Topo

Outono 2013: os esmaltes da temporada serão intensos e sofisticados

Marina Carvalho

do UOL, em São Paulo

25/03/2013 07h10

O outono inspira mudanças. É tempo de deixar para trás a descontração do verão e sentir o clima aconchegante desta estação de transição. E ela chega cheia de cores quentes e sofisticadas, principalmente para as unhas, afinal, já faz algum tempo que os esmaltes se tornaram acessórios de moda. E quem deve dominar os salões de beleza nos próximos meses são os tons fechados, como o burgundy, o queridinho da temporada. Trata-se do novo bordô – o nome vem de um vinho francês, da região da Borgonha.

“É uma nuance de vinho tinto encorpado. O legal é que fica bem em todas as tonalidades de pele. É sexy e sofisticado”, explica David do Carmo, gerente de desenvolvimento e criação de cores de esmalte. Ele também indica os violáceos, aqueles puxados para o tom de batata roxa. Após uma análise em desfiles internacionais e também no mundo das artes, decoração e elementos da natureza, David chegou à seguinte conclusão: “Aposto em uma temporada com tonalidades fechadas, escuras, densas e dramáticas, quase cenográficas, mas sem perder o charme e o visual chique”. Inclua nessa lista os azuis, verdes e vermelhos fechados.

Carmen Lúcia Luiz, manicure do salão de beleza M.G Hair Design, em São Paulo, concorda e destaca o preto como um dos protagonistas. “Não há nada mais moderno e elegante para esta estação”, comenta. Além do look "total black", a francesinha preta fosca com esmalte de brilho na ponta das unhas deve ser uma das técnicas mais pedidas da estação. “Esqueça a francesinha clássica”, aconselha.

As fãs de unhas claras não precisam reclamar. Mesmo com os escuros em alta, há espaço para a delicadeza. Segundo Carmen, a combinação mais pedida dos últimos tempos (e que deve prevalecer nos próximos meses) é o branco cremoso com o cintilante – ela indica o Renda, da Risqué, e o Sonho, da Impala. “As mulheres amam. Fica elegante e atual”, diz. Quem usou esse visual recentemente foi a bela Jennifer Lawrence, na última festa de premiação do Oscar.

Mais novidades

Os tons queimados também ganham força. E a gama é grande. “Alaranjados, tangerina e algumas tonalidades de mostarda estão em alta”, afirma David do Carmo, que ainda aponta os marrons que lembram o chocolate ao leite e o chocolate amargo como destaque. Ele ainda aposta no rosa antigo, no ouro velho - carregado de fundo cinza e sutilmente esverdeado -, nudes, beges e pêssegos aveludados com  acabamentos brilhantes. “O grafite quase chumbo, com toques levemente prateados são os novos pretos da temporada”, decreta. Carmen Lúcia aposta também em fúcsia, azul marinho e, claro, verde esmeralda - eleita a cor do ano pela Pantone, empresa especializada em sistema de cores.  

Bandeira vermelha

O vermelho é um clássico, mas esqueça, por enquanto, os tons abertos. Nesta temporada, os rubros campeões de audiência serão os mais fechados, com acabamentos cremosos e brilhantes. “Os corais e vermelhos muito iluminados estarão em baixa”, comenta a manicure Rosa Maria, do salão Gilberto Cabeleireiros, de São Paulo. “Aposte em cores que puxam para tonalidades com fundo mais acinzentado, como o ameixa e o cereja”, aconselha David.