Topo

Cachos saudáveis e bonitos: aprenda o que fazer e o que evitar para conquistar ondas perfeitas

Dê adeus à ditadura dos fios alisados e aposte em bons cortes e hidratações para deixar os cachos lindos - Thinkstock
Dê adeus à ditadura dos fios alisados e aposte em bons cortes e hidratações para deixar os cachos lindos Imagem: Thinkstock

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

16/07/2012 07h12

Uma pesquisa feita pelo Ibope em 2011, encomendada por um grupo fabricante de produtos de beleza, mostrou que 68% das mulheres brasileiras têm alguma ondulação nos cabelos: fios cacheados (26%), ondulados (26%) e crespos (16%). E nos salões de beleza, outro dado, esse não formal, mostra que elas cada vez mais buscam assumir os cachos e fazem de tudo para mantê-los bonitos e bem cuidados. “Já era aquela história de não assumir os cachos, de que cabelo bonito tem que ser liso. A mulher brasileira agora percebe que o cabelo ondulado ou cacheado é sexy, feminino. A palavra de ordem atual é liberdade, movimento. E assumir esse estilo traz essa libertação”, diz o cabeleireiro Eron Araújo, do Salão Blend, de São Paulo.  “Essa onda de liberdade está aparecendo agora, mas nós já apostávamos nela na década de 90. Sempre incentivamos as cacheadas a manterem sua identidade porque sabemos que muitas mulheres acabam cedendo à ditadura do cabelo liso, com a chapinha, produtos alisantes e mais recentemente, com o alisamento definitivo”, ressalta Lúcia Santana, Coordenadora Técnica das Cabeleireiras do Instituto Beleza Natural, do Rio de Janeiro, especializado em crespos e ondulados há 18 anos.

Hidratar é a palavra de ordem
Mas para exibir cachos incríveis, no entanto, não basta ser apaixonada por eles – esse tipo de fio tem características específicas e exige cuidados diários para ficar bonito e definido. Os problemas mais comuns são excesso de volume, indisciplina, frizz, falta de brilho e ressecamento no comprimento e nas pontas. “Por conta do formato em espiral, o óleo natural que sai do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas do cabelo, por isso ele é naturalmente ressecado, além de ser, na maioria das vezes, um cabelo muito fino e volumoso”, explica o cabeleireiro Célio Faria, proprietário do Instituto de Beleza que leva seu nome, em Belo Horizonte. Todos esses fatores contribuem para deixar os cabelos cacheados e crespos mais vulneráveis aos danos. “Por isso que a grande dica para as cacheadas é hidratar sempre os fios, para repor a umidade com produtos próprios para essa finalidade”, complementa Lúcia Santana, do Rio de Janeiro.