Topo

Sombra em lápis é prática e facilita a maquiagem; aprenda a usar

Izabel Oliveira

do UOL, em São Paulo

03/07/2013 07h10

Muitas vezes, deixamos de colorir os olhos durante o dia, já que aplicar a sombra requer trabalho. Se não tivermos intimidade com os pinceis então, melhor deixar de lado. Porém, as sombras em lápis facilitam na hora de sair dessa rotina. Com efeito matte ou perolado, o produto tem uma paleta variada de cores para criar uma maquiagem mais elaborada, com pouco esforço. Basta riscar um traço rente aos cílios superiores para garantir as pálpebras coloridas. Com o dedo, espalhe o produto e garanta um acabamento natural.

Prática, a sombra em lápis tem textura cremosa, que desliza facilmente pela pálpebra. O maquiador Kaká Moraes recomenda o uso do produto junto de um primer para os olhos. “Como a área dos olhos tem uma oleosidade diferente, o primer vai ajudar a preparar a pele para que a sombra em lápis dure mais tempo”, explica.  O profissional também recomenda a combinação de produtos se o seu desejo é um olho esfumado. “Como a sombra em lápis é mais cremosa, use uma sombra em pó para esfumar primeiro e só depois a aplique para dar mais cor e brilho”, diz.

Se você busca um look mais marcante, use sombras mais escuras, como o marrom ou o preto. Devido à sua textura, a sombra em lápis ganha um tom mais suave. “Uma sombra azul, por exemplo, pode ficar próxima ao lilás”, diz Kaká. “Para um make diurno, as sombras em lápis mais claras vão iluminar o olhar na medida certa”, conta o maquiador.