Topo

Saiba como amenizar o tom do grisalho dos cabelos de maneira natural

Antes e depois do gerente de loja William Pereira, 32, que topou participar da transformação proposta pela coluna Hora H - Patrícia Araújo/UOL
Antes e depois do gerente de loja William Pereira, 32, que topou participar da transformação proposta pela coluna Hora H Imagem: Patrícia Araújo/UOL

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

02/04/2012 07h00

O apresentador Silvio Santos, em menos de um mês, resolveu assumir os cabelos brancos, mas em função das críticas, vai voltar a escurecer os cabelos e pintar as sobrancelhas. Já o ator George Clooney segue fazendo sucesso com seus cabelos prateados. Para testar na vida real como está a relação dos homens com os seus fios brancos, a coluna Hora H foi a um shopping center paulistano para ver quem topava mudar o visual.

Não sabemos se por sorte, ou porque o comportamento do homem com relação aos cuidados com a aparência mudou, na quinta abordagem, conseguimos um candidato. William Pereira, 32, gerente de uma loja de roupas masculinas, aceitou o desafio. Os colegas de trabalho, tanto mulheres, quanto os homens, deram uma “força” para que ele ficasse tranquilo com o resultado. Pereira nos contou que desde os 23 anos começou a ficar grisalho, e como a ex-mulher gostava da aparência, ele nunca tinha pensado em qualquer mudança.  


O novo comportamento do homem pode ser sentido no salão escolhido para a transformação de Pereira. “A clientela do salão é formada por quase 50% de homens que não vêm somente cortar o cabelo ou fazer a barba. Eles aproveitam para fazer as unhas, cuidar da pele, dar retoques de cor no cabelo, o que demonstra que o comportamento do homem mudou”, revela Viktor I, proprietário de salões em Curitiba e São Paulo e embaixador de uma marca internacional de cosméticos e de coloração. “O que não muda, é que eles não querem revelar que fizeram algo, então, a aparência natural, em qualquer mudança, é fundamental”.

Pereira confirma o pensamento de Viktor: “Existe um preconceito por parte dos homens sobre pintar os cabelos, e se eu fizer algo muito radical, tenho certeza que seria motivo de brincadeiras”, diz.

Nosso especialista escolheu uma técnica de pigmentação, e explica que é diferente da tintura. “O ‘Cover 5’ é um produto que encapa o fio com um pigmento que restaura a cor em 70%, dando um aspecto mais natural, porque não tinge os fios. O processo é muito rápido e em cinco minutos já temos bons resultados. Nas tinturas tradicionais, depois de certo tempo, o cabelo grisalho fica desbotado, com uma cor acobreada. Com esta técnica, a pigmentação vai saindo naturalmente e, em trinta dias, o cabelo volta a cor original”.  


Os pigmentos são os compostos químicos responsáveis pelas cores das plantas ou animais. Quase todos os tipos de células, como as da pele, olhos, cabelo, entre outros, contêm pigmentos, chamados de melanina. Quando o “estoque” destas células acaba, os fios perdem a cor, e podem ficar sem brilho, frágeis e ressecados, explica a Dra. Leila Bloch, médica dermatologista e cirurgiã capilar, graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da North American Hair Research Society (NAHRS).

Se você joga no time do George Clooney, e quer continuar com seus cabelos grisalhos, saiba que existem produtos que evitam aquela cor amarelada indesejável, entre outros.

“Alguns cuidados especiais como fazer hidratação e/ou queratinização, ou seja, tratamento que reconstrói a fibra do cabelo internamente, periodicamente deixam os fios grisalhos mais saudáveis e brilhosos. Para quem tem a raiz do cabelo oleosa, são indicados xampus para controle de oleosidade e caspa. Produtos do tipo "silver", desenvolvidos para cabelos grisalhos com pigmento violeta, também podem ajudar a controlar a oleosidade e a reduzir o aspecto amarelado e envelhecido dos fios”, recomenda Dra. Leila Bloch.

Para os homens que optaram por algum tipo de coloração, como Silvio Santos, Viktor recomenda o uso de condicionadores hidratantes, e para os que usam sauna ou praticam esportes aquáticos, recomenda-se a utilização de xampus protetores de cor.