Topo

Cor vibrante por mais tempo: especialistas dão dicas de como prolongar a tintura dos cabelos

Segundo os profissionais, os cabelos tingidos de ruivo são os que mais estão suscetíveis ao desbotamento - Thinkstock
Segundo os profissionais, os cabelos tingidos de ruivo são os que mais estão suscetíveis ao desbotamento Imagem: Thinkstock

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

05/09/2012 08h00

Pintar o cabelo é uma arma poderosa para levantar a autoestima e ainda aderir às últimas tendências, passando por uma transformação instantânea. Mas dá trabalho. Isso porque a responsabilidade com fios bonitos não acaba quando a mulher sai do salão ou termina de tingir os fios em casa. Pelo contrário, nesse momento começa outra missão: a de manter a cor vibrante por mais tempo. “Essa tarefa é ainda mais complicada para as mulheres que optam pelos tons avermelhados, pois as moléculas do pigmento vermelho são maiores, tornando sua penetração mais difícil. Resultado: desbota com muita facilidade”, esclarece o cabeleireiro André Czerwinski, do salão Vimax Art Hair Beauty, de São Paulo.

Os loiros -principalmente quando a cor natural dos fios é escura- são os que precisam de retoque mais frequente. “Se o cabelo crescer meio centímetro, a diferença de cor entre a raiz e o fio já fica muito evidente”, diz o colorista Wesley Nóbrega, do Studio W Higienópolis, de São Paulo.

Mas quem muda apenas dois ou três tons em relação à cor original dos cabelos fica menos escrava da coloração. “As cores mais práticas, nesse sentido, são aquelas que se aproximam do tom natural dos fios”, explica o cabeleireiro Felipe Freitas, do salão Crystal Hair, do Rio de Janeiro.  

Cor vibrante no dia a dia
Algumas dúvidas, como a frequência das lavagens, o uso de produtos próprios para fios tingidos e o uso do filtro solar sempre surgem quando o assunto é manter a cor. A seguir, os três especialistas consultados por UOL Mulher, Wesley Nóbrega e André Czerwinski, de São Paulo, e Felipe Freitas, do Rio de Janeiro, sugerem alguns cuidados para prolongar o efeito da coloração por mais tempo.

Existe algum problema em lavar todo dia?
André Czerwinski: Nos cabelos tingidos com colorações permanentes, não é a frequência de lavagens que provoca o desbotamento, mas a falta de cuidado. Por isso é importante usar os produtos específicos para fios tingidos e hidratar com máscaras de tratamento, além de evitar esfregar os fios molhados, para evitar atrito entre um fio e outro.
Wesley Nóbrega: Todo cabelo não só pode como deve ser lavado todo dia, para manter o couro cabeludo limpo e saudável.

Xampus, condicionadores, máscaras e cremes para pentear – específicos para fios tingidos – fazem diferença no prolongamento da cor?
Os três profissionais afirmam que é preciso, sim, usar os produtos próprios para cabelos coloridos. Aminoácidos contidos na formulação protegem a cor, assim como a vitamina E, um poderoso antioxidante, previne o desbotamento precoce e mantem a cor viva por mais tempo. Mais uma dica: “Nunca use xampu anti-resíduos para não desbotar a cor. E as loiras devem usar, uma vez por semana, um xampu ‘silver’ (com pigmentos violeta) para prevenir o aspecto amarelado, típico da cor”, acrescenta Felipe Freitas.

E o filtro solar, como usar?
Embora exista filtro solar puro para cabelos, é mais prático utilizar um finalizador com FPS, pois é um produto que permanece no fio, portanto funciona. Esse é um cuidado muito importante, visto que o sol é um dos fatores que alteram efetivamente a cor, desbotando o tom dos cabelos. “Os produtos leave-in devem ser usados diariamente, pois além de protegerem os fios das agressões diárias e do sol, evitam a oxidação do pigmento, o que prolonga a cor bonita por mais tempo”, explica André Czerwinski.

A importância da hidratação
Cabelos ressecados, quebradiços e porosos não seguram a cor, logo a hidratação é fundamental para quem quer manter os fios tingidos mais bonitos e viçosos. “Quanto mais poroso, mais o fio desbota”, endossa o colorista Wesley Nóbrega. “Um cuidado que funciona para manter o cabelo hidratado é usar as máscaras nutritivas específicas para cabelos coloridos, elas possuem vitamina E na formulação, e, assim, evitam o desbotamento e o ressecamento do fio. Elas podem ser aplicadas a cada dez dias, sempre após o uso de xampu e condicionador próprios para cabelos coloridos”, ensina André Czerwinski.