Cabelos coloridos fazem a cabeça de famosas como Katy Perry

Maria Eugênia Tomazini
Do UOL, em São Paulo

  • Jason Redmond/AP, Fernando Donasci/UOL e Getty Images

    Depois do loiro californiano e do "ombré", as mechas coloridas são tendência

    Depois do loiro californiano e do "ombré", as mechas coloridas são tendência

Não é de hoje que ter mechas nos cabelos é mais do que fazer luzes. Há estilos específicos de reflexos, como o loiro californiano, também chamado de estilo de surfista (aquele que parece estar naturalmente queimado pelo sol), e o “ombré”, com pontas marcadamente mais claras que as raízes. Mas quem quiser apostar em algo mais ousado, pode seguir a tendência de famosas como a cantora Kate Perry: os fios coloridos, que podem vir em mechas ou em todo o cabelo.

Cuidados na hora de colorir

Não faça mechas coloridas se seu cabelo tiver químicas incompatíveis. Entram nessa lista relaxamento, alisamento ou permanente
Quando for tirar o descolorante dos fios, lave apenas com xampu. O condicionador fecha a cutícula do cabelo e impede que a tinta colorida penetre nos fios
Deixe a tinta colorida agir por 25 minutos, no máximo
Ao tirar a tintura, apenas enxague o cabelo com água e aplique somente condicionador, sem usar xampu
Foto: Fernando Donasci/UOL

Não se trata exatamente de uma novidade. Afinal, nos anos 80, artistas pop como a cantora Cindy Lauper já exibiam madeixas coloridas (isso sem falar no movimento punk...). Mas, na versão atual, o cabelo colorido ultrapassou as barreiras de look de shows de rock e ganhou espaço em festas e ocasiões formais, como nos tapetes vermelhos.

Especializada em fios coloridos, a cabelereira Bruna Freitas, do salão Novo Arte, de São Paulo, garante que não há restrições para o estilo. "Qualquer tipo de cabelo aceita bem as mechas coloridas, até o cabelo afro", explica. A única ressalva feita por Bruna refere-se aos processos químicos. “Cabelos que passaram por químicas fortes acabam não aguentando a descoloração necessária para fazer as mechas", diz. Entram nessa lista fios com relaxamento, escova progressiva ou permanente.

Na opinião da especialista, embora cabelos e mechas coloridas tenham ganhado mais espaço na moda nos últimos dois anos, foi depois que celebridades como Katy Perry, Rihanna e Lady Gaga surgiram com madeixas multicoloridas que houve uma explosão de pedidos por parte das clientes. "Temos de meninas de 11 anos até senhoras de 60. Até os homens têm curtido a novidade", diz. A cor mais pedida é, de longe, o rosa. "Diferente dos punks nos anos 80 e dos grunges nos anos 90, a versão desta temporada é o rosa mais lavado, clarinho", revela.

Dicas para manutenção das mechas coloridas

Ao retocar, não é preciso descolorir novamente. A descoloração só deve ser feita a cada seis meses
Atenção: a tinta colorida desbota mais rápido do que a tinta comum e, no melhor dos casos, dura 25 dias
É natural lavar os cabelos com frequência. Mas saiba que o contato com a água acelera o desbotamento
Usar xampu sem sal não vai evitar que a cor das mechas desbote
Foto: Fernando Donasci/UOL
Veja mulheres que aderiram às mechas
Veja Álbum de fotos

 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos