Topo

Esmalte ralinho e tons pastel são novidades no verão das "periguetes delicadas"

Coleção Viagem Translúcida apresentada pela Colorama durante a segunda edição do Nails Fashion Week - Reprodução
Coleção Viagem Translúcida apresentada pela Colorama durante a segunda edição do Nails Fashion Week Imagem: Reprodução

Carina Martins

Do UOL, em São Paulo

06/08/2012 19h14Atualizada em 11/11/2014 18h16

As periguetes vão agarrar o verão a unha. É o que deixam claras as propostas apresentadas pelos fabricantes de esmaltes na segunda edição do Nails Fashion Week, que começou nesta segunda-feira (06), em São Paulo. O evento, que já nasceu célebre graças ao inusitado de seus desfiles em que dedinhos fazem as vezes de modelos nas passarelas, apresentou as coleções de marcas como as estrangeiras OPI e Mavala e as brasileiras Colorama, Avon e Super Pérola para a temporada de primavera/verão 2013.  

Todas, sem exceção, foram explicitamente criadas para mulheres ousadas, joviais, independentes e alegres, e têm nomes ou referências invariavelmente sugestivos. Um universo que Suelen conhece como a própria mão.

A Avon Color Trend batizou sua coleção de “Conto de Fadas às Avessas” e distribuiu um kit que propunha que as moças se divertissem com os sapos enquanto o príncipe não chega. Mais explícita, a Super Pérola chamou sua linha de “Pega Rapaz” e usou um par de algemas como logotipo, que, segundo a marca, “sugere atitudes apimentadas e celebram com jovialidade o poder de sedução feminino”.

Apesar de ter um amarelo cremoso (Fica Comigo), a coleção, da Super Pérola destoa das demais por ainda apostar em esmaltes com efeitos dramáticos. Há um branco com sutil brilho dourado (Me Liga) e um "duochrome" metalizado vinho (Caso Sério). A balada pesada da Super Pérola está bem distante do flerte alegre das outras coleções, que seguem uma tendência mais coesa.

No meio do caminho fica a coleção da OPI, inspirada na liberdade da Holanda, e cujo destaque é o laranjão hit do ano. Ainda com muitas opções com efeitos de brilho e cores dramáticas, a linha Holland separou alguns tons de suas 12 cores para começar a caminhar para o lado da suavidade, com verde pastel, rosinha e azul claro.

Isso significa que as cores continuam divertidas e longe da prisão dos “misturinhas”.  Mas agora a tendência das unhas coloridas está mais do que consolidada, e as moças estão seguras de si. Assim, o volume baixou um pouco. Praticamente nada dos dramáticos metálicos, dos neons do passado e do sempre polêmico glitter. As opções são mais delicadas, com muitos lançamentos em tons pastel.  As princesas moderninhas da Avon, por exemplo, vão de azul claro (Princesa em Fuga ), verde pastel (Sapo Encantado) e um bonito rosinha alaranjado (Beijo Adormecido).

É também o caso da suíça Mavala, que trouxe sua coleção Delicious Colours, a mesma à venda atualmente no verão do hemisfério norte, com seis cores inspiradas em doces, balas e sorvetes e descritas pela empresa como “um rosa fofo” (Candy Floss)  e “amarelo como baunilha” (Lemon Cream).

Unindo a tendência do colorido um pouco mais delicado à vontade de trazer para a festa as consumidoras que ainda resistem às cores, a Colorama trouxe a única novidade real da temporada. Sua coleção “Viagem Translúcida” tem acabamento transparente e brilho natural. Na prática, é como se o esmalte ficasse mais “ralinho”, quase como se só se usasse uma demão – mas com acabamento, sem manchar. A ideia é atrair as mulheres que ainda não se sentem confortáveis em experimentar novas paletas. Para isso, propõe sete cores: lilás (Bola de Gude), laranja (Chá), branco (Espuma), verde (Orvalho), roxo (Gota), fumê (Sombra) e rosa (Vitral).