Topo

Experts dão dicas para atualizar o visual dos cabelos cacheados

Camila Pitanga e Patrícia Pillar exibem o corte acima dos ombros e cachos bem definidos - João Cotta e Renato Rocha Miranda/Rede Globo
Camila Pitanga e Patrícia Pillar exibem o corte acima dos ombros e cachos bem definidos Imagem: João Cotta e Renato Rocha Miranda/Rede Globo

Do UOL, em São Paulo

23/01/2013 07h10

A moda para os cabelos varia de acordo com a temporada, em certos momentos é o liso que se destaca, em outros, os cachos definidos ganham toda a atenção nos salões de beleza. Os looks mais recentes dos tapetes vermelhos, por exemplo, exibiam ondas laterais ou soltas para compor os penteados sofisticados, que costumam fazer sucesso e servir de referência para as mulheres mais antenadas.

Tomando alguns cuidados básicos, os fios cacheados também permitem conquistar um visual digno de estrela no dia a dia. "Para começar, a mulher precisa de xampu e condicionador específicos e é fundamental um ativador de cachos, que pode ser leave-in ou creme de pentear. Ela amassa os fios com as mãos e deixa secar natural", explica o cabeleireiro Rodrigo Cintra, do salão Studio W Iguatemi, em São Paulo.  Além do babyliss para modelar, um outro grande aliado é o difusor, que ajuda a preparar os cabelos controlando ainda o volume e o frizz. "É uma ferramenta que toda cacheada precisa ter. Além de ser rápido de fazer, deixa o visual bonito", completa o profissional.

Corte

Quando se trata de corte, o comprimento médio - que vêm fazendo bastante sucesso entre as famosas - ganha destaque com as opções de fio reto ou repicado, sempre na altura dos ombros.  É o caso das atrizes Camila Pitanga e Patrícia Pillar antes de alongarem as madeixas para a novela "Lado a Lado". "Fazer camadas por cima do cabelo estimula o volume e o movimento, é mais indicado para cachos abertos. Se a ideia for reduzir, que é o caso do cacho fechado, é melhor desfiar por dentro dos fios tirando a densidade nas pontas", ensina Cintra.  O mesmo vale para o cabelo longo. "Uma franja lateral, na altura da boca, é o complemento ideal", acrescenta o cabeleireiro Rodrigo Duarte, do salão Werner Coiffeur, no Rio de Janeiro.

  • As mechas claras de Giovanna Antonelli e o penteado lateral de Jennifer Lopez estão em alta

Cores

Número um do ranking de cabelos mais pedidos da Rede Globo, o visual da atriz Giovanna Antonelli virou referência desde que apareceu com fios longos na trama "Salve Jorge". "O fundo achocolatado com mechas em tom de mel, do meio para as pontas, está super em alta", afirma Cintra. As morenas podem apostar nos tons de avelã e mel, sempre com mechas bem fininhas no fio todo. As mulheres que possuem madeixas naturalmente loiras podem manter o fundo original e fazer luzes médias ou fininhas. "O acobreado e dourado estão em destaque. Mas acho que as loiras devem ficar ainda mais loiras com pontos de luminosidade, o verão pede isso", conta Rodrigo Duarte. Cintra pede atenção redobrada para a sensibilidade dos fios. "Se clarear a base, pode fazer mechas um pouco mais grossas. Mas o cacheado é o cabelo mais sensível, resseca com facilidade".

Penteados

As tranças laterais e os coques despojados, que não esticam demais os fios, garantem um visual moderno, segundo a expert Lindsay Bento, do salão 1838, em São Paulo. "O meio preso também é uma opção para o cabelo não ficar caindo no rosto. Tenha sempre em mãos grampinhos e pente", completa Rodrigo Duarte. Valem ainda os penteados laterais, no qual o cabelo é todo puxado por cima do ombro, para evidenciar e valorizar ainda mais os cachos. O look fica bem atual e moderno.

No dia a dia, a pedida é um efeito natural, mas sem fios arrepiados. Aplique um ativador de cachos, que ajuda a eliminar o frizz, amasse os fios com as mãos ou difusor. Em poucos minutos é possível conquistar um visual despojado e praiano, a cara do verão. (com reportagem de Luciana Hruby)