Topo

Perfumaria aposta em fragrâncias com notas gustativas para o verão; veja os lançamentos

Notas inspiradas em doces prolongam a sensação de perfumação na pele - Divulgação/Montagem
Notas inspiradas em doces prolongam a sensação de perfumação na pele Imagem: Divulgação/Montagem

Luciana Hruby

Do UOL, em São Paulo

15/08/2012 07h10

Doces e sensuais, as notas que lembram o cheiro de caramelo, baunilha, mel e outros alimentos gostosos foram destaque das fragrâncias lançadas recentemente na Beauty Week, em São Paulo. O evento que traz as novidades em perfumes e cosméticos internacionais reuniu diversas marcas para apresentar a aposta da nova temporada.

Os vidrinhos que aguçam o paladar chegam com uma proposta gustativa, também conhecida como "gourmand". Além do toque adocicado, também possui um certo frescor que equilibra e dá o contraponto. “O pioneiro dessa família foi o Angel, de Thierry Mugler, bastante audacioso de criar um perfume com notas pesadas de baunilha e chocolate, em 1992”, conta Julia Fernandes, gerente de design olfativo da casa de fragrâncias IFF, em Nova York.

E é justamente pelo toque fresco, também conhecido das fragrâncias cítricas e florais, comuns na temporada, é que os perfumes com "cheiro de comida" não ficam restritos apenas para uso à noite ou em dias frios. “O que precisa é ter parcimônia para que não fique exagerado e enjoativo”, lembra Renata Ashcar, especialista em perfumes e autora do livro “Brasilessencia: A Cultura do Perfume”.

O controle também vale para o ambiente de trabalho. “Costumo pensar que esses perfumes são como uma roupa extravagante, cheia de detalhes e brilho. Você usaria uma peça com tanta personalidade em um escritório?”, compara Julia Fernandes. Canela, cana de açúcar e algodão doce também aparecem entre os lançamentos que chegam às prateleiras para o verão.