Topo

Sobrancelhas devem harmonizar com rosto e estilo pessoal; veja exemplos de famosas

Além de emoldurar o olhar, o desenho das sobrancelhas pode dizer muito sobre sua personalidade; dizem especialistas - Divulgação/TV Globo, Getty Images e AgNews
Além de emoldurar o olhar, o desenho das sobrancelhas pode dizer muito sobre sua personalidade; dizem especialistas Imagem: Divulgação/TV Globo, Getty Images e AgNews

Simone Sayegh

Do UOL, em São Paulo

10/09/2012 08h00

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe uma regra básica para adequar sobrancelha ao formato do rosto. O desenho, cor e espessura das sobrancelhas vão depender principalmente da textura, cor e traçado dos pelos que faz parte da característica natural da pessoa. “O que o profissional faz é melhorar o que já existe”, explica a designer de sobrancelhas Fátima Bahia, premiada pela American Academy of Micropigmentation (técnica que corrige imperfeições fio a fio). Além do mais, o formato da sobrancelha é baseado também na musculatura do rosto.  “Uma pessoa com o rosto redondo pode ter uma sobrancelha reta ou arqueada, depende do seu estilo e do formato original de sua sobrancelha”, explica. É claro que as falhas podem ser preenchidas, mas mudanças radicais devem ser evitadas. “A tendências são as sobrancelhas mais grossas e marcadas, mas cada rosto é único e adequado a um tipo específico de sobrancelha” explica.

De modo geral, sobrancelhas arqueadas transmitem sensualidade enquanto que sobrancelhas mais retas e próximas ao centro passam seriedade e força no olhar. Já sobrancelhas retas e afastadas uma da outra passam mais doçura e até um certo ar infantil. Com relação a espessura, quanto mais grossa a sobrancelha mais jovialidade e força ela passa. “Já sobrancelhas de pelo mais fino, e um pouco menos grossas, se harmonizam muito bem com rostos mais delicados”, explica.  Segundo Fátima as sobrancelhas fazem parte da expressão do olhar e podem compor um visual sensual, triste, sério ou infantil. Algumas vezes ela pode até “brigar” com o estilo da pessoa como é o caso das sobrancelhas retas e afastadas da atriz Mariana Ximenes, que passam uma infantilidade que entram em desacordo com o estilo da atriz, mais sensual.

Segundo o maquiador e designer de sobrancelhas Théo Carias, como as sobrancelhas são a moldura dos olhos elas devem ser harmônicas e sempre arrumadas. “A mais bonita é aquela que parece que não foi feita, bem natural”, acredita. Quem possui muitas falhas nos pelos, pode corrigi-las com lápis  dedicados para a região, ou mesmo uma sombra da mesma tonalidade. “Só não vale o exagero, que vai deixar o desenho muito ‘fake’”, adverte. As regras de estilo continuam as mesmas, sobrancelhas mais finas conferem um ar envelhecido enquanto  que  as mais grossas proporcionam jovialidade. “Mas tudo sempre deve depender do formato dos olhos, testa e nariz.”, conclui.