Topo

Saiba como ter pés lindos e hidratados neste verão

Priscila Tieppo

DO UOL, em São Paulo

05/02/2013 07h00

Sol, calor e pés à mostra têm tudo a ver. Mas para deixar os dedos de fora sem fazer feio é preciso alguns cuidados. Exatamente porque ficam mais expostos no verão, os pés costumam ressecar. O que fazer para deixá-los macios e sem rachaduras?

“Hidratar muito. Para potencializar o efeito do hidratante, o ideal é dormir com meias brancas de algodão para melhorar a absorção. Os princípios ideais desses cremes são silício, óleo de silicone, vitamina D, lecitina de arroz e pantenol”, afirma a dermatologista Adriana Vilarinho. Aqueles à base de ureia e de glicerina também são recomendados por dermatologistas.

 

Para manter os pés bonitos nesta época do ano o ideal é não usar lixas e dar preferência ao esfoliante, além de um hidratante próprio para esta parte do corpo. “O ressecamento pode ser evitado com hidratações contínuas e esfoliações esporádicas”, indica a dermatologista Fátima Rabay, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A esfoliação pode acontecer uma vez por semana.

A lixa deve ser evitada porque pode ter efeito contrário ao desejado. “O lixamento causa a hiperqueratose, ou seja, o organismo produz queratina em maior quantidade, fazendo com que a pele endureça”, explica a dermatologista Ana Paula Meski, do Hospital das Clínicas de São Paulo. 
 
Outro fator que deixa os pés mais grossos é andar muito na areia da praia. Nestes casos, o ideal é iniciar a esfoliação semanal assim que voltar à rotina. “Enquanto estiver na praia, apenas hidrate bem os pés”, completa Ana Paula Meski.
 
Outro cuidado é importante para quem está na praia: lembrar de usar o protetor solar no dorso dos pés, para evitar queimaduras e futuras manchas causadas pelos raios solares.
 
Soluções caseiras
 
Além de usar meias brancas após passar o hidratante para potencializar o efeito, Adriana Vilarinho indica diluir meio copo de vinagre em água morna com duas gotas de lavanda e deixar o pé de molho nesta mistura de 10 a 15 minutos. Depois é só secar e hidratar. O vinagre é um excelente antisséptico e melhora o aspecto grosso dos pés.
 
Já Ana Paula Meski indica, no lugar das meias, enrolar os pés, já com o hidratante, em plásticos por cerca de 30 minutos, até a pele absorver bem o creme. 
 
Incômodos
 
Além do ressecamento, outros problemas podem aparecer com a exposição dos pés: micoses, frieiras e infecções. Para evitá-los, é recomendado não andar descalço em lugares quentes e úmidos como praias, piscinas e saunas; sempre lavar e enxugar muito bem os pés; e não retirar a cutícula, pois elas são uma proteção para as unhas e evitam novas infecções.
 
Já com relação aos sapatos, é sempre bom colocá-los para ventilar, após tirá-los dos pés, e preferir os modelos abertos e mais arejados.