Topo

Formatura: especialistas ensinam como fazer a maquiagem durar até o fim da festa

É inevitável: na sua formatura você deve se emocionar e derrubar algumas lágrimas, por isso, siga os passos de Emma Watson - que não conteve a emoção na première de "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2" em 2011 - e invista em produtos fixadores e de longa duração para não acabar com o rosto borrado - Ian Gavan e Dave Hogan/Getty Images
É inevitável: na sua formatura você deve se emocionar e derrubar algumas lágrimas, por isso, siga os passos de Emma Watson - que não conteve a emoção na première de "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2" em 2011 - e invista em produtos fixadores e de longa duração para não acabar com o rosto borrado Imagem: Ian Gavan e Dave Hogan/Getty Images

Shâmia Salem

Do UOL, em São Paulo

23/11/2012 07h30

Quem planeja sair da sonhada festa de formatura com a beleza tão intacta quanto chegou precisa abrir o olho com dois grandes inimigos da maquiagem: a pele oleosa e a desidratada. Enquanto a primeira forma uma espécie de filme de óleo que dificulta a adesão do make no rosto, a segunda rouba a água contida na fórmula dos produtos, deixando-os craquelados e esfarelando. “Daí a importância de fazer uma boa limpeza e hidratação antes de iniciar as pinceladas, ainda mais nestes dias e noites quentes, já que o calor aumenta a transpiração e estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo dificultando ainda mais a fixação do make”, diz a maquiadora Juliana Rakoza, do salão Studio W Iguatemi, em São Paulo.

Feito isso, lance mão do queridinho dos profissionais: o primer. “Superfino, transparente e elaborado com um tipo especial de silicone, ele deve ser espalhado com a ponta do dedo para criar uma película que preenche temporariamente os poros, as linhas finas e as rugas, deixando a pele lisa, uniforme e sequinha para receber o restante da pintura”, explica a maquiadora Joana D’Arc, do salão C.Kamura, em Campinas (SP). Mas economize no produto, ok? Aplique apenas nas áreas problemáticas, ou seja, no centro da testa, no nariz e nas bochechas. “Caso contrário, a base vai grudar no primer e se concentrar em alguns pontos da face, dando a impressão de que você não sabe se maquiar, usou cosmético velho ou é toda manchada”, alerta Juliana Rakoza.

Na sequência vá de base de longa duração (há opções que prometem resistir até 18 horas!), que deve ser espalhada no rosto todo com o dedo ou um pincel específico (leia-se firme e de cerda sintética, que absorve menos produto e evita que ele se acumule). Sobre as imperfeições, caso de acne, cicatriz, vasinhos ou manchas, coloque corretivo, e para fixar tanto ele quanto a base use pó compacto. “É que justamente por ser em pó, ele é livre de óleo e capaz de manter a produção protegida da oleosidade da pele e da umidade do ar por algumas horas. Também pode ser retocado sem alterar a beleza do make no caso de você transpirar demais ou ficar com o rosto muito brilhoso”, diz a maquiadora Monica Passos, do salão Crystal Hair, no Rio de Janeiro.

Final feliz
Pele pronta, siga para os olhos. “Há primers especialmente criados para as pálpebras, e eles realmente são ótimos, já que a pele da região costuma ser oleosa e com o pisca-pisca faz a sombra sair do lugar e formar linhas que detonam o visual”, afirma a maquiadora Juliana Rakoza. Na falta desse primer, a especialista recomenda escolher sombra compacta e à prova d’água em vez de mousse ou creme, que são mais oleosas. Diante dessa oleosidade toda na região dos olhos, mais o risco de suar e chorar, já que festa de fim de ano e formatura são sempre embaladas pela emoção, nem precisa explicar a importância de adotar lápis e máscara para cílios também à prova d’água, certo?

“Os lábios também já têm um primer só para eles, que ainda têm a vantagem de disfarçar linhas finas e, consequentemente, evitar o visual código de barras”, avisa a maquiadora Priscila Pimenta, do salão Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro. Se ainda não comprou um, o truque para ajudar a fixar o batom é contornar a boca com lápis (da mesma cor do batom, sempre!. Mas se ela for mais intensa, passe o lápis também nos lábios e, por cima, batom, sendo que o mate dura mais por ser mais seco do que o cremoso).

Para arrematar, use blush mineral ou HD, sigla para “high definition”, na tradução, alta definição. “Por serem “oil free”, aderem super bem à pele, resistindo um pouco mais aos beijos do que as outras texturas do cosmético”, completa Priscila Pimenta. Se depois de todos esses cuidados você ainda ficar insegura sobre a durabilidade do seu make, arremate dando uma borrifada de água termal ou, caso prefira algo mais ‘forte’, de spray fixador de maquiagem no rosto.