Topo

Tons metálicos atualizam a clássica francesinha; veja como aderir

Izabel Oliveira

do UOL, em São Paulo

04/03/2013 07h10

Simples e elegante, a francesinha nunca sai de moda e é uma das escolhas preferidas na hora de fazer a mão. Nos salões, ela só perde para a manicure clássica e um dos motivos principais do seu sucesso é fazer a unha parecer mais longa, por isso as donas de quebradiças e roedoras de plantão comemoram. Porém, o desafio é deixar a francesinha mais moderna a cada temporada, e a última tendência é usar os esmaltes metalizados para fazer o traço da ponta.

Os tons de dourado e prateado, com glitter e até cromado, são os preferidos entre as famosas, que apareceram recentemente com suas novas francesinhas nos tapetes vermelhos e na televisão. Para as mais ousadas e criativas, as cores vibrantes são uma ótima aposta. Os esmaltes vermelhos metalizados, por exemplo, vão deixar as unhas mais estilosas. "As clientes do salão têm pedido o traço mais fino, para um resultado delicado, porém, o traço grosso, como o das celebridades, pode ser adotado, sim. Basta ter o cuidado de retirar o excesso com palito, para que ele não fique saturado", conta Luciana Rodrigues, manicure do Studio W Higienópolis, em São Paulo. 

A francesinha é geralmente executada nas unhas lixadas quadradinhas, para causar o efeito alongador. Contudo, a técnica também tem aparecido com acabamento arredondado, provocando um efeito sexy. Para fazer a base, os esmaltes branquinhos ou nude continuam em alta, porque mantêm o tom natural da unha, como é tradicional à técnica. Segundo Luciana, a forma adequada de fazer a francesinha metalizada é aplicar primeiro o esmalte nude, deixar secar e, em seguida, pintar a ponta com o metalizado, no sentido do crescimento da unha. "Para pintar um traço simétrico, a dica é colocar o polegar na frente da unha a ser pintada, um pouco mais para baixo (de acordo com a espessura do acabamento que você deseja) e seguir esta curvatura", finaliza a manicure.