Topo

Aposte nos batons com cor de frutas vermelhas, hit da temporada inverno

Geiza Martins

Do UOL, em São Paulo

25/06/2013 07h10

Depois do batom fúcsia, seu nécessaire ganhou mais uma cor para variar o tradicional vermelho. Trata-se do "berry", família de tonalidades que vai do vinho fechado até o roxo bem intenso - como as frutas vermelhas. Para ficar mais fácil de entender essa paleta de cores, pense nas frutinhas que levam o radical “berry” em inglês, como blueberry (mirtilo), blackberry (amora), plum berry (ameixa) e raspberry (framboesa).

O tom deixa os lábios sensuais e marcantes. Não à toa, as famosas já aderiram, como Beyoncé, Katy Perry e Drew Barrymore, além de Eliana e Isis Valverde, que até já compartilharam fotos usando o seu batom berry nas redes sociais. O maquiador Fabinho Araújo, do salão Celebrité, em São Paulo, afirma que o tom é democrático e combina com todas as mulheres.

Segundo o maquiador, há uma grande gama de nuances dentro da tendência e elas podem valorizar cada tipo de pele.  “As negras podem apostar mais nos tons de vinho. Para loiras, orientais e aquelas muito alvas, os mais indicados são os levemente avermelhados, com cor de ameixa”, revela. As mais bronzeadas e donas de pele morena ou oliva combinam com nuances quentes, como o bordô.

Olhos coadjuvantes

Como aqui a brincadeira é destacar a boca, os olhos ficam em segundo plano. “Prefira deixá-los o mais nude possível. Um olho preto pode ficar exagerado”, diz Fabinho. Quem quiser ousar sem exagerar pode fazer um traço grosso de delineador. “Compõe um look sexy e cheio de atitude”, finaliza.