Topo

Batom e blush: veja coordenações modernas para a temporada

Tatiana Izquierdo

Do UOL, em São Paulo

20/06/2013 07h10

Uma das principais preocupações da maquiagem é a escolha ideal de cores e texturas, principalmente por conta da variada oferta de produtos. Entre eles, a dupla batom e blush ganha destaque por ser responsável por um peso maior no resultado final, por isso, vale a pena investir em uma dupla harmônica. "A regra básica para o uso das cores é que para looks românticos e delicados, a cartela de cores deve ser mais suave, em tons de pêssego e rosa. Já se a intenção é um visual mais sexy, ousado ou impactante, os tons da maquiagem devem mais fechados e vibrantes, como vermelho e marrom", ensina o maquiador Marcelo Marques, de São Paulo.

Aprenda a aplicar o blush corretamente

  • Arte/UOL

Funcionalidade

"Lembre-se: na maquiagem, cores escuras dão profundidade e cores claras dão mais volume. Se você escolhe um batom escuro, coordene com um blush mais claro e vice-versa", orienta Marcelo. A textura e o acabamento do blush e do batom também devem ser levados em consideração. "Se o batom é brilhante, o blush deve ter efeito matte. Quando o batom for opaco, o blush pode ser cintilante", explica o maquiador. O efeito opaco pode ser usado tanto nos lábios quanto nas bochechas, já combinar batom brilhante com blush brilhante proporciona um efeito carregado. "E nunca confunda blush com bronzer ou pó de contorno", completa o profissional.

A maquiadora da Skin School, em São Paulo, Simone Barcelos, conta que um dos grandes erros na hora de usar o blush é aplicá-lo por toda a face. "O blush não é indicado para fazer contorno e, sim, para ser usado nas bochechas, ressaltando o ar saudável e realçando as maçãs do rosto. Para contorno, o ideal são os pós bronzeadores, que criam profundidade", orienta. Por isso, evite usar blush colorido em áreas como têmporas, queixo, ponta do nariz e raiz dos cabelos.

Modo de usar

Seguindo as regras básicas de contraste sugeridas pelos maquiadores e as tendências da temporada, as combinações quentes são: batom vermelho fechado + blush terroso; batom vermelho aberto + blush caramelo; batom pink + blush pêssego; batom roxo + blush rosado; e, por fim, batom coral + blush marrom. Porém, na maquiagem, o que vale é se sentir bem. "Não há nenhum problema em usar batom e blush em cores fortes. Tudo depende da sua personalidade. É sempre importante ressaltar que o contraste é o que garante a maquiagem perfeita", ensina o maquiador da Arcancil, Anderson Guardia, que já passou por marcas como Dior, Givenchy, Yves Saint Laurent e Estée Lauder. A escolhe das cores vale também para o dia e para a noite. "A noite permite ousadia. Invista em cores mais fortes nos lábios, capriche no blush e lembre-se manter os olhos suaves. O importante é se respeitar", decreta.