Topo

Conheça os diferentes tipos de fragrâncias e use com elegância

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

14/03/2013 08h00

No sentido figurado e na forma coloquial de falar, borrifar um “cheirinho bom” na pele depois do banho ou nas ocasiões especiais, significa “passar perfume”. Porém, o curioso dessa expressão é que os perfumes mesmo – no sentido literal – estão em extinção. Sim, aqueles pequenos extratos, com alta concentração de essência, comercialmente falando, deixaram de ser viáveis, por serem muito caros. “Hoje em dia, os perfumes se tornaram um nicho de mercado muito restrito na França, onde são feitos por pequenos ateliês, de maneira personalizada. Nos Estados Unidos são produzidos ainda, mas é uma categoria de fragrância que tende a desaparecer, por conta do alto custo”, explica a perfumista Maria Tereza Belotti, da Firmenich, uma das maiores empresas de criações olfativas do mundo.

No lugar dos pequenos frascos, que carregam essências preciosas, as águas de toillete, de parfum e de colônia ganham cada vez mais espaço no mercado, com concentrações mais baixas, porém igualmente atraentes, sensuais, marcantes e refrescantes, conforme as notas de sua composição. A seguir, Maria Tereza Belotti explica as características de cada uma delas e dá dicas de como aplicá-las, de maneira elegante, a fim de evitar exageros.

Eau de parfum - Contém de 8 a 15% de essência. Hoje em dia é a categoria que mais se assemelha ao glamour e da capacidade de perfumação do “perfume de antigamente”. Geralmente é composta por notas orientais, amadeiradas, predominantemente mais quentes e intensas, por isso é indicada para a noite. Por natureza, mantém a fragrância por mais tempo na pele, traz a sensação de sensualidade, personalidade. O ideal é aplicar uma gotinha atrás da orelha, parte interna do cotovelo e entre os seios. “A região ideal para aplicar tem a ver com a facilidade de se propagar a fragrância, que são as áreas onde o vento toca, por exemplo”, justifica Maria Tereza. Na embalagem do frasco vem denominado EDP (Eau de Parfum).

Eau de toillete - Assim como a eau de parfum, pode conter de 8 a 15% de essência. Mas apesar de ter a mesma concentração, geralmente as notas de sua composição produzem uma perfumação mais leve, como as frutadas, florais, flores brancas, floral frutal, floral amadeirado e as almiscaradas, por isso são indicadas para o dia. As águas de toillete são o meio termo, não tão leves quanto as águas de colônia e nem tão quentes quanto as eau de parfum. Podem ser usadas em qualquer região do corpo, de acordo com a preferência de cada um, mas sempre sem exageros. Na embalagem do frasco vem denominado EDT (Eau de Toillete).

Água de colônia - Também chamada de água de banho, splash, desodorante colônia ou água perfumada – o nome varia de acordo com a marca – tem uma concentração de 3 a 5% de essência. Normalmente suas notas são mais refrescantes, leves e trazem aquela sensação de prolongar o efeito do banho. Pode ser borrifada em todo o corpo, com uma quantidade generosa, justamente para intensificar a refrescância sobre a pele. Sua fragrância tende a durar menos tempo do que a EDT e a EDP.