Topo

Sobrancelhas ganham produtos específicos para emoldurar o olhar; veja dicas para usá-los

A modelo Cara Delevigne, as atrizes Lily Collins e Camilla Belle e a modelo Isabela Mello são exemplos de mulheres que apostam nas sobrancelhas marcadas - Getty Images
A modelo Cara Delevigne, as atrizes Lily Collins e Camilla Belle e a modelo Isabela Mello são exemplos de mulheres que apostam nas sobrancelhas marcadas Imagem: Getty Images

Maria Eugênia Tomazini

Do UOL, em São Paulo

23/04/2012 07h00Atualizada em 11/11/2014 17h06

Assim como as unhas ganharam importância de estrela de beleza nos últimos tempos, as sobrancelhas também vêm alcançando este status. A moda das sobrancelhas marcadas ganhou seguidores nas passarelas de Nova York, Londres, Milão e Paris. No desfile da Chanel, no último mês de fevereiro, Karl Lagerfeld, diretor criativo da marca, novamente chamou as atenções para elas, ao aplicar adesivos coloridos de cristais feitos sob medida por Lesage, lendário ateliê francês de bordados.

  • A modelo Natalia Vodianova exibe sobrancelhas "boyish"

Depois de uma onda de sobrancelhas descoloridas, as marcadas começaram a despontar, tanto em versão "boyish" (mais masculina, penteada para cima e grossa), como usa a modelo russa Natalia Vodianova, quanto na versão grossa e bem desenhada, como a da atriz Camilla Belle.

Seguindo a proposta, surgem no mercado produtos específicos para esta área do rosto. Há opções desde o tradicional lápis para corrigir imperfeições até conjuntos compactos completos com direito a pinça, escovinha e sombra corretiva. "Estes novos produtos são perfeitos para mulheres que têm muitas falhas ou pouca sobrancelha", diz o maquiador Marcos Costa. Além disso, também são úteis para quem não tem falhas na região e quer apenas destacar os fios.

Evite deslizes

"A cor marrom para sobrancelha vai bem com quase todos os tipos de pele", afirma Marcos Costa ao explicar como maquiar a área. "O preto deve ser usado apenas para mulheres que tenham a pele negra escura", completa, citando a atriz Taís Araújo como exemplo. "Ela, que tem a pele negra mais clara, usa o marrom". Também especialista no assunto, Theo Carias afirma que só devem ser aplicados produtos específicos para a região. "Outros produtos, como lápis de olho, podem borrar", explica. Ou seja, nada de usar gel de cabelo ou máscara para cílios.

Para Carias, o melhor amigo das sobrancelhas perfeitas é a máscara transparente própria para elas. "Ela reveste os pelos sem deixá-los pesados", diz. O produto também é ideal para uma arrumação rápida dos pelos. Se você estiver sem tempo para aplicar uma maquiagem completa ou aparar os fios mais longos, usar a máscar dará uma aparência arrumada, segundo o maquiador.

E se a máscara é a aliada, o exagero é o inimigo. Marcos Costa ressalta que não é qualquer defeitinho que merece correção. "Muita maquiagem nesta área acaba carregando o semblante". Theo Carias concorda e lembra que a maquiagem de sobrancelha deve ser usada para valorizar o make, mas que pode ser villã, se ficar muito carregada.