Topo

Penteado com mecha torcida e ares vintage é tendência entre famosas; veja como fazer

Diane Kruger e Dita Von Teese exibem looks feitos com o rolinho na altura da franja - Getty Images
Diane Kruger e Dita Von Teese exibem looks feitos com o rolinho na altura da franja Imagem: Getty Images

Luciana Hruby

Do UOL, em São Paulo

06/12/2012 07h10

Sucesso na década de 50, o penteado com mecha torcida têm aparecido com frequência nos tapetes vermelhos. As famosas mais antenadas já adotaram o estilo para compor o look vintage, que surge como uma forte tendência da temporada. “Eles remetem ao visual das pin-ups e são sinônimo de estilo e sofisticação”, explica o cabeleireiro Evandro Ângelo, do salão C.Kamura, em São Paulo.

Também conhecido como "roll", o modelo com acabamento perfeito pede uma dose extra de spray de fixação para colocar todos os fiozinhos no lugar. Segundo Evandro, uma escova pequena, própria para penteados, e alguns grampos são suficientes para a elaboração do detalhe, que pode acompanhar tanto os cabelos presos, quanto os soltos. “A primeira versão combina com formaturas e casamentos. Para eventos informais, como um jantar ou um aniversário, a segunda é melhor”, conta.

 

  • Rihanna, Pink e a atriz chinesa Fan Bingbing exibem penteados retrô com estilo "rolling"

A mecha enrolada ou torcida geralmente aparece no topo da cabeça ou na frente, próximo à franja. “Na hora de fazer os rolinhos, vale usar os dedos ou bobes, que podem ficar escondidos sob os fios”, conta o cabeleireiro Felipe Freitas, do salão HBD Spa, no Rio de Janeiro. Para aumentar a durabilidade, um produto volumizador pode ser uma boa pedida para quem possui fios lisos, assim como o mousse que ajuda na sustentação. No caso de cabelos cacheados, é recomendado fazer uma escova rápida, apenas na parte próxima à raiz, para soltar as madeixas e deixar o penteado mais maleável.

É possível adaptar o visual para que a aparência não fique "envelhecida". “O segredo para um ar mais moderno é não deixar os fios muito polidos, nem usar roupas com o mesmo estilo retrô do penteado”, ensina Felipe. O profissional ainda indica a pomada e o spray de fixação para dar o arremate final.