Topo

Vaidosos assumidos, homens aderem aos tratamentos estéticos, do filtro solar ao laser

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

08/08/2012 07h40

Passar um bom tempo em frente ao espelho ou escolhendo o melhor cosmético não é mais exclusividade das mulheres – os homens resolveram assumir sua vaidade e se dedicar mais aos cuidados com a beleza. Tanto é que se foi o tempo em que no nécessaire deles tinha apenas xampu, desodorante e creme para barbear. Hoje, os três itens básicos dividem espaço com protetor solar, creme antiidade, hidratante facial e labial, sabonete líquido, perfume e até esfoliante. “O homem se transformou e ampliou seus horizontes, dando mais espaço para a expressão de sua sensibilidade e beleza”, justifica o psiquiatra Luiz Cuschnir, coordenador dos grupos de psicoterapia de gênero do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Só é preciso dosar para que a vaidade não seja excessiva. “Se cuidar significa perceber suas necessidades e conseguir supri-las, além de conquistar bem-estar físico e psicológico. Sentir-se mais bonito ou mais atraente, o estimula a ser mais sedutor. Virilidade, poder, segurança e autoconfiança podem aparecer como resultados positivos desse cuidado com a aparência, mas se forem equilibrados e adequados”, ressalta o médico.

 

Eles confessam

O empresário César Sucupira, 36 anos, de São Paulo, se diz vaidoso desde que nasceu e apaixonado por perfumes, mas tem cautela. “Procuro não exagerar nos procedimentos estéticos. Faço sessões de laser no rosto quando é necessário e tratamento para reforçar o cabelo, mas sempre com a orientação do meu dermatologista”, revela César, que confessa ter se inspirado nos cuidados de sua mãe, que sempre foi vaidosa e zelosa com a saúde. “Esses cuidados me acompanham desde a infância, fizeram parte da minha criação, assim como o dever de casa”, ilustra o paulistano.
Já o empresário Marcelo Macedo, 36 anos, de São Paulo, conta que começou a se cuidar aos 18 anos e se mostra um profundo conhecedor dos benefícios da cosmética. “Procuro usar produtos que façam bem à minha pele e cabelos e uso protetor solar todos os dias. Pele hidratada é mais saudável. Não saio de casa sem passar um bom hidratante, sempre com componentes extras que ajudam a mantê-la jovem, como os ácidos e os antioxidantes. À noite costumo usar ácidos e não dispenso um creme com colágeno. Para o cabelo uso xampus que previnem a queda. Perfume também, uso regularmente”, diz Marcelo, que preza principalmente a saúde da pele. “Quero apenas ter uma pele saudável, coerente com minha idade. Não me preocupo em ter a pele esticada ou totalmente lisa, mas hidratada e bem cuidada”, finaliza.


O mercado e o consumo
A indústria cosmética comprova essa transformação da ala masculina. De acordo com uma pesquisa realizada em 2011 por uma marca líder do segmento de barbear, o mercado de beleza masculina cresce em média 25% ao ano e de cada dez homens oito cuidam não apenas de sua higiene pessoal, mas também da beleza. A conclusão do estudo é que a expectativa do segmento de beleza masculina dobre em cinco anos.  “Os homens preferem uma rotina simplificada, com um ou dois cremes no máximo, que tenham consistência leve e não deixem a pele melada. A grande maioria não abre mão de protetor solar e creme antiidade, com isso garantem um escudo contra o envelhecimento precoce”, relata a dermatologista Maria Fernanda Tembra, de São Paulo, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
E essa vaidade masculina não fica restrita às prateleiras e gôndolas de lojas especializadas em beleza, ela se reflete em clínicas de estética, por exemplo.  “Cerca de 20% de nossos clientes são homem com uma demanda crescente”, revela Simone Bueno, diretora do SPA Longevity by Sisley, de São Paulo. “Nos últimos dois anos tivemos um aumento de aproximadamente 30% do público masculino. Atualmente atendemos mais de 20 homens regularmente, sendo que alguns realizam tratamento mensal, outros a cada sete ou quinze dias”, relata a esteticista Roseli Siqueira, de São Paulo, que criou um espaço exclusivo para o atendimento dos homens em seu Centro de Estética Integrada.

O que mais os aflige
De acordo com especialistas, a idade média que representa um divisor de águas entre o homem despreocupado e o homem vaidoso é 30 anos. É nessa fase que ele sente necessidade de experimentar um cosmético anti-sinais, começa a caprichar nos cuidados com a beleza e vai pela primeira vez ao dermatologista. O motivo principal desses cuidados é o medo da calvície, que na fase inicial, é um problema que até pode ser tratado com cosméticos, remédios e massagens, mas em um segundo estágio é preciso tratamentos com laser e injeções de substâncias que melhorem a nutrição e crescimento dos fios. “Quando se torna avançada, e ainda é genética e precoce, a partir dos 20 anos, a única solução é o implante”, explica o cirurgião plástico Marcelo Daher, do Rio de Janeiro, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.


Outro responsável pela visita dos homens ao médico é o desejo de frear a ação do tempo, principalmente no rosto, que é mais aparente. “Os procedimentos que mais realizo entre eles é o preenchimento para rugas em volta da boca e no vinco nasogeniano. Mas a aplicação de Botox na testa e em volta dos olhos também é bastante procurada para suavizar as marcas de expressão”, confirma Maria Fernanda. Os mais corajosos ainda conseguem encarar o bisturi, em nome de uma aparência melhor. “O rejuvenescimento facial é a grande preocupação dos homens. Um dos procedimentos mais procurados no consultório é o tratamento para melhorar as pálpebras. A blefaroplastia corrige os excessos de pele, gordura e flacidez muscular na região e trata as olheiras e bolsas sob os olhos, dois fatores que tornam o visual pesado e dão a impressão de que a pessoa está sempre cansada”, esclarece Marcelo Daher.

Quando o assunto é corpo, a campeã das angústias é a gordura localizada, que nos casos menos graves pode ser resolvida com diversos aparelhos de tratamento estético e nos casos mais intensos, com cirurgia. “Cresce a cada dia a procura pela lipoaspiração dos flancos, pelos homens que desejam se livrar dos pneuzinhos. Muitos têm dificuldade de ver resultados só com exercícios físicos, então recorrem à lipo”, confirma Marcelo Daher.