Topo

Aprenda a usar o pó translúcido sem cometer erro comum entre famosas

Carol Salles

Do UOL, em São Paulo

04/02/2013 10h00

Versão moderna do antigo pó de arroz, o pó translúcido dá o toque final na maquiagem, eliminando o brilho da pele e fixando a produção. Mas, afinal, do que se trata esse produto? Geralmente um pó solto - embora existam versões compactas -, branco ou rosado, ele forma uma espécie de véu transparente e bem fininho sobre o rosto. Acha estranho passar um pó branco na pele? Fique tranquila. Ele tem essa coloração simplesmente por que não possui pigmento de cor, como os pós comuns, e por isso “some” na pele. Os mais modernos também oferecem acabamento HD (high definition) – produzidos originalmente para serem usados em transmissões de TV de alta resolução, não marcam vincos, escondem imperfeições com leveza e têm longa duração. Outra vantagem do translúcido é que ele se adapta a quase qualquer tom de pele. As mais morenas ou negras, no entanto, devem dar preferência a pós coloridos, já que o translúcido pode deixá-las com uma coloração acinzentada nada bem-vinda.

Que pincel eu uso?
Para espalhar o produto sem erro, use um do tipo vassourinha (também conhecido como leque). “Ele facilita a dosagem da quantidade de pó, pois já ‘varre’ o excesso no momento da aplicação”, diz a maquiadora Bel Luscher, do Beauty Bar des Jardins, em São Paulo (SP). Se você não possui essa ferramenta, tudo bem: aquele pincel tradicional de pó, bem gordinho e redondo, também funciona. Nesse caso, no entanto, cuide para não aplicar muito produto. Encoste as pontas das cerdas no pó, remova o excesso sacudindo o pincel de leve na tampa da embalagem ou na pia e só então aplique, em movimentos circulares bem suaves, sem esfregar o pincel na pele. Esfume muito bem!

Onde aplicar?
A princípio, não existem regras: o pó pode ser usado em todo o rosto. “Eu costumo passar depois da base e do corretivo, no rosto inteiro, para ‘selar’ o make. Depois da produção finalizada, aplico mais um pouquinho só para corrigir o brilho da pele oleosa, caso seja necessário”, diz o maquiador Giuliano Rezende, do salão Marcos Proença, em São Paulo (SP). Uma opção para quem não é profissional e não quer correr o risco de exagerar na dose é aplicar apenas na zona T (centro da testa, laterais do nariz e queixo) depois da base e do corretivo. E mantenha o pincel longe da área ao redor dos olhos e da boca – o pó pode se acumular nas pequenas linhas de expressão e causar um efeito pra lá de feio.

Getty Images e AgNews

  • Nicole Kidman e Débora Nascimento já cometeram o mesmo erro de maquiagem ao aparecerem em eventos com pó finalizador concentrado em algumas áreas do rosto
     

Evitando escorregões
Uma foto da atriz Nicole Kidman com traços de pó abaixo dos olhos e ao redor do nariz correu a web, o mesmo aconteceu com a atriz Débora Nascimento com um infeliz "bigodinho branco". Um mico! O que aconteceu? “O pó translúcido contém partículas que refletem a luz. Depois do make pronto, o produto fica invisível sob a luz natural. Mas bastou a luz intensa de um flash disparar bem no rosto da atriz para que ficasse evidente”, explica Giuliano Rezende. Para evitar sair nas fotos com o rosto todo branco, a única saída é esfumar, esfumar, esfumar. Espalhe muito bem o produto e, se mesmo assim tiver dúvidas, faça o teste: bata uma foto sua com flash antes de sair de casa.

Dicas dos experts

  • Leve o pó na bolsa e aplique uma camada bem fininha sempre que perceber a pele brilhando.
  • Vai usar sombras escuras? “Antes de começar, aplique de três a quatro camadas generosas de pó translúcido na parte inferior das pálpebras. Com o make do olho pronto, retire muito bem o excesso do pó com um pincel limpo. Assim, os resíduos de sombra que caem nos seu rosto durante a maquiagem desaparecerão”, diz o maquiador Pablo Weber, do Vimax Art Hair Beauty, em São Paulo (SP). Atenção: elimine completamente os resíduos do pó branco, para não fazer a Nicole Kidman nas fotos!
  • Sempre use um pincel limpo e seco. De preferência, tenha um só para esse tipo de pó.
  • Quanto mais fina a textura do produto, melhor.