Topo

Desestresse fazendo as unhas em casa, mas com resultado de salão

Marina Oliveira e Rita Trevisan

do UOL, São Paulo

07/05/2013 07h00

Cuidar da beleza é uma maneira eficaz de desacelerar a mente e relaxar pra valer. Ao final, se sentindo mais bonita, segura e confiante, você ainda estará mais preparada para encarar os desafios que surgirem. Sendo assim, encontrar um tempinho na agenda apertada para fazer as suas próprias unhas pode ser uma maneira de ficar de bem com a aparência e também de melhorar o seu humor. 

Porém, para garantir em casa os mesmos resultados do salão, é preciso ficar atenta a alguns detalhes. Acompanhe as dicas reunidas com a ajuda das especialistas Any de Carvalho, manicure do Homa Elite Salon, e Agnes Cruz e Jack Cardoso, sócias do Cosmopolish Nail Bar, ambos em São Paulo.
 
 
1. Acerte o tamanho
Se as unhas estiverem compridas, utilize um cortador. O ideal é recorrer à lixa só para acertar o formato. Evite cortar muito rente ao dedo para não ferir a pele sob a unha ou machucar na hora do acabamento. 
 
2. Lixe com calma
Para um bom resultado, não tenha pressa. Independentemente do formato, é fundamental que a unha não fique torta ou com algum canto áspero. Nunca lixe as unhas molhadas ou úmidas, que se quebram mais facilmente. 
 
3. Faça o polimento
Quando usamos lixamos por cima da unha, retiramos células mortas que mais tarde seriam responsáveis por fazer o esmalte descascar. Só não vale usar lixa comum; tem que ser a específica para polimento, que é mais fina e delicada. 
 
4. Retire cuidadosamente as cutículas
Aplique um amolecedor de cutículas, sobreponha um pedaço de algodão molhado e deixe agir por cinco a dez minutos. Depois, afaste a película da unha com a ajuda de um empurrador e retire somente o excesso de cutículas com um alicate, tomando cuidado para não machucar a pele. 
 
5. Hidrate antes
Qualquer resíduo de creme na unha pode dificultar a fixação do esmalte, então se você gosta de usar hidratantes nas mãos, aplique antes de retirar as cutículas. Para garantir, passe um algodão com removedor de esmaltes sobre as unhas antes da base. 
 
6. Lave as mãos na água gelada
As temidas bolinhas só aparecem quando a mão está quente, então, a dica é lavar as mãos antes de esmaltar para diminuir sua temperatura.
 
7. Não pule a base
Pincelado sempre na mesma direção, o produto uniformiza a superfície das unhas, garante sua proteção e facilita a aplicação do esmalte.
 
8. Facilite a limpeza
Retire o excesso de esmalte do pincel no próprio vidrinho antes de usar, para não ficar uma camada muito grossa. Aplique duas mãos bem finas, ambas na mesma direção. Entre uma camada e outra, retire o excesso do esmalte dos cantos com um palitinho de laranjeira para facilitar a limpeza final. 
 
9. Limpe pontas e os cantinhos
Enrole uma pequena quantidade de algodão no palitinho e mergulhe no removedor. Comece pelos cantos, pressionando o palito contra a pele, para que ela se afaste da unha e o algodão não encoste na área esmaltada. Por fim, passe o palito envolto em algodão embebido em removedor na ponta das unhas; o truque ajuda o esmalte a durar mais. 
 
10. Use o brilho
Aplicar uma fina camada de extrabrilho após o esmalte é uma estratégia eficiente para garantir que a unha fique perfeita por mais tempo. Dois ou três dias depois de fazer as unhas, vale a pena reaplicar uma camada de extrabrilho para reavivar a cor.