Topo

Cílios postiços são tendência entre famosas e personagens da TV; saiba como usá-los

Giovanna Ewbank e Kim Kardashian abusam dos cílios postiços para valorizar o olhar - AgNews e Getty Images/Montagem
Giovanna Ewbank e Kim Kardashian abusam dos cílios postiços para valorizar o olhar Imagem: AgNews e Getty Images/Montagem

Luciana Hruby

Do UOL, em São Paulo

26/06/2012 07h15

Os cílios longos e volumosos estão em alta. É comum encontrar famosas com os olhos superdestacados em capas de revistas, festas e até mesmo em cenas de novela. Porém, algumas vezes, apenas o curvex e a máscara não são suficientes para conseguir este resultado, e é aí que os cílios postiços ganham cada vez mais adeptas.

A socialite americana Kim Kardashian é conhecida por não abrir mão do acessório, nem mesmo no dia a dia; já é quase uma marca registrada. Aqui no Brasil, a cantora Ivete Sangalo, a atriz Giovanna Ewbank e Claudia Abreu - que interpreta a personagem Chayene na trama "Cheias de Charme", da Rede Globo - são algumas das famosas que também recorrem aos fios falsos para compor a maquiagem em produções de olhos poderosos e marcantes.

  • A personagem Chayene, da novela "Cheias de Charme", é adepta dos cílios extravagantes

O produto auxilia, principalmente, quem tem pelos curtos, finos ou escassos, e está disponível em duas versões: inteiros ou em tufos. O primeiro é o mais perceptível e fácil de colocar – melhor opção para quem é inexperiente no assunto. Basta aplicar a cola, encostar próximo a raiz dos cílios e apertar levemente com o dedo. “Para não incomodar, o ideal é cortar uns dois fiozinhos da ponta que será colada no canto interno”, aconselha Cleo Sampaio, designer de implante de cílios, do salão Fashion Clinic, do Rio de Janeiro.

Os cílios em pedaços menores requerem maior habilidade. Mas, por outro lado, eles se misturam melhor aos pelos naturais e dão um efeito sutil ao visual. Geralmente, são necessários cinco ou seis tufos em cada olho. Uma pinça pode facilitar a aplicação.

Algumas marcas já oferecem opções em diferentes tamanhos. Os menores são indicados para o canto interno dos olhos, os médios para o meio e os maiores para o canto externo. “O segredo é usar pouca quantidade de cola e, depois de passá-la nos cílios postiços, esperar alguns segundos para grudá-los na raiz dos fios naturais”, revela a maquiadora Luciane Sales.

Para retirar, não puxe o acessório com força e nem esfregue os olhos. Segundo Luciane, a água morna é a melhor opção para soltar a cola - basta molhar um algodão e aplicar delicadamente sobre os olhos. E não pense que os cílios falsos são descartáveis. É possível reaproveitar apenas limpando com demaquilante antes de guardar. Para isso, prefira uma máscara que não seja à prova d' água.