Topo

Especialistas dão dicas para manter a pele livre das irritações causadas pelo barbear

Ao se barbear, tenha em mente que os fios devem sempre ser raspados no sentido do crescimento para evitar pelos encravados ou inflamados - Thinkstock
Ao se barbear, tenha em mente que os fios devem sempre ser raspados no sentido do crescimento para evitar pelos encravados ou inflamados Imagem: Thinkstock

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

10/07/2012 08h00

O ato de barbear-se diariamente é quase inevitável para a maioria dos homens, ou por uma opção estética ou mesmo uma exigência profissional. E este ritual feito em casa faz do Brasil o segundo maior mercado em lâminas de barbear, com 1,1 bilhão de unidades vendidas anualmente, segundo dados da Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.  

E, mesmo com a repetição do ato, algumas dúvidas surgem: como fazer para evitar os pelos encravados ou inflamados? Como amenizar a sensação de pele irritada pós-barbear? E o que fazer em caso de cortes? Especialistas consultados por Hora H dão dicas que vão lhe ajudar a manter a pele lisinha e a tirar o melhor proveito do aparelho descartável.


Cuidados que você deve ter antes de fazer a barba

 

Curiosidade: A invenção do aparelho de barbear

Quando King Gillette começou a pensar em criar algo de impacto, recebeu o conselho de William Painter , inventor da rolha de cortiça: "Melhor do que inventar um produto que todo mundo use, é fabricar um produto que todos usem, joguem fora e depois voltem para comprar mais”.

Com isso em mente, em uma manhã de 1895, ao fazer a barba, ele idealizou um aparelho que revolucionou o ato de barbear. Um sistema de longa durabilidade que utilizasse lâminas descartáveis. O segredo não era propriamente o aparelho, e sim a lâmina, uma camada fina de aço afiada dos dois lados, que poderia ser usada algumas vezes e depois substituída.

Mas faltava ainda a tecnologia. Seis anos se passaram até que Gillette encontrasse o sócio certo: William Nickerson, engenheiro mecânico de sucesso, formado no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), que acreditou na lâmina de barbear e decidiu fabricá-la, contrariando expectativas pessimistas de especialistas da época.

Assim, Gillette fundou, em Boston, nos Estados Unidos, em 1901, a"Gillette Safety Razor Company". Em apenas dois anos, lâminas e aparelhos foram colocados à venda, inaugurando a era de produtos descartáveis, que se estendeu a diversas outras categorias de produtos.

“Antes de fazer a barba, é importante estabelecer alguns cuidados diários da pele: esfoliação semanal (duas vezes por semana é o ideal) e limpeza com um sabonete em gel de pH neutro. A limpeza diária também é fundamental para remover impurezas e controlar a oleosidade excessiva, pois evita a formação de cravos e comedões, que causam inflamações”, recomenda Thais Pepe, médica especialista das sociedades brasileira e americana de dermatologia.

De acordo com a dermatologista, as impurezas são os principais fatores que favorecem o aparecimento de pelos encravados em homens, pois obstruem os poros, aumentam a oleosidade e promovem o nascimento de cravos e espinhas. Outros fatores que podem influenciar numa pele em desequilíbrio, são estresse, uso equivocado de cosméticos que podem ocasionar uma alergia e má alimentação.

Os aparelhos descartáveis devem ser usados com cuidado para homens com peles mais sensíveis ou com acne, pois costumam ter problemas de foliculite. “A foliculite é uma infecção bacteriana causada pelo trauma da lâmina de barbear. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, e principalmente pela raspagem dos pelos. É, na verdade, bem frequente entre os homens”, avalia Thaís Pepe. Para isso é fundamental seguir a orientação de somente usar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos: raspá-los no sentido contrário facilita a aparição de mais pelos encravados e, consequentemente, aumenta a chance de inflamação.

Passo a passo da barba com aparelho descartável

“O quarteto água quente, creme ou gel, lâmina e loção pós-barba é mais do que suficiente para garantir uma barba bem feita”, afirma a dermatologista Karla Assed, membro das sociedades brasileira e internacional de dermatologia.
1. Passe a lâmina ou o barbeador no sentido em que os pelos crescem. Assim, você evita que eles encravem conforme crescem e deixa o rosto menos sensível.
2. Descarte a lâmina. O ideal é jogá-la fora após três ou quatro barbeadas. As lâminas velhas e usadas cortam, arranham e queimam a pele, especialmente aquelas mais sensíveis.
3. Se você tem bastante acne, barbeie-se com bastante calma e cuidado. Evite passar o aparelho nas espinhas inflamadas para evitar possíveis cicatrizes.
4. Depois de barbear lave o rosto com água fria, que é a única capaz de fechar os poros e dar mais brilho e maciez à sua pele. Só depois de limpo é que você deve aplicar a loção pós-barba. Pra quem tem espinhas, vale substituir a loção por um tônico ou gel secativo.

Outra dica, esta de Alexandre Y. Okubo, dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é sempre enxugar a pele com uma toalha macia, e nunca esfregá-la no rosto para não causar irritação. Ele também reforça os benefícios do uso das loções pós-barba: “Elas têm princípios ativos bactericidas, calmantes e cicatrizantes. Além de hidratar a pele também”, diz o especialista.

Como agir em caso de cortes
Os cortes ocasionados por lâminas descartáveis não são profundos, mas lembre-se de não usar as que estão enferrujadas ou muito gastas.  “Basta lavar com água e sabonete e pressionar com algodão ou gaze por cerca de dois minutos ou até estancar o sangue”, recomenda Alexandre Okubo.