Topo

Perfume floral é a aposta do inverno; confira os lançamentos e escolha sua fragrância

O perfume floral vem como grande aposta para dos dias frios - Thinkstock
O perfume floral vem como grande aposta para dos dias frios Imagem: Thinkstock

Rosana Faria de Freitas

DO UOL, em São Paulo

24/05/2012 07h00

Na hora de eleger a fragrância certa para o outono-inverno, entre tantos lançamentos, surge a dúvida de qual vidrinho escolher. Se a ideia é seguir a moda, vale apostar nos cheirinhos que exaltarão a feminilidade e a sensualidade. “Acredito que estarão em alta os florais brancos, com destaque para flor de laranjeira, jasmim e tuberosa; os fluorientais, que combinam o bouquet floral com a força dos aromas vindos do Oriente; e os orientais gourmand, que trazem uma assinatura olfativa viciante, sempre quentes, com notas de baunilha, chocolate e texturas cremosas sobre um fundo de ricas madeiras”, explica Flávia Motta, diretora de Marketing de Perfumaria Fina para a América Latina da Givaudan, empresa que desenvolve aromas e fragrâncias para fabricantes do Brasil e do mundo. “Estas três vertentes, diga-se de passagem, são símbolos da mulher provocante, extrovertida e poderosa”, completa.

Já Fábio Navarro, especialista em perfumaria, acredita nas opções semi-frescas e novas interpretações de florais com notas quentes. “Vejo três grandes ondas: novo romantismo, bem jovial; florais aquosos, em águas de colônia; e a opulência do âmbar nas apresentações mais intensas.” As recriações também não ficam esquecidas na seleção dos profissinais. “Marcas célebres nacionais e internacionais revisitaram suas invenções e oferecem ao mercado experiências criativas em versões sofisticadas de essências leves e acessíveis”, acrescenta Andréia Miron, coordenadora da pós-graduação A Cultura do Perfume, da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo.

Na opinião de Renata Aschar, perita no assunto e autora do livro “Brasilessencia, A Cultura do Perfume”, o inverno é a ocasião perfeita para aromas encorpados, como os amadeirados e os orientais. “Em geral eles têm ingredientes densos, o que faz com que permaneçam mais tempo na pele. Especialmente na Europa, tenho acompanhado o lançamento de uma leva de amadeirados para as mulheres – algo novo, pois no passado eram essencialmente masculinos. Gosto muito desta família olfativa, que é nobre, e envolvente”.

Clima tropical pede refrescância
A análise dos especialistas, embora eclética, aponta para a predominância dos florais. Porém, paralelamente ao desejo de seguir a moda olfativa, vale escolher perfumes que combinem com nosso clima tropical e, claro, com a personalidade de cada um. “A brasileira gosta de essências que sejam diferenciadas. E sente forte inclinação para as de toque fresco, cítricas e/ou ozônicas, em uma atmosfera que lembra praia, mar, liberdade”, diz Fábio. As frutais, muito exploradas no hemisfério norte, se não forem bem dosadas para o público feminino do Brasil, correm o risco de não serem bem aceitas. “Há uma rejeição imediata pelo fato das frutas estarem muito presentes no nosso país.” Ele acredita que as mais populares por aqui continuam sendo, nesta ordem: floral fresca, floral frutal e oriental âmbar.

Renata Ashcar salienta que a brasileira também aprecia a lavanda, que no resto do mundo é considerada essencialmente masculina. “Acredito que isso tem a ver com nossas raízes, culturais e religiosas.” Outra predileção que predomina no país é o musk, comprovando a escolha pelos cheiros que seduzem. “A europeia já tem um gosto bem mais clássico e conservador, priorizando florais e florientais, enquanto a americana tende para os ingredientes adocicados e gourmands”.

Dicas da expert Renata Ashcar para a utilização do perfume

Aplique o produto no pulso. “Aromas duram mais em pontos de maior pulsação, incluindo umbigo, nuca e área atrás dos joelhos. O braço também é um bom local"
Para descobrir o resultado de uma fragrância é preciso aguardar, pelo menos, uma hora após a aplicação. “Este é o tempo de desenvolvimento das três fases de difusão. As notas de saída duram no máximo 15 minutos; as de coração são liberadas a partir do aquecimento da pele e permanecem por 40 minutos; as de fundo, por fim, são as mais persistentes"
Se a ideia é que o perfume se prolongue por horas a fio, as melhores essências são as elaboradas com ingredientes densos, como madeiras, resinas, flores nobres e as opções “gourmet”, com notas de frutas adocicadas, chocolate ou baunilha. “Como a fixação é maior, a evaporação é mais lenta"