Topo

Saiba como tirar proveito dos cosméticos para manter a saúde e a beleza dos cachos

Os produtos do tipo leave-in são indispensáveis para a definição de cachos; especialistas recomendam o uso diário com os cabelos apenas úmidos - Thinkstock
Os produtos do tipo leave-in são indispensáveis para a definição de cachos; especialistas recomendam o uso diário com os cabelos apenas úmidos Imagem: Thinkstock

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

20/07/2012 13h22

Além da tesoura, os cosméticos também são grandes aliados no dia a dia das cacheadas, seja na batalha contra o volume e o ressecamento ou na hora de definir e deixar os cachos soltos e bonitos. E na lista dos favoritos, o leave-in – também conhecido como creme de pentear ou condicionador sem enxágue – é apontado por nove entre dez cabeleireiros como “o produto” imprescindível no nécessaire de quem tem alguma ondulação nos fios. “Faz toda a diferença para o cabelo cacheado porque além dos efeitos estéticos de reduzir o volume e o frizz, traz nutrição aos fios e hidrata as pontas, benefícios essenciais para esse tipo de cabelo”, resume o cabeleireiro Célio Faria, proprietário do Instituto que leva seu nome, em Belo Horizonte.

E pode ficar tranquila, o uso diário do leave-in não tem contraindicações, pelo contrário, é altamente recomendado, para garantir a hidratação necessária aos fios enrolados. “Não tem problema algum, mas para quem usa o cosmético diariamente, eu recomendo o uso de um xampu anti-resíduos a cada 15 dias, pois o acúmulo de produto, mesmo sendo de boa qualidade, pode deixar os fios pesados e opacos”, sugere Eron Araújo, do salão Blend, de São Paulo. “Para formar um cacho é necessário, em média, 100 fios, e o segredo de um cacho bonito é justamente manter esse fios unidos, portanto o leave-in é essencial nesse processo”, completa o especialista.

O poder dos cosméticos

Veja a seguir dicas infalíveis para potencializar o efeito dos produtos para fios cacheados
• Na hora de aplicar o leave-in, o cabelo não deve estar pingando. “Porque quando misturado à água o produto não tem o mesmo efeito”, frisa Lúcia Santana, Coordenadora Técnica das Cabeleireiras do Instituto Beleza Natural, do Rio de Janeiro. É como se o cosmético estivesse diluído. O ideal é que os fios estejam úmidos.
• De acordo com Lúcia Santana, o uso do leave-in não exclui a necessidade de um reparador de pontas. “Além de dar brilho, ele deixa os fios soltinhos”, justifica a especialista. Mas ela recomenda: “A quantidade utilizada é mínima, espalhe três gotas do produto entre as duas mãos e aplique em toda a extensão dos fios, amassando os cabelos”, ensina Lúcia. Vale lembrar aqui que o momento ideal dessa etapa é depois que o creme de pentear já estiver seco, isto é, os cachos definidos, durinhos, como se estivessem com um gel.
• Cuidado com finalizadores pesados, ao contrário do que se pensa, eles não trazem benefícios, nem turbinam a hidratação. “Isso dificulta a definição dos cachos. Na dúvida, escolha sempre o mais leve. Produtos menos concentrados, normalmente têm textura leve. É preciso cautela com os produtos que têm muito óleo”, alerta Eron Araújo.
• Depois que aplicar o leave-in é fundamental amassar os cabelos para facilitar a formação dos cachos. Nesse momento procure utilizar uma toalha de rosto, o resultado será impecável, além de remover qualquer excesso de produto, que pode comprometer o visual.
• Uma vez por semana (para quem lava todo dia ou em dias alternados) ou a cada quatro lavagens utilize um xampu anti-resíduos. O produto promove uma limpeza profunda, importante para quem utiliza cosméticos que permanecem no fio diariamente. Mas não deve ser usado com exagero, pois pode deixar as escamas eriçadas, fragilizando o cabelo.
• Para manter a hidratação em dia, uma vez por semana, ou a cada duas lavagens, substitua o condicionador habitual por uma máscara de tratamento instantânea, dessas que se aplica no banho. Elas são concentradas, por isso intensificam o poder de emoliência do fio.
• Se os fios estiverem muito danificados por química, alisamento artificial ou excesso de coloração é bom fazer um tratamento de reconstrução. O procedimento deve ser feito no salão, a cada dois meses ou em intervalos menores, dependendo das condições do cabelo. Para saber, é sempre bom conversar com o cabeleireiro.