Topo

Clarear suavemente os fios traz leveza e deixa as madeixas com a cara da estação

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

22/11/2012 07h30

Cabelos claros são a cara do verão. Mas isso não quer dizer que as morenas e castanhas tenham que ficar fora dessa tendência. Ao contrário, com uma técnica sutil de clareamento, elas também podem tirar proveito do visual da temporada, sem perder a identidade.

Para começar, a palavra de ordem é leveza. Tanto que os coloristas nem consideram a técnica uma coloração, de tão leve que é o efeito. “Costumo indicar para quem nunca fez nada e tem receio de mudar, mas ao mesmo tempo quer um toque diferente no visual. O resultado é semelhante aos fios queimados naturalmente pelo sol, o mesmo que se tem depois de passar uns dias na praia”, ilustra a cabeleireira e colorista Ruth Damaris, do Studio W Iguatemi, de São Paulo.

Para alcançar esse resultado sutil, o produto clareador é aplicado nos cabelos molhados, condição que reduz a potência do oxidante e facilita o controle do clareamento. Outro fator que ajuda é aplicar o produto com as mãos, sem pincel, o que favorece o controle da quantidade aplicada. “Essa mudança sutil também dá um 'up' na pele. O rosto fica iluminado e mais leve, quebrando aquele ar pesado, em alguns casos, dos cabelos muito escuros ou loiros acinzentados”, explica Ruth.

O tratamento dispensa retoque e manutenção, visto que o efeito vai saindo naturalmente, à medida que o fio cresce e, como não é aplicado na raiz, não compromete a aparência. Para finalizar, Ruth Damaris ressalta: “é a técnica de clareamento menos agressiva que existe porque se usa uma quantidade de oxidante muito baixa, 10 volumes, ou emulsão; e sobre os cabelos molhados. Os dois fatores amenizam o risco de fragilidade nos fios”, afirma a colorista.