Topo

Mulheres de pele negra combinam com blushes avermelhados e terrosos; veja as dicas

Blushes em tons quentes dão à pele negra um visual saudável - Patrícia Araújo/UOL
Blushes em tons quentes dão à pele negra um visual saudável Imagem: Patrícia Araújo/UOL

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

16/03/2012 07h00

Independente do seu tom de pele, duas características são determinantes para que o efeito do blush fique bonito: a cor e a região do rosto onde é aplicado. Em geral, mulheres negras tem a cútis valorizada com tons terrosos (marrom, cobre, bronze) que, quando escolhidos em uma tonalidade pouco mais escura que a pele e aplicados mais na lateral da face, definem o contorno e deixam o desenho do rosto mais fino e marcado. Os de cores mais vibrantes – como o vermelho, o alaranjado e o coral, por exemplo – ficam ótimos quando aplicados na área central das maçãs, pois servem para dar um ar jovial e criar aquele estilo boneca.

De uma maneira geral, o maquiador Wilson Eliodorio, de São Paulo, recomenda evitar tons mais claros que o tom da pele, como os rosas muito claros e violetas (azulados) que podem deixar a aparência apagada e o tom de pele acinzentado. Para o resultado colorido e "saudável", vale optar por cores mais quentes.

 “O que importa (na hora de colorir as maçãs) é o equilíbrio, a densidade do tom. Por exemplo, o blush vermelho em uma pele negra mais clara vai ficar mais evidente, já nas mais escuras ficará menos forte. É só controlar isso de acordo com a preferência de cada mulher, se quer o blush mais vivo ou mais discreto”, sugere o maquiador Wilson Eliodorio, de São Paulo.

Um truque a mais

Além de definir o contorno do rosto, os tons de blush pouco mais escuros que a pele têm ainda o poder de afinar o nariz, basta aplicá-los na lateral (entre o canto do olho e a narina) e espalhar bem – truque perfeito para as negras que procuram suavizar o formato mais largo do nariz e deixá-lo mais delicado.

Efeito natural

VEJA COMO APLICAR O BLUSH

O blush que marca e define a lateral do rosto valoriza a beleza e a maquiagem em si, principalmente nas mulheres gordinhas e naquelas com rosto redondo. “Quando aplicado nessa região, deixa o olhar mais profundo e pode ser usado de forma suave, só para dar um ar de saúde; ou mais forte, para deixar o rosto marcado e bem feminino”, explica Wilson Eliodorio. “Mas é imprescindível que o produto e a técnica não apareçam. O que tem que aparecer é o efeito. Se alguém olhar para uma mulher e disser “que lindo o seu blush” é porque ele foi aplicado de forma errada. O certo é que as pessoas vejam o efeito coradinho porque mesmo os tons terrosos têm um fundo vermelho que dá esse ar mais saudável de quem tomou sol na medida certa”.