Topo

Prolongue a duração do esmalte com dicas simples e produtos adequados

Ao aplicar o esmalte, prefira fazer uma única camada ou duas bem finas para evitar lascas em pouco tempo - Thinkstock
Ao aplicar o esmalte, prefira fazer uma única camada ou duas bem finas para evitar lascas em pouco tempo Imagem: Thinkstock

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

27/03/2013 08h00

Ir ao salão fazer as unhas semanalmente nem sempre é um compromisso fácil de ser cumprido – no meio da correria do dia a dia pode ser difícil reservar uma horinha para cuidar da aparência. Para ajudá-la a não ficar escrava da ida semanal ao salão, muito menos correr o risco de parecer desleixada com o esmalte descascado, UOL Beleza conversou com três profissionais experts em unhas e esmaltes – Jennifer Wiles, diretora da Escola Internacional de Manicures da Mavala de Londres; a engenheira química, especializada em cosméticos, Sonia Corazza e a manicure Conceição Osório, do salão Blend, de São Paulo. A seguir elas dão dicas preciosas de como dar vida longa ao esmalte e exibir unhas impecáveis, mesmo quando não é possível ir à manicure ou tirar aquele tempinho para fazer em casa.

Forma de lixar
A superfície da unha precisa estar lisa antes de aplicar o esmalte. “O ideal é fazer isso com uma lixa de polimento e não com a lixa comum, essa última deve ser utilizada apenas no contorno das unhas. Caso contrário, não será eficaz a aderência do esmalte, comprometendo sua duração”, ensina a expert Jennifer Wiles, de Londres.

O velho hábito de lixar em zig-zag precisa ser banido da rotina dos salões e das “esmaltadeiras” de plantão. “A lixa deve ser usada em apenas um sentido, e sempre na horizontal. Fazer zig-zag tende a abrir a lâmina (unha)”, explica Conceição Osório, do Blend. O ideal, segundo a professora de Londres, é lixar em um ângulo de 45º no sentido das laterais para o centro.

Base
As bases foscas prolongam a duração do esmalte porque têm uma leve textura que segura o esmalte por mais tempo. Sonia Corazza justifica: “As resinas acabam proporcionando uma finalização mais rugosa, o que facilita a aderência e a durabilidade do esmalte”, esclarece a engenheira química.

Se as unhas estiverem frágeis, use uma base de proteção, para hidratar e prevenir a quebra. Algumas marcas têm benefícios que vão além, como por exemplo, manter a flexibilidade das unhas enquanto protege e melhora a aderência do esmalte.

Jennifer recomenda sempre o uso de uma camada de base antes de aplicar o esmalte. “O principal benefício é proteger a base da unha dos pigmentos de cor contidos nos esmaltes, evitando que elas fiquem amareladas; mas em segundo lugar, a base ajuda a melhorar a aderência e durabilidade do esmalte na unha”, justifica Wiles.


Esmaltação
Uma camada fina de esmalte ajuda a mantê-lo intacto e vivo por mais tempo. Pode até ser duas demãos, desde que se forme uma camada fina. “A camada grossa produz uma película espessa em cima da unha, que acaba lascando com mais facilidade. Já a mais fina, adere melhor ao formato e espessura da unha, durando mais”, explica Conceição.

O truque de tirar o esmalte da pontinha da unha com palito e removedor é muito importante para prolongar a duração de cor. O motivo? O esmalte não vai até o final da unha e assim a chance de lascar ou descascar é bem menor.

Todo mundo já ouviu falar que os esmaltes escuros, como os marrons, vinhos e vermelhos, duram mais. Algumas de nós já até comprovaram na prática. Mas, afinal, por quê? “As cores mais escuras são formuladas com moléculas maiores e mais resistentes, chamadas de cromóforos. O vermelho e suas variantes duram bastante, mas os tons de vinho são os líderes em resistência e durabilidade”, justifica Sonia Corazza.

Ao aplicar cremes com filtro solar ou protetor com FPS superior a 15, cuide para que os produtos não tenham contato com as unhas, pois eles tendem a atacar o esmalte e tirar o brilho. Se for inevitável, lave as mãos depois. No caso dos hidratantes para as mãos, procure evitar o contato com as unhas ou use o que não tiver proteção solar – à noite, de preferência.

Finalizadores
No corre-corre cotidiano, depois de ter feito as unhas há alguns dias, vale a pena parar por 5 minutos e aplicar um finalizador extra brilho para renovar a cor e o brilho do esmalte. É tiro e queda, as unhas parecem renascer.

A engenheira química Sonia Corazza explica que as fórmulas dos finalizadores extra brilho possuem resinas que prolongam a duração do esmalte, pois protegem do ataque de solventes agressivos e até de alguns ativos presentes em formulações de filtro solar.

As fórmulas dos extra brilho contém matérias-primas refletoras da luz, quase como os difusores ópticos usados em maquiagens. “Essa categoria de polímeros acrílicos tem a capacidade de homogeneizar a superfície das unhas, formando um filme muito liso que favorece o reflexo da luz, daí o efeito de brilho intenso”, explica Sonia Corazza.

Conceição recomenda a aplicação de um óleo na cutícula e no esmalte, antes de dormir, sob o argumento de que hidrata e prolonga a cor. Pode ser óleo de acerola, de amêndoas, ou qualquer outro vegetal.

E, por último, atenção meninas, nada de economizar fazendo loucurinhas, hein? “Nunca misture o esmalte com nenhum outro produto, a fim de salvá-lo ou de intensificar a cor. Se ficar grosso, jogue no lixo”, ressalta Conceição.