Topo

Paletas de sombra são opções práticas para quem quer aderir às cores da temporada

Trio, quarteto ou quinteto: profissionais entregam as dicas para você não errar na hora da compra - Montagem/UOL
Trio, quarteto ou quinteto: profissionais entregam as dicas para você não errar na hora da compra Imagem: Montagem/UOL

Olivia Silveira

Do UOL, em São Paulo

01/08/2012 07h15

Os trios, quartetos ou quintetos de sombra são opções mais práticas quando comparadas com as embalagens unitárias. Além de economizar na compra, é possível ter a disposição, em um único estojo, cores harmônicas e que se complementam na hora de maquiar os olhos. Mas com tantas variações, fica difícil escolher o look da temporada sem que haja desperdício, já que sempre tem aquele tom menos usado ou o predileto que acaba primeiro. A dica é prestar atenção na proposta da maquiagem e escolher o produto como um todo.

“Os tons escuros dão profundidade e devem ser aplicados na pálpebra móvel (parte da pálpebra que cobre o globo ocular, entre os cílios e o côncavo) e no côncavo (parte mais funda dos olhos, entre a pálpebra e a sobrancelha). Já os claros iluminam e estão nas paletas para serem depositadas no arco natural da pálpebra e nos cantos internos dos olhos”, ensina o maquiador André Sartori, de São Paulo. William Ferrari, maquiador do Fashion Clinic, no Rio de Janeiro, avisa que os beges, cor da pele, são os mais fáceis de combinar com qualquer sombra escura. “O branco fica muito artificial. Já o nude pode ser aplicado abaixo das sobrancelhas sem medo”, explica.

Segundo os maquiadores, usar três cores na maquiagem dos olhos é suficiente. Por exemplo, a combinação que estará com tudo na próxima temporada, de acordo com André Sartori: “preto com pigmentos brilhantes esfumado na pálpebra móvel,  marrom acobreado no centro da pálpebra para colorir e rosa claro perolado iluminando o canto interno do olhar”. Some a essas três cores um dourado – que ajudará a criar estilos diferentes – e você tem em mãos um quarteto da moda, porém cuidado com os produtos brilhantes. “Quem tem linhas de expressão , vincos ou pés de galinha, deve apostar sempre em estojos de sombras opacas porque o brilho ressalta esses probleminhas”, adverte William Ferrari. Para ele, o dourado e o rosa também estarão em alta ao lado do azul carbono e das variações do roxo.

O básico

Um estojo de sombras curinga tem preto, marrom, bege e pêssego. Você otimizará o uso das quatro cores esfumando o marrom ou o preto, colocando o pêssego no centro e usando o bege para iluminar o look. O marrom também pode ser usado para uniformizar as sobrancelhas. Porém, os objetos de desejo vão além do pretinho básico e o que não faltam são estojos supercoloridos para fazer as mulheres sonhar. “Eu acabo comprando o que acho mais bonito, mesmo já tendo aquela cor na maleta”, confessa William. “Dos estojos mais baratos aos mais caros, gosto de tudo, e acho que a mulher deve experimentar combinações diferentes, testar”, completa. Para não errar, basta segurar a mão na hora de usar os tons claros do kit. “Vale lembrar sempre de nunca usar dois tons claros nos olhos. Eles servem apenas para iluminar. Pode esfumar o ossinho acima da pálpebra, passar abaixo das sobrancelhas, nos cantos internos dos olhos, um pouquinho no meio da pálpebra móvel. Mas é preciso usar com parcimônia”, avisa André.

Quentes x frios

A moda hoje é democrática e todo mundo pode arriscar uma tonalidade diferente, como o azul, que integra o time das cores frias, ao lado dos verdes e lilás. A dica para não exagerar é fazer um traço com a sombra dessa cor bem rente aos cílios e analisar o resultado. Então use o marrom para marcar o côncavo e um tom claro para iluminar. Na cartela de cores quentes estão os roxos, marrons e alaranjados. “Eu acho o marrom avermelhado uma cor poderosa e que fica bem em todos os tons de pele. Basta usá-lo como base e brincar com pitadas de dourado e bege”, conta William.

Em linhas gerais, André Sartori ensina que quanto mais escura a cor da sombra, mais intensidade e profundidade ganha o olhar – e isso vale para todas. Já quanto mais morena for a sua pele, mais fechados os tons da sombra podem ser, porque as nuances mais abertas, como um azul turquesa, por exemplo, caem muito melhor nas peles bem brancas. “No mais, escolha o seu estojo de sombras pelo conjunto e não por causa de uma única cor. Algumas marcas oferecem a opção de montar o próprio estojo, mas os prontos trazem combinações da moda e funcionais, você só precisa encontrar utilidade para cada uma das tonalidades”, arremata.