Topo

Famosos aderem à moda da barba e conquistam visual sedutor

Ben Affleck, Bradley Cooper e George Clooney exibem barba bem cuidada  - Getty Images
Ben Affleck, Bradley Cooper e George Clooney exibem barba bem cuidada Imagem: Getty Images

Tatiana Izquierdo

do UOL, em São Paulo

19/04/2013 07h10

Ben Aflleck, Bradley Cooper e George Clooney resolveram aderir de vez à barba. Os galãs de Hollywood exibiram o novo visual recentemente e não demorou muito para a moda pegar. O burburinho gerado após as cerimônias do Oscar e Globo de Ouro foi suficiente para que, em poucas semanas, a tendência do look “desleixado” virasse febre nas redes sociais e blogs. Em recente pesquisa realizada na Inglaterra, mais da metade das mulheres disseram sentir atração por homens barbados. Entre as escolhas, o cavanhaque e o bigode também foram bem votados. As respostas variavam sobre estilo, mas a opinião era unânime: a barba transmite masculinidade. Porém, não pode ser mal cuidada, do tipo volumosa, curta demais ou aquela que machuca o rosto. Ao melhor estilo David Beckham, o visual 'barba por fazer" é o preferido entre as entrevistadas.

Marcos Corazza, do salão Gilberto Cabeleireiros, em São Paulo, conta que homens descolados são os que mais gostam de ter esta aparência tão desejada pelas mulheres. “Falo daquela barba ralinha, com cara de crescida. Para criá-la, uso a máquina de corte com pente bem baixo”, explica o profissional. Já o cabeleireiro Anderson Santos, do Barber Shop, barbearia dentro do salão de Marcos Proença, em São Paulo, enfatiza que a barba não pode machucar a pele durante um encontro ou um beijo, por exemplo. “O ideal é aparar os pelos ao redor dos lábios conforme a velocidade do crescimento”, conta.

A barba, que antes era uma desculpa para não precisar raspar os pelos com lâmina, agora aparece como a queridinha dos homens que procuram um visual misterioso, moderno e atraente. E não é fácil manter os pelos macios, bem cuidados e aparados. Cremes, xampus, pós-barba, tesouras, máquinas de corte e lâminas são alguns dos acessórios que você vai precisar aprender a usar se quiser manter a barba digna de um astro de televisão. “Nunca deixe os pelos serem maiores que os fios do cabelo. Ambos devem criar continuidade”, alerta Marcos Corazza.

Sandro Cassolari, cabeleireiro do salão paulistano Cassolari's, explica que é importante acompanhar também o formato do rosto, assim os contornos ficam bem destacados. “Os europeus gostam de desenhar a barba com as linhas bem fininhas. Mas, formatos mais grossos, com costeletas mais longas e também barba cheia, têm sido muito pedidos aqui no Brasil", explica. Fato é que não existe um modelo específico, tudo depende da quantidade de pelos, do tempo de crescimento e da opção pessoal de cada homem.

Cuidados básicos
A pele masculina é mais espessa e porosa, o que deixa os pelos mais resistentes. "Cuide da barba diariamente com sabonetes hidratantes ou xampu neutro", ensina Cassolari. Uma dica é usar xampu neutro para bebês, que não irrita a pele e ainda promove hidratação adequada. Cremes hidratantes faciais podem ser incluídos na rotina de beleza, mas o mercado hoje conta com loções masculinas para pré e pós barba que são excelentes aliados nos cuidados básicos.

É bom também ter em casa uma máquina de corte para manter o tamanho dos pelos na medida certa. "Usando o pente de corte 1 ou 2, corte no mesmo sentido do crescimento do pelo. Assim, você mantém os fios no lugar, evita os arrepiados e conserva o barbear por mais tempo", ensina Anderson. E, para aqueles que usam a lâmina para compor o cavanhaque ou mesmo depilar a região do pescoço e maçãs do rosto, o profissional aconselha realizar o movimento sempre respeitando o crescimento do pelo. “Lembre-se de finalizar a região com um pós-barba para fechar os poros e evitar pelos encravados”, finaliza.