Topo

Máscaras faciais caseiras ajudam a hidratar a pele; veja receitas

Apesar de terem uma concentração bem menor de ativos, as máscaras caseiras têm resultado bom e imediato - Thinkstock
Apesar de terem uma concentração bem menor de ativos, as máscaras caseiras têm resultado bom e imediato Imagem: Thinkstock

Louise Vernier e Rita Trevisan

do UOL, São Paulo

09/07/2013 07h00

A rotina corrida não deve servir como desculpa para a falta de cuidados com a pele do rosto. Afinal, ela sofre bastante com as variações climáticas e, por estar mais exposta, também resseca com facilidade. Para driblar o problema, uma alternativa é aplicar máscaras caseiras, que podem ser preparadas com produtos encontrados na despensa. 

"As máscaras feitas em casa têm uma concentração muito menor de ativos, se comparadas às indicadas ou usadas nos consultórios dermatológicos. Ainda assim, rendem um bom resultado e o efeito é imediato", afirma a dermatologista Carla Bortoloto, da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica. Para tirar proveito, é preciso preparar as receitas e aplicá-las logo em seguida. "Quando são acondicionadas, mesmo que por um curto período, as propriedades de alguns ingredientes podem ser perdidas ou alteradas", explica.
 
As fórmulas podem ser utilizadas, em média, duas vezes na semana, de acordo com o tipo de pele. A orientação é aplicar a máscara no rosto previamente higienizado, de preferência com sabonete neutro. "Depois, com as pontas dos dedos, espalhe-a uniformemente pela face, contornando os olhos e a boca", ensina Carla. A especialista sugere receitas práticas para todos os tipos de pele.
 
Pele seca
Ingredientes: quatro colheres de sopa de mel e uma colher de sopa de aveia
Preparo e aplicação: misture bem os ingredientes e aplique sobre o rosto todo, com as pontas dos dedos, espalhando de modo uniforme. Deixe agir por 20 minutos e remova com um disco de algodão umedecido em água morna, fazendo movimentos bem suaves. Também pode ser aplicada no colo, no pescoço e nas mãos, duas vezes por semana.
Benefícios: O mel possui propriedades hidratantes e atua como um potente renovador celular. A aveia ajuda a preservar a barreira hidrolipídica da pele, o que impede o ressecamento em longo prazo.
 
Para pele oleosa
Ingredientes: um pepino inteiro fatiado e meia colher de sopa de amido de milho.
Preparo e aplicação: bata os ingredientes no liquidificador e aplique em todo o rosto, com o cuidado de espalhar uniformemente. Deixe agir por 20 minutos e retire com água fria. A máscara pode ser aplicada uma vez ao dia.
Benefícios: O pepino reduz a oleosidade da pele, diminui o tamanho dos poros e tem ação vasoconstritora. O amido de milho também ajuda a equilibrar a oleosidade, proporcionando uma sensação de extremo conforto à pele, mas sem deixá-la ressecada.
 
Para pele normal
Ingredientes: um pote de iogurte natural, meia xícara de chá de morangos triturados e uma colher de sopa de óleo de macadâmia. 
Preparo e aplicação: bata todos os ingredientes no liquidificador. Aplique a máscara no rosto, espalhando uniformemente. Aguarde 20 minutos e retire com um disco de algodão umedecido em água morna. Pode ser aplicada até três vezes por semana.
Benefícios: o ácido lático do iogurte é um ótimo hidratante e o óleo de macadâmia reforça a barreira de proteção da pele, evitando a perda de água e o ressecamento. O morango, por sua vez, tem efeito antioxidante.  
 
Para pele mista
Ingredientes: quatro colheres de sopa de germe de trigo, duas colheres de sopa de mel e duas colheres de sopa de chá de camomila gelado.
Preparo e aplicação: misture bem todos os ingredientes e aplique sobre a face previamente umedecida com água, espalhando de modo uniforme. Deixe agir por 20 minutos e remova com um disco de algodão umedecido em água fria, fazendo movimentos bem suaves. Repita o procedimento uma vez por semana. 
Benefícios: o germe de trigo tem ação hidratante, assim como o mel. Já o chá de camomila tem efeito calmante e antioxidante.