Topo

Sombras brancas e batons coloridos estão entre as apostas para a beleza do próximo verão

Com as tendências de beleza para o próximo verão é possível ficar bonita sem fazer muito esforço - André Conti/AgFotosite
Com as tendências de beleza para o próximo verão é possível ficar bonita sem fazer muito esforço Imagem: André Conti/AgFotosite

Do UOL, no Rio*

27/05/2012 08h00

A temporada de verão 2013 do Fashion Rio chegou ao fim e, depois de tantos desfiles, já é possível fazer um levantamento das tendências de beleza que prometem chegar às ruas durante a estação mais quente do ano. Além das sombras marrons – febre do inverno que vai continuar marcando os olhos das mulheres no verão – e da pele naturalmente luminosa, os batons com cores de frutas e a volta do lápis branco são os os hits da vez.

“O importante é focar no brilho natural da pele. Quem não tem facilidade de beleza e não tem um maquiador ambulante, pode se preocupar mais em limpar a pele (ele usa o demaquilante francês Bioderma) e depois usar um tônico calmante (Tônique Douceur, da Lancôme). A pele já fica com os poros frescos e com uma sensação de que acabou de sair do banho”, diz Eliezer Lopes, responsável pela beleza do desfile da Totem.

Para reforçar a aparência de pele radiante e bem cuidada, o especialista recomenda o uso do primer Le Blanc, da Chanel, na zona T. Depois, o truque do maquiador é aplicar nas têmporas e acima dos lábios um produto iluminador cremoso como o Éclat Miracle Sérum de Lumière, da Lancôme.  “A dica é iluminar o topo dos lábios, explorando o brilho natural da pele cuidada e hidratada”, revela.

Se for preciso usar uma base, escolha uma de fórmula leve como a Face and Body, da M.A.C, ou a Invisible Cover Foundation HD, da Make Up Forever. O maquiador também revelou seu truque para fazer o corretivo mesclar melhor com a pele, dando um acabamento natural: ele mistura o produto (no caso um cremoso da marca Laura Mercier) com o hidratante Embryolisse, que é hit entre as modelos.

Para o top maquiador Daniel Hernandez, que assinou, entre outras as belezas dos desfiles da Salinas, Coven, Lenny e Cantão, um dos segredos da maquiagem de verão é o uso de produtos cremosos que, além de práticos, duram mais, mesmo em contato com o suor.

Boca frutada
Se a pele do verão é fresca e radiante, os lábios concentram o ponto de cor. Max Weber, maquiador responsável pela beleza dos desfiles de Nica Kessler, Coca Cola Clothing, Oh,Boy! e outras marcas, a ideia é colorir a boca com tons que remetam a frutas, indo desde um gloss clarinho ao vermelho mais aberto e vibrante.

Nas passarelas, essa tendência foi evidenciada no desfile da Coven, que mostrou modelos com um batom vermelho goiaba, na Totem, com um coral claro, e os pinks de Melk Z Da e Salinas.

Branco e marrom nos olhos

  • André Conti/AgFotosite

    O branco apareceu, entre outras formas, como ponto de luz na maquiagem da marca Ágatha


As sombras marrons e acobreadas que foram unânimes durante os desfiles de inverno continuam com força no verão e apareceram nas passarelas em versões cremosas, metalizadas, sempre aplicadas sozinhas, sem necessidade de criar esfumados elaborados – basta um toque de cor na pálpebra móvel para conseguir um visual atualizado.

A nova tendência que desponta é a volta das sombras e lápis brancos usados de maneira concentrada em traços na linha d’água – vide o desfile da Coven - e também como delineador – como nas modelos da marca Filhas de Gaia. Outra opção de uso é como ponto de luz no canto interno dos olhos, como no desfile da Ágatha, substituindo as tradicionais sombras peroladas.

Ao lado desses básicos, momentos de criatividade com sombras em cores vibrantes como turquesa e tangerina aplicadas de forma intensa, chegando até a cobrir as sobrancelhas, apareceram nos desfiles da Coca Cola Clothing, Cantão e TNG. Para a vida real, a ideia pode ser adaptada, trazendo os tons para a forma de delineadores ou apenas concentrados na pálpebra móvel.

Para renovar o penteado

  • André Conti/AgFotosite

    O topete com ares militares da passarela de Andrea Marques

Já para os cabelos, os profissionais continuam apostando nas tranças - uma tendência que aparece há mais de um ano e já até ganhou as ruas mas que, para o próximo verão aparecem em versões mais elaboradas, como no desfile da estilista Nica Kessler - que formava um véu - e na Sacada, em versão tiara.

Uma novidade são os topetes que surgiram com força e nos mais variados formatos nos desfiles Herchcovitch, Andrea Marques, Lenny e Ausländer. Dá para apostar no visual tanto com os fios soltos ou presos com gel. No quesito textura, os cabeleireiros da temporada se diviram entre os rebeldes "podrinhos" e excessivamente polidos e escovados.

 (*com reportagem de Fabíola Ortiz)