Topo

Sombra cinza está em alta; maquiadores ensinam como usar

Sandra Bullock é adepta da sombra cinza e variações do tom para compor a maquiagem - Getty Images
Sandra Bullock é adepta da sombra cinza e variações do tom para compor a maquiagem Imagem: Getty Images

Olivia Silveira

Do UOL, em São Paulo

27/08/2012 07h10

A beleza dos últimos desfiles de Valentino, Chanel e Armani confirmaram o que algumas celebridades já apontavam como tendência no tapete vermelho. Mila Kunis, Kristen Stewart, Sandra Bullock e Emma Stone são algumas das adeptas da sombra cinza na produção da maquiagem. “O tom fica melhor em quem tem pele mais clara. A beleza das morenas fica mais realçada com tonalidades escuras, como o cinza forte ou chumbo”, avisa Juliana Racoza, maquiadora do Studio W Iguatemi, em São Paulo.

As mulheres mais maduras precisam tomar cuidado com o acabamento da cor e escolher os produtos mais opacos, já que os cintilantes e metalizados evidenciam linhas de expressão. O melhor jeito de usar, segundo Will Ferrari, maquiador do Fashion Clinic, no Rio de Janeiro, é seguindo alguns cuidados na aplicação da sombra escura. Deixe o traço mais concentrado rente aos cílios superiores, esfume em toda a pálpebra móvel e limpe o excesso da região abaixo dos olhos para não criar olheiras sem querer. “Um jeito prático de usá-la é aplicando uma sombra clara (bege, por exemplo) em toda a pálpebra para criar uma base ou arrematar o esfumado com um traço gatinho de delineador preto”, completa. O prata, por ser mais brilhante, fica como opção de acabamento ou para dar um toque de luminosidade ao visual.


Truques e toques

De acordo com os maquiadores, sombras com pigmento não muito escuro tendem a tirar o contorno do olhar, por isso, não deixe de usar lápis, ou delineador, e muitas camadas de máscara para cílios. “Não esqueça do corretivo na região das olheiras, pois o cinza é um tom frio e pode potencializar a cor escura da área”, alerta Juliana. E o primer também é uma boa pedida para realçar a cor. “Depois aplique a sombra cinza com um pincel mais firme até o côncavo e esfume com um pincel mais gordinho e macio para eliminar a marca da sombra. É possível criar um 'smokey eyes' lindo para uma festa”, ensina a maquiadora.

“Para não errar, batons cor de boca ou levemente rosados fazem a dupla perfeita”, conta Juliana. Will concorda: “as cores claras, da paleta dos nudes, por exemplo, transmitem sofisticação”, justifica. Porém, o cinza claro com um traço grosso de delineador preto fica lindo com lábios mais escuros, como cereja. “Dependendo da textura – opaco ou metalizado – e da intensidade do cinza, um batom escuro ou colorido pode tirar o foco dos olhos”, avisa Juliana. Portanto, analise o seu objetivo e abuse da cor em frente ao espelho.