Topo

Ícone de make dos anos 90, lápis preto na linha d'água volta com tudo

O contorno bem marcado do olhar retorna triunfante depois de reinar na semana de moda de Nova York - Fabiano Cerchiari/UOL
O contorno bem marcado do olhar retorna triunfante depois de reinar na semana de moda de Nova York Imagem: Fabiano Cerchiari/UOL

Tatiana Izquierdo

do UOL, em São Paulo

21/02/2013 07h10

Estrela da maquiagem nos anos 90, o lápis preto bem marcado havia perdido o posto para os lápis nude e branco, que garantiam um look mais suave. A última semana de moda de Nova York marca o retorno do traço pesado, bem escuro, feito principalmente com lápis de ponta macia. "O contorno intenso volta a assumir posto de destaque nos looks descolados até os mais pesados, com pegada rock'n'roll", afirma o maquiador Vito Mariella, do estúdio Liceu de Maquiagem, em São Paulo. "Ele garante profundidade ao olhar e sensualidade", explica.

Seguindo o roteiro básico de pele bem corrigida e iluminada, uma pincelada de blush nas bochechas para dar um ar de saúde e batom nude (ou outro tom clarinho), os olhos podem receber destaque. "Mesmo com a chegada de novos produtos no mercado, quando precisamos causar impacto, devemos seguir dois caminhos: os olhos pretos ou boca bem marcada", conta o maquiador, que lembra que o olho preto está sempre em alta, apenas ganhando variações a cada temporada. Para não errar, comece pintando a linha d´água bem forte, permitindo até um leve efeito esfumado. Depois, delineie a parte de dentro dos olhos com o lápis e aposte em várias camadas de máscara para cílios preta, esperando secar entre as aplicações.

Traço perfeito

Para atualizar ainda mais o look, um risco de delineador estilo gatinho faz dupla imbatível com o lápis preto na linha d'água. "Faça o desenho em duas etapas: primeiro vá com o delineador até o canto externo do olho, rente à raiz dos cílios. Depois, de frente para o espelho, puxe o traço para cima. Assim, você evita borrões", orienta Vito. O mesmo efeito pode ser obtido com o próprio lápis preto. Basta usá-lo para fazer um traço bem grosso na raiz dos cílios superiores. "Feche o olho e segure a pálpebra com a ponta do dedo indicador enquanto faz o risco do lápis. Este truque também ajuda na hora de esfumar, se você deseja um efeito mais marcante e não tão diluído", ensina.