Topo

Cabeleireiros influentes revelam as próximas tendências

Carol Salles

Do UOL, em São Paulo

30/04/2013 07h10

De Beatles a Lady Gaga, o cabelo sempre foi uma forma de expressão pessoal. Alguns estilos marcaram época e até revolucionaram costumes. Além disso, desfiles de moda e tapetes vermelhos indicam quais cortes, cores e penteados vamos desejar em breve. Quais serão as próximas novidades? Com exclusividade para o UOL Mulher, alguns dos cabeleireiros mais influentes do mundo contam o que é e ainda será tendência em 2013. Veja a seguir.

Guido Palau, consultor criativo da Redken
“Aposto em penteados com brilho molhado.”

Quem é ele
Por causa de uma brincadeira, o cabeleireiro inglês quase se viu obrigado a abandonar a carreira para sempre. Guido trabalhava no salão de Vidal Sassoon – um dos cabeleireiros mais importantes de todos os tempos -, e, certa vez, preencheu a lista de clientes do dia com nomes de pessoas famosas, como o de Barbra Streisand. Descoberto, foi demitido na hora. Por sorte, não desistiu e continuou trabalhando em outros salões. Seu primeiro grande momento chegou quando teve a chance de criar penteados para as modelos do videoclipe da música “Freedom”, de George Michael. O vídeo, recheado de modelos famosas na época, como Cindy Crawford e Linda Evangelista, tornou-se um ícone dos anos 90. Depois disso, começou a trabalhar com o fotógrafo David Sims em capas da revista The Face e campanhas para a Calvin Klein. Hoje, ele divide seu tempo entre desfiles  - costuma criar os penteados para mais de 30 por temporada - e o trabalho na Redken, onde atua desde 2005.

Eugene Souleiman, diretor criativo global da Wella
“A palavra é: franja! As mais modernas são sólidas, longas e com pontas desfiadas, ou mais curtas com pontas desiguais.”

Quem é ele
O inglês Eugene começou a carreira como assistente de um cabeleireiro famoso em seu país, Trevor Sorbie, então diretor artístico do salão Vidal Sassoon. A parceria durou 10 anos, e foi imprescindível para que o jovem cabeleireiro lapidasse seu talento natural. Depois, por um curto período, foi diretor criativo da marca Bumble and Bumble, mas logo retornou às origens como diretor editorial no mesmo Vidal Sassoon que havia iniciado a carreira. Nessa época, ele já era figura carimbada em desfiles, editoriais e campanhas publicitárias e videoclipes – são dele os penteados do vídeo Alejandro, de Lady Gaga. Conhecido pelo senso de humor, acredita que as pessoas devem se divertir com seus cabelos. “Eles crescem e mudam o tempo todo. E afinal de contas, é só isso: cabelo”, diz.

Rita Hazan, expert em coloração
“Em coloração, os tons voltam a ser naturais, com luzes finas estrategicamente colocadas em locais diferentes do cabelo, como escondidas na parte debaixo da cabeleira.”

Quem é ela
A colorista queridinha das famosas começou a carreira no badalado salão Oribe, em Nova York. Ficou lá por 10 anos, onde aprendeu tudo sobre química e coloração. Logo conquistou uma clientela própria, que incluía pesos-pesados de Hollywood como Jennifer Lopez, Jessica Simpson e Michelle Williams. Hoje, a cabeleireira viaja o mundo cuidando do cabelo de suas clientes famosas onde quer que estejam, é dona de seu próprio salão e acaba de lançar uma linha de produtos que leva o seu nome. Uma de suas clientes mais famosas é a camaleônica Katy Perry, que, vira e mexe, surpreende os fãs com cabelos pintados de azul ou rosa. Tudo obra de Rita.

Rossano Ferretti
“Na nossa filosofia, não acreditamos em tendências, porque realmente privilegiamos a beleza real da mulher. Mas, se formos sugerir algo, diria que essa temporada pede fios curtos e franjas. Lembrando que o resultado deve sempre ser natural, suave e doce, seguindo o caimento natural dos fios.”

Quem é ele
Filho e neto de cabeleireiros, o italiano Rossano não escolheu seguir a mesma profissão da família – foi inscrito aos 14 anos em uma escola de cabeleireiros, sem opção. Só depois de uma temporada em Londres – onde descobriu a moda de Mary Quant, a beleza diferente da modelo Twiggy e um novo jeito de ver o mundo – apaixonou-se pelo ofício. De volta à Itália, começou a atender socialites, atrizes e celebridades. Foi quando desenvolveu, em parceria com a irmã Lorenza, um método único de corte, que leva em conta o caimento natural do cabelo – que, segundo a dupla, é diferente em cada mecha. Seu primeiro salão foi inaugurado na cidade de Parma com tanto sucesso que logo vieram outras unidades na Itália. Hoje, são 20 salões espalhados pelo mundo que carregam a grife Rossano Ferretti, e o Brasil deve ganhar uma unidade em breve.