Topo

Cabeleireiros badalados dão dicas para quem clareou os cabelos

Cabelos loiros ou com mechas são ainda mais comuns no verão, mas exigem cuidados especiais para que os fios não morram na praia - Thinkstock
Cabelos loiros ou com mechas são ainda mais comuns no verão, mas exigem cuidados especiais para que os fios não morram na praia Imagem: Thinkstock

Shâmia Salem

Do UOL, em São Paulo

17/03/2013 08h00

É praxe dar uma clareada no cabelo durante o verão para imitar o efeito queimado do sol nos fios. O aspecto fica natural, lindo e supersexy. Porém, não dá para negar que o descolorante ou a coloração usados, por mais “high-tech” que sejam, prejudicam a fibra capilar. Daí a importância de redobrar os cuidados nesse período do ano, mesmo agora, na reta final do verão. Afinal, além da ação química, o cabelo fica à mercê da radiação solar, do cloro da piscina e do sal do mar. Para ajudá-la a fazer a coisa certa, dez cabeleireiros top de linha contam o que eles acreditam ser a receita de sucesso capaz de fazer o cabelo sobreviver à estação. Confira as dicas de cada um deles.

Wanderley Nunes, cabeleireiro do salão Studio W, em São Paulo. Vão lá as atrizes Guilhermina Guinle e Claudia Raia, a modelo Renata Kuerten e as apresentadoras Fernanda Lima e Ana Furtado. “O ideal é, antes de clarear, fazer uma hipernutrição do fio e aproveitar a ida ao salão para aparar as pontas. Só aí você já garante que o cabelo fique mais forte e os danos sejam menos intensos. Mas agora que o fio já está claro, a medida mais importante é adotar cosméticos específicos para o seu tipo de cabelo e formulados com filtro UV. Se não quiser trocar de produto, basta incluir na rotina um filtro solar capilar e aplicá-lo sempre que for para a rua. Paralelo a isso, troque o condicionador pela máscara duas vezes por semana e continue tirando as pontinhas quebradas uma vez por mês. Não é exagero! A tesoura funciona como selador, evitando que os fios abram e você tenha que tirar boa parte do comprimento.”

Celso Kamura, cabeleireiro do salão C.Kamura, em São Paulo. Vão lá as apresentadoras Angélica, Ana Hickmann e Patrícia Poeta, as atrizes Grazi Massafera e Juliana Silveira e a modelo Izabel Goulart. “O uso de produtos com filtro solar e específicos para cabelo tingido, aí incluída a máscara duas vezes por semana, é indiscutível. E para fazer um bloqueio extra contra o desbotamento causado pelo sol, vale cobrir a cabeça, de um jeito fashion, claro, com lenços ou chapéus. Mas se o cabelo já estiver muito ressecado e sem vida, só mesmo refazendo a coloração, que deve ser seguida de uma hidratação potente, à base de queratina, por exemplo.”

Marcos Proença, cabeleireiro do salão Marcos Proença Cabeleireiros, em São Paulo. Vão lá a cantora Claudia Leitte e as atrizes Deborah Secco, Ingrid Guimarães, Gabriela Duarte e Flávia Alessandra. “Os principais cuidados são: manter os fios hidratados com máscara reparadora pós-sol e usar leave-in com protetor, e até reaplicá-lo ao longo do dia se achar necessário. Já quem fez mais luzes do que o habitual ou ficou loira ainda precisa trocar o xampu de sempre por um com ação antioxidante, para evitar o amarelamento dos fios que dá a impressão de que a coloração foi mal feita.”

Marco Antônio de Biaggi, cabeleireiro do salão MG Hair Design, em São Paulo. Vão lá as apresentadoras Adriane Galisteu e Sabrina Sato, a top model Isabeli Fontana e as atrizes Carolina Dieckmann, Mariana Rios e Christiane Torloni. “Durante o verão, além de usar xampu específico em casa e fazer hidratação profunda no salão a cada 15 dias, é essencial usar filtro solar para cabelo e fazer a manutenção da cor a cada 40 dias. Sem esses cuidados, os fios desbotam e a coloração e o brilho vão embora. Sem falar no tom esverdeado ou amarelado que aparece, entregando que você não tomou os devidos cuidados.”

Julio Crepaldi, cabeleireiro do salão Galeria, em São Paulo. Vão lá as top models Fernanda Tavares, Eliana Weirich e Cintia Dicker, a cantora Wanessa Camargo, a apresentadora Ticiane Pinheiro. “As hidratações periódicas, tanto as feitas em casa quanto no salão, são fundamentais. E eu particularmente gosto muito das realizadas com produtos formulados com óleos essenciais, que nutrem a fundo sem deixar o cabelo pesado ou com aspecto de sujo. O resultado aparece na hora e dura bastante!”

Eron Araújo, cabeleireiro do salão Blend Your Mind, em São Paulo. Vão lá as atrizes Patrícia Naves e Denise Stoklos, a cantora Zizi Possi e a empresária Thereza Collor. “Acredito no poder dos tratamentos à base de proteína repetidos uma vez por mês, para reconstruir as partes danificadas do fio, deixando-o forte e saudável de novo. Já no dia a dia acho bacana aplicar sérum nas pontas, para dar uma selada e evitar que elas bifurquem, e duas vezes por semana usar um xampu com pigmentos violeta, que grudam nos fios e não deixam eles amarelarem. Isso sem contar que ainda ajudam a manter a cor radiante. Vale dizer que já há no mercado xampus elaborados com esses pigmentos mais proteína, o casamento perfeito!”

Klaus Campra, cabeleireiro do salão Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro. Vão lá as apresentadoras Fátima Bernardes e Glenda Kozlowski e as atrizes Thaíssa Carvalho, Nanda Costa, Danielle Winits, Emanuelle Araújo, Priscila Fantin e Joana Balaguer. “É preciso reduzir ao máximo o uso do secador, da chapinha e do babyliss, que roubam água e nutrientes do fio, que já está mais sensível por causa da descoloração. E quando não der para fugir desses equipamentos, passe antes um protetor térmico. Também vale muito a pena dar o último enxágue no cabelo com água mineral, o que confere um brilho maravilhoso; fazer hidratações semanais com máscaras à base de aminoácidos, que ajudam a repor os nutrientes perdidos; e usar uma escova do tipo raquete ou um pente de dentes largos, para desembaraçar os fios sem quebrá-los.”

Raphael Vogler, cabeleireiro do salão Crystal Hair, no Rio de Janeiro. Vão lá a apresentadora Renata Ceribelli, as atrizes Lília Cabral e Carolina Kasting e a cantora Paula Toller. “Aposto pesado nos cuidados diários, feitos com duas linhas de tratamento, sendo uma hidratante e outra com proteínas, aminoácidos e ácido hialurônico; e ambas incluindo xampu, condicionador, máscara e leave-in. Elas devem ser intercaladas para garantir que os fios recuperem a água, os nutrientes, a maciez e o brilho perdidos com a exposição à química e ao sol. Já como carta na manga, é legal usar sempre um finalizador com filtro solar, para evitar mais danos ao cabelo.”

Vanessa Stival, cabeleireira do salão Werner Coiffeur, no Rio de Janeiro. Vão lá as atrizes Luana Piovani, Ciça Guimarães, Monique Alfradique, Paola Oliveira e Samara Felippo. “Gosto bastante da ação dos cosméticos com silicone, que forma um filme protetor ao redor do fio evitando que ele seja ainda mais agredido. Além disso, deixa o toque gostoso, macio, e dá um brilho incrível. Mas o que realmente faz a diferença, especialmente para quem clareou demais o cabelo, é a hidratação profunda realizada no salão a cada 15 ou 30 dias. Só ela é capaz de repor as proteínas e os aminoácidos perdidos nos dias de sol, praia e piscina. Depois, para manter o resultado basta aplicar máscara em casa uma ou duas vezes por semana.”

Thiago D'Jesus, cabeleireiro do salão (L)oft Hair Boutique, em São Paulo. Vão lá a modelo Caroline Bittencourt e a apresentadora Mariana Ferrão. “Antes de hidratar, recomendo fazer uma limpeza profunda para remover as impurezas de sal, cloro, poluição e resíduos de cosméticos. Só depois entro com a hidratação de queratina, que ajuda a reconstruir o fio. E para prolongar o efeito do tratamento, indico usar máscara em casa duas vezes por semana religiosamente.”