Topo

Tratamento capilar dose única invade o mercado; conheça os benefícios

Geiza Martins

Do UOL, em São Paulo

02/07/2013 07h10

Cabelo bonito e bem tratado nunca sai de moda. Basta observar as divas do cinema e da TV, que exibem madeixas sem ressecamento, porosidade, frizz ou pontas duplas. E, graças a alta tecnologia da indústria de beleza, as mulheres não precisam mais passar horas no salão para conseguir o efeito "cabelo saudável". A onda agora é investir em tratamentos instantâneos para recuperar os estragos do verão passado e manter a beleza no inverno, mesmo para quem é adepta dos procedimentos químicos e dos equipamentos de calor. As aliadas são as ampolas de tratamento, que cuidam dos fios durante o banho de maneira simples, eficaz e muito rápida. Indicadas para diversos tipos de fios e danos, algumas agem em apenas 60 segundos.

“Atualmente, as ampolas são desenvolvidas com nanoteclogia, entregando ativos em partículas minúsculas, que são capazes de trazer muitos benefícios instantâneos aos cabelos, porque têm alto poder de penetração no fio”, diz o cabeleireiro Eron Araújo, do salão Blend, em São Paulo. Como existem vários tipos para diversos casos de cabelos danificados, Eron aconselha fazer um diagnóstico prévio. “É fundamental para atender a necessidade de cada caso, buscar opções que correspondam à solução do seu problema”, diz. E elas vão desde uma simples hidratação que nutre e age superficialmente, até a uma recuperação mais profunda, quando o produto chega até o córtex (considerado o coração do fio) e deposita queratina.

A frequência dependerá do tipo de tratamento escolhido. Segundo o cabeleireiro, a ampola de reconstrução, por exemplo, pode ser reaplicada a cada 15 ou 30 dias. “Já aquelas com propriedades hidratantes, indicadas para repor água e nutrientes nos fios, podem ser aplicadas uma vez por semana”, afirma.

Aplicação correta

Para obter o melhor resultado, Eron Araújo dá algumas dicas: primeiro, é importante que as madeixas tenham sido lavadas com produtos apropriados para o seu tipo de cabelo e que otimizem o resultado da ampola. “Por exemplo, se for utilizar uma ampola de reconstrução, escolha um xampu com a mesma finalidade”, recomenda. Outro fato importante: esqueça a máscara ou o condicionador na mesma lavagem. “Se usar, estará impedindo a absorção perfeita do tratamento contido na ampola”, explica. Aplique o produto no comprimento, massageando mecha por mecha, no sentido da raiz em direção às pontas, para ajudar a selar as cutículas dos fios e respeite o tempo de pausa indicado pelo fabricante. Por fim, enxágue abundantemente para não deixar resíduos nos fios.