Topo

Nova safra de perfumes que une notas de flores e frutas é a cara da consumidora brasileira

Perfumes femininos que chegam ao mercado brasileiro em 2012 trazem notas florais frutais - Divulgação
Perfumes femininos que chegam ao mercado brasileiro em 2012 trazem notas florais frutais Imagem: Divulgação

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

13/03/2012 18h22

As mulheres brasileiras são mesmo apaixonadas por perfumes. E o alto consumo de fragrâncias nos últimos anos comprova essa paixão. De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), a expectativa de mercado era que o Brasil se tornasse o maior mercado consumidor do mundo em 2013, mas esse índice foi conquistado em 2011, após um enorme salto de vendas, motivado principalmente pelos lançamentos das empresas nacionais e pelo aumento do poder aquisitivo das classes C, D e E.

No entanto, mesmo sem ter um registro formal, especialistas garantem que a predominância de notas frescas nas fragrâncias também contribui para esse consumo elevado, já que tem tudo a ver com o nosso clima quente. “Grande parte dos lançamentos dessa nova safra tem uma direção olfativa floral frutal, que combina o frescor das frutas com a feminilidade das flores, e compõe a família de cheiros preferida pelas brasileiras, já que é perfeita para o clima tropical”, confirma Renata Ashcar, especialista em perfumes e autora do livro “Brasilessencia: A cultura do Perfume”. Concorda com ela a colega Valeria Grossman, que completa: “Muitas dessas fragrânciasflorais frutais têm um toque sensual que vem da predominância de flores brancas combinadas com cítricos, notas muitas vezes descritas como solares – leves e indicadas para o dia – mas elas têm uma característica mais marcante, o que atrai outro perfil de consumidor, que gosta de essências mais encorpadas mesmo no verão, e isso também faz o consumo disparar”, acrescenta a expert em perfumaria, que há quase 20 anos se dedica às fragrâncias, com uma vasta experiência nacional e internacional em grandes marcas.“Por outro lado não podemos esquecer das águas e frescores, que lançam variantes de perfume a cada temporada, com baixa concentração e preço acessível, que são campeões de vendas, e trazem sempre as combinações preferidas da brasileira, das mais sensuais às refrescantes, para usar em diversas ocasiões do dia a dia. Isso é tudo, quando se trata de verão”, lembra Valeria.

  • Thinkstock

    O mix de flores brancas como jasmim e rosa com frutas cítricas como limão siciliano e bergamota faz sucesso na perfumaria

Frutas cítricas

Como não podia deixar de ser, nas fragrâncias nacionais e importadas, lançadas nos últimos seis meses, os toques cítricos estão presentes. “São notas que trazem uma sensação de frescor, alegria e energia, principalmente a bergamota e a mandarina”, explica Renata. “Além dessas duas, o limão siciliano também vem para trazer mais leveza e frescor às saídas”, completa Valeria.

Flores brancas

“Quando o assunto são flores, a rosa e o jasmim são os pilares da perfumaria feminina”, resume Renata Ashcar. “O jasmim com suas flores brancas deixa a fragrância intensa e marcante. E para complementar o leque de flores, a flor de laranjeira, que é doce e sensual. Tanto um quanto o outro são as grandes estrelas dessa estação, presentes na maioria das composições, e expressam sensualidade. Tudo a ver com a consumidora brasileira e com a estação de calor”, destaca Valeria Grossman.