Topo

Saiba como deixar as pernas bonitas antes de encarar a moda da fenda dos vestidos

Angelina Jolie, Sabrina Sato e Lea Michelle exibem pernas torneadas através da fenda do vestido - Getty Images e AgNews
Angelina Jolie, Sabrina Sato e Lea Michelle exibem pernas torneadas através da fenda do vestido Imagem: Getty Images e AgNews

Olivia Silveira

Do UOL, em São Paulo

07/08/2012 07h10

Angelina Jolie, Sabrina Sato, Alessandra Ambrósio e Lea Michelle são algumas das famosas que foram flagradas recentemente com fendas generosas em eventos de gala. A moda, que chegou até o tapete vermelho e promete ser hit da temporada, exige não só um vestido sofisticado, mas também pernas bonitas e bem tratadas. Um par de coxas torneadas, uma pele macia, reluzente e sem celulite são dicas essenciais antes de aderir à tendência.

A maquiagem corporal é o principal segredo das celebridades para exibir a aparência perfeita. Em versão creme ou spray, o produto disfarça imperfeições, machucados e até aqueles vasinhos indesejados, deixando a pele com aparência aveludada. A técnica, aliás, é a mesma usada em desfiles de biquíni. Já para quem pretende conquistar aquele bronzeado sem sol, dar uma cor ao visual, o autobronzeador é o mais indicado. Ele deve ser aplicado um dia após a esfoliação, quando a superfície estiver livre de células mortas e uniforme. “Três vezes por semana é o ideal para deixar as pernas com textura leve”, ensina a dermatologista Thais Pepe, de São Paulo. O importante é espalhar o líquido de forma uniforme para não haver manchas.

Outro ponto importante é hidratar a perna todos os dias com um cosmético que contenha ureia na formulação. O ativo tem a vantagem de se ligar às moléculas de água e manter a hidratação por um período mais prolongado, além de conferir brilho natural e beleza. “Não esqueça de beber muita água, evitar refrigerantes e doces. No fim do dia, coloque as pernas para cima para melhorar a circulação e aliviar o inchaço”, lembra  Alessandra Dianin, professora da Bio Ritmo Academia, em São Paulo. O momento é ótimo para fazer uma boa massagem com um creme relaxante para deixar as pernas mais leves e drenadas para a próxima batalha – que também pode ser encarada com uma camada de óleo para banho, truque antigo, mas sempre eficaz.



 Exercícios e tratamentos estéticos também contribuem

Mas belas pernas não são apenas truques de maquiagem, incluir atividade física e sessões de tratamentos estéticos na rotina podem ajudar a conquistar um resultado rápido e duradouro. “Atividades aeróbias, como pedalar e nadar, deixam suas pernas mais bonitas, mas nada como a musculação para completar”, entrega Alessandra. Você pode fazer exercícios localizados fáceis, em casa mesmo. “Para começar, três séries de dez repetições de três exercícios: agachamento, stiff e afundo, três vezes por semana em dias alternados já farão diferença no tônus muscular, em pouco tempo”, ensina. Quando ficar fácil, não aumente as repetições mas coloque carga nos exercícios, segurando halteres de um a quatro quilos, gradativamente.

Para potencializar o resultado e dar um empurrãozinho na genética, os aparelhos aliados à beleza oferecem soluções que melhoram o aspecto das pernas com pouco esforço. “Atualmente, associar os tratamentos Ulthera e VelaShape é a medida mais eficaz para combater flacidez e celulite das pernas”, conta Thais. O primeiro funciona à base de ultrassom, que estimula a produção de colágeno. “Não tem contraindicação e pode ser feito por qualquer mulher que apresente flacidez. O procedimento feito em consultório demora cerca de 30 minutos e requer anestesia local, porque é dolorido, mas todas as atividades estão liberadas logo após a sessão”, descreve a dermatologista.

Já o VelaShape combate até 70% da celulite porque associa quatro tecnologias: radiofrequência, infravemelho profundo, suave massagem mecânica e sucção. Indolor, mostra resultados nas primeiras sessões. “Cada caso é único, mas oito a dez sessões, duas vezes por semana, costuma ser o recomendado”, conta Thais. A máquina aquece o tecido subcutâneo, ativa o metabolismo na região, promove a redução da célula de gordura e leva à diminuição da celulite e também da flacidez.

A drenagem linfática ainda é uma ótima opção para eliminar o inchaço e minimizar o aspecto da celulite. “Associá-la com aparelhos para queima de gordura e tonificação é o ideal para deixar as pernas bonitas”, recomenda Maria Helena Lauria, gerente da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro.