Topo

Hit entre asiáticas, óleos são nova aposta para limpeza da pele

Luciana Hruby

Do UOL, em São Paulo

14/01/2013 07h10

Limpar a pele usando um produto à base de óleo pode parecer estranho. A primeira impressão é que o rosto ficaria com aspecto sujo ou melado, ao invés de bem cuidado e sem impurezas. Porém, apesar do termo, a formulação dos chamados “cleansing oils”, ou óleos de limpeza, também conta com substâncias emulsificantes, que facilitam o enxágue - diferente da maioria dos demaquilantes bifásicos.

Indicado para remover maquiagens de alta cobertura e protetores solares mais "pesados", o cosmético já faz sucesso entre as orientais. O produto da japonesa Shu Uemura, por exemplo, é um dos itens mais vendidos da empresa. Neutrogena, Shiseido, Lancôme, L' Occitane e Nars são algumas das marcas internacionais que também apostam na novidade.  No Brasil, por enquanto, estão disponíveis apenas os óleos da Dior e da M.A.C.  


“Comecei a experimentar o óleo de limpeza há cerca de um ano e meio, justamente na mesma época em que os protetores solares japoneses, que são extremamente resistentes à água, entraram na minha rotina de cuidados com a pele”, conta Pedro de Alcantara, aficionado por cosméticos asiáticos e dono do blog East to West Skin Care. “A remoção é extremamente fácil, diferente do meu limpador usual, não irrita e nem deixa resíduos oleosos. Deixa a sensação de pele mais limpa”, explica.

Frequência de uso

Segundo Emiro Khury, diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia, as brasileiras, que geralmente usam maquiagens e protetores solares com texturas leves devido ao clima tropical, não precisam de um óleo de limpeza para o dia a dia. O indicado é deixá-lo para ocasiões em que, por exemplo, o make for mais caprichado. “Aconselho a lançar mão desse recurso, no máximo, duas vezes por semana. Caso contrário, a camada de proteção natural da pele pode ser alterada”, diz Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Como usar

Coloque o óleo na palma das mãos secas (siga a quantidade recomendada pelo fabricante), esfregue uma na outra e aplique o produto no rosto também seco (incluindo a área dos olhos). Massageie suavemente, umedeça as mãos e passe-as novamente na pele até sentir que o óleo foi absorvido. Enxágue com água morna para eliminar quaisquer resquício de produto, sujeira e oleosidade, e seque com uma toalha.