuances são bem-vindas para os diversos tons de pele das negras: com brilho, sem brilho, os muito vivos e os nudes. O mais importante é sentir-se bem. Algumas mulheres não conseguem se imaginar com um batom vermelho, por exemplo, ou qualquer outra cor que chame a atenção, e há ainda aquelas que passam longe dos tons nudes. Tudo vai depender do momento e do estado de espírito. Há mulheres que gostam de ter lábios grandes, outras nem tanto, mas para os dois impasses existe um truque. A seguir, para desvendar todas as dúvidas sobre cor, textura, cintilância, volume e contorno, o maquiador Wilson Eliodorio, de São Paulo – um expert em evidenciar a beleza negra – entrega todos os truques para se fazer o uso certo do batom, gloss e lápis labial.

Veja opções de tons de batom para negras
Veja Álbum de fotos

Para ter bocão
•    O contorno com um lápis é o grande aliado desse efeito. Se for feito no desenho real dos lábios já evidencia o bocão, mas se a ideia for deixar os lábios ainda mais volumosos, basta aumentar um milímetro do contorno, além do desenho natural.
•    Aplicar um marronzinho de sombra no centro do lábio inferior abaixo do contorno dá a ilusão da boca ser maior.
•    Aplicar um pouquinho de gloss no meio do lábio inferior ou um batom mais claro do que foi usado ou uma gota de batom cremoso com cintilância dá mais volume aos lábios.
•    Cores claras trazem a sensação de volume. Evite cores escuras ou muito beges, que dá a sensação de que a boca sumiu. Os muito escuros também. Prefira batons neutros, mais nudes e suavemente mais claras.
•    Tome cuidado com a cor do lápis para fazer o contorno, ele tem que ter um tom um pouquinho mais escuro do que a pele, esse lápis serve para contornar qualquer cor de batom – vinho, vermelho, nude – mas não deve aparecer, sua função é apenas delinear, definir o limite entre a boca e a pele.

Para disfarçar o volume
•    Evite fazer contorno com lápis. Não faça desenhos, eles criam limites e evidenciam o volume.
•    Prefira as técnicas mais informais de aplicação, como passar o batom com a ponta do dedo (sem exagerar) ou “dar o acabamento” no batom como antigamente, esfregando um lábio no outro.
•    Use beges em tons próximos à cor da pele, os beges são mais neutros e não chamam a atenção.
•    Dilua os limites do que é pele e é boca para criar um efeito visual menos definido. Sim, não há problema algum deixar o batom ultrapassar um milímetro além do desenho natural da boca.

O segredo da cor
Depende da composição da mulher e da ocasião, de como ela está no momento, qual é a roupa, como se sente etc. Para um look elegante, uma boca vermelha é tudo. Se o visual é mais moderno, despojado, com cachos bem definidos, uma boca de gloss vermelho ou cor de uva cai bem. Outra opção para as mais modernas e ousadas é o batom azul, violeta, coral. “Mas o que é glamour depende do estilo, do momento. O nude é sempre de bom gosto, é muito chique”, acredita Wilson Eliodorio, enfatizando que “chique é uma composição harmoniosa de todos os elementos de efeito: cabelo, roupa, sapato, boca, olho e, claro, espírito”.

O poder do gloss
O brilho cremoso é sempre uma boa pedida. “O gloss é divertido, infantil, leve. Sem contar que rejuvenesce. Pode usar sem medo, porque tem leveza. É um efeito que tem a ver com atitude”, destaca Eliodorio.

Boca X olhos
Tudo pode ser bonito, se o conjunto for harmonioso. Cabelo preso, por exemplo, pede boca e olhos marcantes, já que não há o “elemento” cabelo no look. Se a proposta for fazer um estilo clássico, boca vermelha com olho mais claro ou boca vermelha com uma linha de delineador não tem erro. Tudo é a dose, o equilíbrio. Se ficar insegura faça uma pesquisa na internet e veja o que as semanas de moda mostram, essa é uma grande referência. Depois teste em você mesma. Aliás, uma boa dica é testar cores e texturas com produtos mais em conta e se der certo invista na mesma cor de uma marca boa, mais cara.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos