Topo

Penteados tendência: cinco truques fáceis para atualizar o visual agora

As belas Scarlett Johansson, Jennifer Lawrence e Keira Knightley aderem ao topete, ao puxado para trás e à risca marcada para atualizar o look - Getty Images/Montagem/UOL
As belas Scarlett Johansson, Jennifer Lawrence e Keira Knightley aderem ao topete, ao puxado para trás e à risca marcada para atualizar o look Imagem: Getty Images/Montagem/UOL

Carol Salles

do UOL, em São Paulo

25/02/2013 07h10

Todo dia você faz tudo sempre igual... Mas como lidar com a vontade repentina de jogar tudo para o alto e mudar completamente o visual? Comece pelo cabelo – e não precisa ser nenhuma mudança definitiva. Existem pequenos truques que garantem o ar de modernidade, são bem fáceis de fazer e têm o poder de repaginar completamente o look. Seja para uma festa ou para o dia a dia, tem opções para todo tipo de cabelo e rosto: a risca lateral, o coque alto, o puxado para trás (tradução para slicked back, como a tendência é chamada no exterior), o topete e o falso chanel. Aprenda como fazer cada um deles e inspire-se nas famosas que já estão desfilando com o visual atual.

Risca lateral
Nove entre 10 famosas já lançaram mão desse truque simples, mas de efeito impactante. Embora possa ser feito em qualquer formato de rosto, valoriza especificamente as mulheres com a face fina e triangular, mais angulosa.
Como fazer: escove os fios para deixá-los lisos, ou seque fazendo uma escova modelada, ou seja, com movimento e ondas. Com o cabo de um pente fino, trace a risca a partir da altura do meio da sobrancelha. Para dar acabamento, escolha entre uma pomada de efeito seco, para um visual natural, ou um gel com efeito molhado, se quiser ousar. Os fios podem ficar soltos, caindo sobre um dos ombros, ou presos em um rabo ou coque, num efeito mais sofisticado.

Coque alto
O penteado clássico, quem diria, ganhou status fashion e virou febre entre famosas e descoladas. Pudera: ajuda a alongar rostos redondos e quadrados – mas evite se tiver a face muito comprida (ovalada ou retangular).
Como fazer: penteie toda a cabeleira para cima, monte um rabo com um elástico, torça a mecha, enrole em um coque e prenda com grampinhos. Para finalizar, alguns jatos de spray fixador ajudam o penteado a durar mais. “Fica lindo em cabelos longos e lisos ou levemente ondulados. Nos cabelos anelados, o resultado mais bagunçado proporciona um belo efeito também”, diz o cabeleireiro Rodolfo Sena, do Vimax Art Hair Beauty, em São Paulo.

Puxado para trás
O estilo que exibe os fios penteados para trás, como quem acabou de sair do banho ou da piscina, começou nas passarelas. Simples e chique, pode ser usado por qualquer mulher – o cabeleireiro Rodolfo Sena desaconselha apenas para quem tem o rosto muito redondo.
Como fazer: basta passar gel com efeito molhado no topo da cabeça e, com um pente fino, pentear tudo para trás. Este penteado funciona bem para cabelos lisos ou com escova, curtos, médios ou longos. Atenção: se escolher esse estilo, capriche na maquiagem, já que o rosto ganhará bastante destaque.

  • Falso chanel e coque alto são os trunfos de Emma Stone e Vanessa Hudgens

Topete
Este truque de penteado é para as mais ousadas e jovens. Tem um quê de rock’n’roll e fica ótimo em rostos com característica marcantes, como olhos grandes, maxilar marcado ou boca carnuda. Quem tem rosto comprido deve evitar. Versátil, fica bom em qualquer comprimento de fio, desde que seja liso ou escovado.
Como fazer: separe uma mecha de cabelo larga na frente da cabeça. Com um pente fino, desfie os fios atrás dela, criando volume. Cubra o desfiado com a mecha, usando grampos. Finalize com algumas borrifadas de spray fixador sobre todo o cabelo.

Falso chanel
Que tal experimentar a sensação de ter cabelo curto por um dia, sem ter que recorrer à tesoura? Este é um penteado que fica ótimo em rosto angulosos, quadrados, ou em formato de triângulo invertido.
Como fazer: prenda as pontas do cabelo com um elástico, como se fosse fazer um rabo de cavalo, mas apenas nas extremidades da cabeleira. Enrole para baixo, em direção à nuca, ajeite com os dedos, formando o Chanel, e prenda com grampos. “Se preferir, peça para alguém prender para você, ou treine bastante antes de um evento importante”, diz o cabeleireiro Kiko de Lima, de São Paulo. Finalize com spray fixador.