Topo

SPFW aponta tendências de beleza; cores e tranças estão em alta

Geovanna Morcelli

Do UOL, em São Paulo

23/03/2013 17h00

Depois de algumas temporadas de moda em que o foco da maquiagem foi a correção da pele - com o iluminador como produto-chave - esta edição do SPFW Verão 2014, encerrada na sexta (22), trouxe algumas novidades para animar os nécessaires. Dessa vez, o colorido invadiu as passarelas em sombras e batons, dividindo espaço com tons de dourado e delineadores das mais variadas formas. Nos cabelos, as tranças continuam seu império soberano e aparecem cada vez mais elaboradas, fazendo um contraponto a outra tendência onipresente: os fios lisos soltos ou presos em rabos de cavalo baixos. Veja a seguir a seleção de tendências de UOL Mulher e prepare-se para atualizar seu look.

Colorido nos olhos
Azul, verde, rosa... as sombras coloridas apareceram em tons ligeiramente pastel - como na Neon e Fernanda Yamamoto -, mas também tiveram momentos intensos em versão delineador na Triton. Para Lau Neves, o maquiador responsável pelo desfile da Neon, o segredo para quem quer tentar combinar as cores nos olhos e na boca é procurar por tons complementares, assim o resultado terá harmonia.

Boca louca
Prepare seu melhor batom e tire o gloss da gaveta porque o verão será das bocas coloridas e brilhantes. Entre as cores, o laranja se firma como a principal aposta, ao lado de um inusitado batom preto visto na Cavalera e no desfile de Alexandre Herchcovitch - Celso Kamura, responsável pela beleza do segundo, diz que a cor é neutra e combina com qualquer tom de pele, mas é preciso atitude para "segurar" o visual. O acabamento laqueado - que dá volume e sensualidade - foi o mais presente da temporada e apareceu até mesmo em lábios nude, uma opção para quem quer testar o efeito, mas tem medo de exagerar com o combo cor + gloss.

Traço firme
Tire da cabeça a ideia de que o delineador se resume apenas ao traço gatinho. Já uma tendência internacional consolidada, os desenhos mais gráficos apareceram em formato duplo no desfile da Neon, capitaneado pelo maquiador Ricardo dos Anjos, que entrega o segredo que deve ser seguido como um mantra para quem busca o traço perfeito: "treino". Ele ainda indica os produtos em gel, que não escorrem e permitem maior precisão para quem não tem tanta prática. Quem deseja um visual retrô, mas bem ousado, pode investir na sugestão de Max Weber para o desfile de Adriana Degreas e traçar também a marca do côncavo (aquela dobrinha entre o globo ocular e o ossso da sobrancelha).


Garota dourada
Unanimidade no verão, as sombras douradas - das mais claras às ligeiramente acobreadas - que combinam perfeitamente com a pele bronzeada da estação foram destaque nas passarelas da Colcci, Ellus, Samuel Cirnansck e Animale.

Sobrancelhas em evidência
Foi-se o tempo em que era preciso apenas pentear e aparar as sobrancelhas para estar com o visual em dia. Já há algumas temporadas, elas viraram centro das atenções e, neste SPFW, não foi diferente. Em alguns casos elas ganharam evidência total - como no desfile da Tufi Duek -, em outros (Têca), foram cuidadosamente preenchidas, mas foi a ausência do arco que foi mais notado: no desfile de Rodrigo Rosner, a maquiadora sênior da M.A.C  Fabiana Gomes usou uma cola especial, além de pó e corretivo, para sumir completamente com qualquer vestígio dos pelos.

Tranças elaboradas
Elas já tomaram as ruas, mas a cada temporada de moda que passa, as tranças continuam aparecendo. Neste SPFW, Tufi Duek e Triton apostaram em penteados criativos com elas - no primeiro, uma trança dupla de raiz unida na base da nuca; no segundo, uma trança de raiz formando um moicano, finalizada com uma trança espinha de peixe no comprimento. Mas versões mais tradicionais também marcaram os desfiles: na Acquastudio, elas decoraram discretamente um coque básico, em Rodrigo Rosner os fios foram trançados de maneira invertida e, encerrando a temporada, apareceram em versões de 1,2m de comprimento na passarela de Lino Villaventura.

Lisos para sempre
O fascínio da brasileira por fios lisos pós-progressiva fica evidente também nas passarelas do São Paulo Fashion Week. O visual minimalista dos fios chapados - sejam presos em rabos de cavalo baixos, seja soltos - foi visto em todos os dias de desfile.

(com reportagem de Fernanda Jacob)