Topo

Cabelo raspado na lateral faz sucesso entre as famosas; copie o corte

Cassie, Miley Cyrus e Rihanna são adeptas do cabelo raspado na lateral  - Getty Images/Reprodução Twitter
Cassie, Miley Cyrus e Rihanna são adeptas do cabelo raspado na lateral Imagem: Getty Images/Reprodução Twitter

Tatiana Izquierdo

Do UOL, em São Paulo

30/08/2012 07h10

A moda agora é raspar a lateral do cabelo. Miley Cyrus radicalizou o visual e é a mais nova adepta da tendência "sidecut". A cantora publicou uma foto nas redes sociais em que aparecia com cabelos curtinhos e a lateral direita da cabeça raspada. Rihanna, a rainha da transformação, também não deixou por menos e já exibe a novidade em meio aos seus longos cachos. O corte é o queridinho das famosas que querem exibir uma imagem ousada e marcante.

O estilo foi apresentado ao mundo na década de 70, quando o corte fazia parte de uma identidade visual da cultura punk-rock. Com o passar os anos, ele foi remodelado e ganhou um ar feminino, com fios mais longos na produção. “O corte é super comercial e possui até variações: tem quem prefira raspar a lateral inteira, chamado 'undercut', ou apenas fazer um detalhe menor na parte superior da cabeça, perto da orelha, o 'sidecut'", explica Samuel Jabes, cabeleireiro do salão Blend, em São Paulo.

Lateral raspada

  • Getty Image

    Alice Dellal e a cantora Cher Lloyd exibem o corte raspado e o penteado acima do ombro

 

Raspando a cabeça

Se você não tem medo de ousar, pode aderir à moda e raspar a cabeça sem medo. Samuel ressalta que o corte é adaptável para todos os tipos de cabelo, “já que o tamanho da parte raspada - e o ar radical - é escolhido pela cliente". 

Gabriela Gusso, cabeleireira do salão WM Vintage Club, em Sorocaba, explica que o visual pode ser feito com várias técnicas diferentes, dependendendo apenas do resultado desejado. Basta dividir a área a ser cortada dos fios compridos que vão compor o look. "Dá para usar máquina, tesoura ou navalha". Já Samuel prefere fazer o trabalho com máquina 1 ou 2. "Dá um ar mais sensual e estiloso para o corte", conta.

A manutenção varia de acordo com o tempo de crescimento e o tamanho do fio. “Se for muito curto, em 15 dias é preciso retocar. Se usar uma máquina maior, a diferença fica mais sutil”, explica Samuel. "A manutenção com tesoura dura  até 50 dias", completa Gabriela.

Penteados

As famosas costumam desfilar o "sidecut", ou sua versão "undercurt", com penteados que deixam a lateral raspada à mostra. Puxar os fios para um ombro só é uma opção. “Como é muito sensual, o bacana é criar estilos usando diversas jogadas de cabelo”, acredita Samuel. Você também pode escolher raspar uma área que pode ser escondida se repartir os cabelos ao meio.